sábado, dezembro 14, 2019

VOLTANDO PARA CASA

“...ESSE JESUS QUE FOI ELEVADO PARA O CÉU, HÁ DE VIR ASSIM COMO PARA O CÉU O VISTES IR. ORA, NINGUÉM SUBIU AO CÉU, SENÃO AQUELE QUE DE LÁ DESCEU, A SABER, O FILHO DO HOMEM [QUE ESTÁ NO CÉU].” (Atos 1.11; João 3.13).

Jesus estava no céu quando se despojou dos seus atributos de Deus e desceu para, como um de nós ser gerado no ventre de uma mulher pecadora. O pecado, todavia, não o contaminou, afinal Ele era Deus!
Deixou a glória que tinha com o Pai - João 17.1
Esvaziou-se de si mesmo assumindo a forma de servo - Filipenses 2.7
Tornou-se em semelhança de homens - Filipenses 2.7
Sujeitou-se à limitação humana (teve fome, sede, cansaço...)
Viveu pobre, nada possuiu neste mundo - Lucas 9.58 (a Igreja, Seu Corpo, é como Ele, forasteiros).
Aprendeu obediência por aquilo que sofreu - Hebreus 5.8
Foi aperfeiçoado pelos sofrimentos - Hebreus 2.10  (a Igreja, Seu Corpo, a Noiva é sofredora - Romanos 8.17, porque filhos e herdeiros de Deus, sofrem, glória a Deus!)
Tentado em tudo, mas não pecou - Hebreus 2.18
Enfim, tantas coisas que se você é estudioso da vida de Jesus, sabe quanta coisa mais Ele vivenciou.
E por fim, como se não bastasse o homem-Deus sofrer como homem, para que se cumprisse tudo quanto estava escrito a Seu respeito, foi levado como ovelha muda perante os seus tosquiadores (Isaías 53), e, apesar de todo o sofrimento físico, emocional, ainda o sofrimento espiritual ao sentir o abandono do Pai! O Pai que Ele afirmou: “ EU E PAI SOMOS UM”. (João 10.30), agora o deixa só!
E por que? Qual o motivo? A Bíblia responde: “AQUELE QUE NÃO CONHECEU PECADO, ELE O FEZ PECADO POR NÓS...” (2 Coríntios 5.21).
Como um Deus Santo, Santo, Santo, poderia estar unido com o pecado? Jamais! No Calvário, não estava o Seu Filho, não estava simplesmente um homem, o P E C A D O! O pecado personificado. Ouviu- um brado: “DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME ABANDONASTE?”  O meu Senhor não tinha como se dirigir a Deus chamando- O de Pai, como sempre havia feito, porque agora Ele estava sendo alvo da justiça de um Deus que não comunga com o pecado, isso é muito sério.
Contudo,  esse preço altíssimo teve uma finalidade: “...PARA QUE, NELE, FÔSSEMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS.” (2 Coríntios 5.21). Aleluia! Aleluia! Aleluia! Eu o convido querido leitor a glorificar a Jesus comigo nesta hora, glória a Jesus!
Ele nasceu como um de nós mas não como todos, mas como aqueles que ao nascer não tiveram um berço, um enxoval, uma festa, senão a alegria dos pais ao receberem-no. Se você é um desses como eu, se alegre, tivemos o mesmo que o Filho de Deus, glória a Deus!
Sua vida foi pautada na manifestação do amor pelo qual Ele foi enviado ao mundo (João 3.16).
Após a sua morte, foi colocado em um túmulo emprestado, mas havia ainda alguns que demonstraram o seu amor por Ele, e estiveram ao pé da Cruz! 
As escrituras referem a um único discipulo, João, o discípulo amado, aquele a quem o meu Senhor, mesmo em agonia, teve confiança para lhe entregar a responsabilidade que havia sido sua enquanto esteve por aqui. (João 19.26,27).
Enquanto isso, as mulheres que O amavam, que O seguiram desde a Galiléia para o servirem, estavam lá acompanhando o momento da mais cruenta dor que uma mãe pode suportar - o sofrimento atroz e a morte vergonhosa do seu FILHO!
Talvez se eu estivesse no lugar de Maria, quem sabe me viesse à mente os acontecimentos que se passaram mais de trinta anos antes: a visita inesperada de Gabriel, a informação a qual questionou, a afirmativa de que o Filho que daria à luz era o Filho de Deus, que a concepção seria pelo Espírito Santo, e que ela simplesmente se colocará como a serva do Senhor, para que se cumprisse  a Sua vontade nela.
Como esquecer a visita à prima Isabel, a visita do Espírito Santo nela, a profecia de ela era a mãe do Senhor? Como não lembrar do velho Simeão e de suas palavras que agora, exatamente agora se cumpriam? E a profetiza Ana? Os pastores, os reis do Oriente, os presentes...
As mulheres que amavam o seu Filho sofriam juntamente com ela. Horas de suplício! Enfim ouviu-se o grito : “ESTÁ CONSUMADO!” E entregou o Espírito ao Pai, não ao Deus que O justiçou! Aleluia!
Depois ressuscitar como havia dito, esteve por quarenta dias com aqueles que amou, e com as mulheres, mensageiras da Sua ressurreição (me perdoem os homens, foram elas que gastaram dinheiro para ungir o corpo do Mestre, tudo bem que elas agiram com incredulidade, mas a intenção era demonstrar amor), ELE, o meu Salvador, meu Senhor, meu Mestre e meu Rei, voltou para casa!
Voltou, sim, para ficar assentado à destra da Majestade nas alturas (Hebreus 1.3).
Voltou como Vitorioso e vencedor! Voltou levando consigo as chaves da morte e do inferno! Voltou levando cativo o cativeiro! Voltou tendo despojado principados e potestades e triunfando em Si mesmo, na cruz! Voltou tendo vencido a morte, tendo vencido o mundo! Glória a Jesus!
E um dia, que está próximo, Ele há de vir, Ele virá como o disseram os varões quando da Sua ascensão, àqueles que estavam com Ele em Betânia. Ele não voltará porque quem volta, volta para ficar e Ele virá para nos levar para o lugar que Ele mesmo preparou na casa do Pai (João 14.23.).
E, parafraseando as palavras de Lucas 1.23, “...TERMINANDO OS DIAS DO SEU MINISTÉRIO VOLTOU PARA CASA.” 
É muito bom voltar para casa! Estás pronto para voltar para CASA?
MARANATA,


Nenhum comentário: