sexta-feira, julho 26, 2019

QUEM É O PIOR DOS PECADORES?

QUEM É O PIOR DOS PECADORES?*

*Não é aquele que somente diz que é, e sim aquele que sabe que é*. 
Certa vez, escrevendo sua primeira carta a Timóteo, orientado apelo Espírito Santo, Paulo assim se expressa: _Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1.15)._

Quem em sã consciência se declararia como o pior dos pecadores, mesmo depois de haver sido lavado e purificado pelo sangue de Jesus? Eu? Você? 
O tempo passou, temos uma conversão em nossa história, mas de que forma continuamos a viver nossas vidas? Com baixo teor de biblicidade, regadas de uma santidade legalista (pseudônima) ou na certeza de que quanto mais o dia do Senhor se aproxima estamos buscando *conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus? (Efésios 3.19).*

Qual pecado seria pior que o outro na sua concepção? Como medimos a nós mesmos, nossos irmãos e os que ainda não são salvos? Quais critérios seriam eficientes para medir pecados? O apóstolo Paulo nos dá uma excelente dica: ele não afirmou que era o mais excelente dos apóstolos e sim que era o PIOR DOS PECADORES, e que _por isso mesmo havia alcançado misericórdia, para que nele, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-lhe como um exemplo para aqueles que haveriam de crer em Jesus para a vida eterna. (1 Timóteo 1.16)._

Não somos bons, Jesus já disse isso ao jovem rico (Marcos 10.18); o Senhor não morreu por gente boa e sim por inimigos para provar seu amor para conosco (Romanos 5.8), como, pois queremos dar uma de bonzinho, se precisamos do Espírito Santo para praticar a bondade? Podemos até manifestar boas atitudes, mas isso não nos torna bons, pois Jesus disse: Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos (Mateus 7.11a). SOMENTE DEUS É BOM, porém, todos aqueles que amam como Jesus amou terão a oportunidade de serem considerados por Deus servos bons e fiéis (Mateus 25.21). Quem ama é nascido de Deus (1 João 4.7).

Precisamos ser honestos conosco e ver que não temos a mesma coragem de Paulo de se declarar como o pior, porque na verdade, nossa consciência age como se merecêssemos coisas boas, tapinhas nas costas e elogios, mas o fato é que Deus precisou intervir pessoalmente dando sua preciosa vida para resgatar gerações de perversos, ou seja, todos nós. Qualquer obra da carne é condenada por Deus (Gálatas 5.19-21).

Podemos não assaltar a mão armada, mas podemos roubar ideias dos outros e aplica-las como nossas, é pecado também; podemos falar de perdão e, contudo viver indiferentes com aqueles que não simpatizamos, tendo uma ação homicida, por causa da ira abrigada no coração impiedoso, o qual pode se apartar do Deus vivo (Mateus 5.21-25; Hebreus 3.12). Podemos não mentir, porém falar mal do outro ou torcer pela queda de alguém. Depois desta meditação, amados, só posso dizer que estou na lista do principal dos pecadores. Quem é santo, santifique-se mais... (Apocalipse 22.11).

Shalom Adonai
MARANATA.
Flavio Moreira

Nenhum comentário: