sexta-feira, março 06, 2020

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

DISSE JESUS: “EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU...QUEM DE MIM SE ALIMENTA POR MIM VIVERÁ.” (João 6.51,57).

Todo ser vivente necessita de alimento.
O homem (mulher) formado por Deus do pó da terra (não do barro), tem em seu corpo todos os elementos que existem na terra, visto ter vindo dela e, por causa do pecado, a ela retornará.
No princípio Deus deixou para a alimentação do homem o que a terra produz. Após o dilúvio Deus ordenou que “... TUDO O QUE SE MOVE E VIVE SER-VOS-Á PARA ALIMENTO...CARNE, PORÉM, COM SUA VIDA , ISTO É, COM SEU SANGUE, NÃO COMEREIS.” (Gênesis 9.3.4).
Quando Deus providenciou alimentos para o profeta Elias, os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã e ao anoitecer (1 Reis 17.6). O cardápio com carne e pão veio do Criador!
Ha quem diga que somos o que comemos. Pois bem, nossa alimentação física passou por diversos processos e sempre para pior. Hoje o que ingerimos, além de ser contaminado com tantos produtos prejudicais, ainda se nos oferecem alimentos modernos, práticos, para serem preparados em minutos, instantâneos, enfim, porém, sem valor nutricional.
O que nutre de verdade, segundo os entendidos em nutrição, são alimentos caros, tipo, legumes e verduras orgânicos...
A geração que se alimentou do que era preparado com cuidado, amor, com coisas naturais, é bem diferente das novas gerações fast foods. Ao tempo em que a cada nova geração o enfraquecimento é bem maior, a baixa imunidade (a partir da negação do peito materno), as doenças alérgicas, e outras.
Quando passamos para o âmbito espiritual, não tem sido diferente. As primeiras gerações de crentes que se alimentaram diretamente da Bíblia Sagrada, os líderes buscavam na Palavra e no Amigo o que levar para o rebanho, adquiriram uma estrutura mais sólida. As dificuldades, lutas, tribulações e tentações nunca deixaram de existir, pois afinal, o nosso adversário é o mesmo desde o princípio.
Os que se convertiam não eram enganados com promessas de conseguirem coisas materiais, saúde, e outros, todavia, eram ensinados a buscar imediatamente o revestimento de poder. Os mais maduros, passavam na casa do novo converso e os acompanhavam ao templo, para aprender a Palavra do Senhor.
Não havia um discipulado de uma reunião por semana, mas acompanhamento corpo a corpo, orando junto, comunicando nas necessidades. Nos cultos, era oferecido oportunidade para testemunhar do que Jesus tinha feito, e os testemunhos fortaleciam a fé dos novos crentes.
O leite oferecido era genuíno, sem mistura, a Palavra simples, porém com graça e a Unção que ensina  todas as coisas, glória a Deus.
Hoje somos um povo moderno, aliás, pós moderno, somos ricos, podemos nos alimentar com variedades de alimentos. Temos muitos recursos ao nosso dispor, conhecemos as palavras nos originais, (não somos contrários ao conhecimento, porém, lembrando que está escrito: “A CIÊNCIA INCHA...”), temos pregações para todos os gostos, como também pregadores para todos os assuntos.
Como justificar tantos que se chamam pelo Nome do Senhor estarem fracos na fé, sem imunidade espiritual, anêmicos, sempre caindo da graça (osteoporose espiritual - o osso quebra e chão).
Estamos nos alimentando corretamente? Comemos e nos nutrimos, ou somente ingerimos alimentos?
Que tipo de alimentos estão nos alimentando? Estamos ruminando o que comemos (lembre de que somos ovelhas)? Temos nos alimentados de Jesus, da Palavra? Jesus é a Palavra e a Palavra é Jesus!
Buscamos o alimento direto da fonte diariamente ou necessitamos de terceiros para nos alimentar uma vez por semana? O instrumento de quem temos recebido o alimento é um “vaso” limpo, ou contaminado com alguma impureza? Comida feita em recipiente sujo acaba transmitindo infecção.
Nos alimentamos espiritualmente através dos olhos e ouvidos. Nos alimentamos também do hospedeiro. Se estamos em Jesus é óbvio que nos alimentaremos dEle. Se estamos na Videira, como ramos recebemos a seiva que vem de Jesus - a Videira verdadeira (João 15.1).
Há quem se alimente do que as redes sociais oferecem: mentiras, fuxicos, intrigas, engano, imoralidade, violência, e por aí vai..
A Igreja que vai subir se alimenta do Cabeça- Cristo! Está preparada, fortificada na graça que há em Cristo Jesus, fortalecida no Senhor e na força do seu poder, crescendo em Cristo até chegar à estatura de varão perfeito, quando ouvir o alarido para encontrar o Noivo amado!
MARANATA!

Nenhum comentário: