sexta-feira, outubro 11, 2019

COMO CRIANÇAS...

“... SE NÃO VOS CONVERTERDES E NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS, DE MODO ALGUM ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS.” ( Mateus 18.3).

Cada vez que leio as palavras do Senhor Jesus, elas produzem algum tipo de impacto dentro de mim.
Essas por exemplo, me levam a refletir de que maneira posso fazer uma autoavaliação e me enquadrar, na condição de entrar no reino dos céus.
Segundo Jesus, a atitude de conversão depende de cada um de nós, portanto, não se deve pedir para que Deus nos converta. Se oramos assim, queremos transferir para Ele a incumbência que cabe a nós.
A conversão só pode acontecer se primeiro passarmos pelo processo de arrependimento, como está escrito: “ARREPENDEI-VOS, POIS, E CONVERTEI-VOS...” (Atos 3.19).
Qualquer outra motivação a não ser o arrependimento dos nossos pecados, nos impedirá da conversão.
Deste modo, precisamos mudar nossas atitudes a fim de que possamos nos tornar como crianças.
Jesus ainda destacou em que aspecto precisamos nos tornar como crianças : HUMILHAÇÃO!
Embora o vírus luciferiano do orgulho esteja na natureza da criança, contudo, ela não é dominada por ele. Por causa disso a criança tem uma capacidade maior de se humilhar em qualquer situação.
Aliás, não existe na Bíblia um versículo que muitos afirmam está escrito: os humilhados serão exaltados. É perigoso colocar palavras na boca de Jesus quando Ele não falou.
A verdadeira escritura das palavras ditas pelo Mestre é essa: “...O QUE SE HUMILHA SERÁ EXALTADO.” (Lucas 18.14).
Em um tempo em que a valorização do “EU” está em alta, como estar interessado em se humilde?
E a minha autoestima diz alguém; e o meu amor próprio pergunta outro; eu não preciso me humilhar diante de alguém retruca outro. E como se tornar como crianças?
Paulo escreve que devemos ser meninos na malícia.
A denominação “criança” faz referência à primeira infância, onde o coração da criança não abriga maldade, raiva, rancor, ódio...  Pelo contrário, há facilidade para perdoar, para se quebrantar, chorar com facilidade.
Como adultos somos endurecidos pelo engano do pecado, e ficamos cheios de direitos, a ponto de dar ordens até ao próprio Deus! Temos grande dificuldade de nós humilharmos diante Dele, aceitarmos o senhorio de Cristo, nos submetermos a sua vontade,
Uma das condições para uma vos cheia do Espírito é nos sujeitarmos uns aos outros (Efésios 5.18-21).
Sabe aquela história de que criança não tem vergonha; leva pancada agora e daqui a pouco está brincando com aquele que a magoou. E nós?
Precisamos cada dia vigiar para não endurecer a cerviz, mas aprender de Jesus que é manso e humilde de coração, a fim de que possamos achar descanso para a nossa alma.
As crianças dormem com facilidade, estão sempre descansadas, não se preocupam com nada com relação as suas necessidades. Elas confiam que alguém irá cuidar. E nós?


Um comentário:

Unknown disse...

Palavra que refrigera a alma e faz com que nos voltemos para as coisas do alto, nos esquecendo das coisas que para trás ficam...