sexta-feira, fevereiro 28, 2020

PARA QUE VOS TORNEIS.FILHOS

“...PARA QUE VOS TORNEIS FILHOS DO VOSSO PAI CELESTE...” (Mateus 5.45).

Quem não quer ser filho do Pai celeste? Ou como está escrito pelo evangelista Lucas “...FILHOS DO ALTÍSSIMO.” (Lucas 6.35).
Segundo palavras do Senhor Jesus conforme escreveu o evangelista Mateus, existem condições para nos tornamos filhos de Deus. É muito bom nos avaliarmos à luz das sagradas escrituras para ver nossas atitudes em relação aos nossos inimigos e aqueles que nos perseguem.
Vivendo em comunidade onde somos sujeitos a enfrentar difíceis situações de relacionamentos interpessoais, pode ser que alguém se torne nosso inimigo, com ou sem justificativa, como também sofrermos perseguição por diferentes motivos. Não estamos isentos disso. Jesus nos ordena como lidar com o problema: AMAR e ORAR, simplesmente.
Precisamos amar para poder exercitar perdão, pois sem amor não há perdão. Deus nos ama e nos perdoa, glória a Deus.
Por favor não confundir amar com gostar. Gostar tem a ver com afinidade, amar é mandamento. A Bíblia não manda “gostar” e sim, “amar”.
Jesus ensinou o modo como devemos amar: não amar somente os que nos amam, mas como o Pai ama, pois manifesta o Seu amor fazendo nascer o sol e vir a chuva sobre bons e maus, justos e injustos, portanto, amar e beneficiar sem acepção de pessoas.
O evangelista Lucas registra que devemos não somente amar os nossos inimigos, mas também fazer o bem aos que nos odeiam (Lucas 6.27). E Jesus segue dizendo “BENDIZEI AOS QUE VOS MALDIZEM, ORAI PELOS QUE VOS CALUNIAM.(Lucas 6.28). E continua Jesus: “ AMAI, PORÉM, OS VOSSOS INIMIGOS, FAZEI O BEM E EMPRESTAI, SEM ESPERAR NENHUMA PAGA; SERÁ GRANDE O VOSSO GALARDÃO, E SEREIS FILHOS DO ALTÍSSIMO. POIS ELE É BENIGNO ATÉ PARA COM OS INGRATOS E MAUS.” (Lucas 6. 35).
Ser filhos do Pai e do Altíssimo tem preço: “...ANDAI EM AMOR...” (Efésios 5.2).
Deus é amor, está escrito. Aqueles que confessam serem seus filhos, a partir do novo nascimento, recebem o Espírito Santo e, através Dele, “...O AMOR DE DEUS ESTÁ DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES...” (Romanos 5.5).
Deus nos beneficia sem que mereçamos, mesmo que sejamos ingratos e maus. Ingratos e maus não são aqueles que não professam Jesus como Salvador, pois havemos de convir o quanto somos ingratos. Uma das nossas desobediências é exatamente a ingratidão, que é manifestação do vírus luciferiano do orgulho, que está inoculado em nossa natureza carnal.
A Palavra de Deus nos ordena: “ SEDE AGRADECIDOS...EM TUDO DAI GRAÇAS...DANDO SEMPRE GRAÇAS POR TUDO, porém, ao agradecermos alguma coisa, o fazemos por educação, mas não por estar satisfeito.
Ouvi uma definição de gratidão muito coerente que dizia: Gratidão, e a manifestação de satisfação por aquilo que recebemos. Se agradecemos, contudo, a  adversativa “mas” acompanha a frase, não há satisfação, portanto não há gratidão. Como somos ingratos meus amados! Como somos insatisfeitos!
Também somos maus, Jesus fez uma afirmação quando disse aos discípulos: “... SE VÓS QUE SOIS MAUS...” (MATEUS 7.11). Quem se atreveria a questionar o Senhor Jesus?
Atos de bondade só se manifestam em nossa vida, quando o Fruto do Espírito está em nós, visto que Bondade é uma partícula dele.
Reconheçamos amados que somente pela graça e pela fé seremos salvos. Reconheçamos o quanto carecemos melhorar os nossos caminhos para que verdadeiramente sejamos “IMITADORES DE DEUS COMO FILHOS AMADOS.” (Efésios 5.1).
MARANATA!

Nenhum comentário: