domingo, maio 23, 2021

A Mãe que ensina

A MÃE QUE ENSINA

“FILHO MEU...NÃO DESPREZE O ENSINO DE SUA MÃE.”(Provérbios 1.8).

O ensino de uma mãe como a mãe de Lemuel. 
Seu nome não é citado, mas o que ela ensinou ao filho, continua sendo ensinado até os nossos dias! 
Já pensou querida colega mãe, o que nós ensinamos poderá se perpetuar através de gerações? Cuidado com o que ensinamos amadas!
Esta senhora foi a mãe de um rei desconhecido. Ela deu ao filho o nome de LEMUEL, cujo significado é “para Deus”. Forte né? 
Aquele filho ela o teve “para Deus”. Impactante! 
Quem dera todos os filhos fossem colocados no mundo “para Deus “, assim as mães sentiriam, talvez, a responsabilidade com eles, pois além de serem “herança do Senhor”, também eram “para Deus “. 😪😢😰 Perdoa-me Senhor!
Gosto do texto de Provérbios 31.2-9, na NTLH, pois está escrito: “ VOCÊ É O MEU FILHO QUERIDO. A RESPOSTA DAS MINHAS ORAÇÕES. O QUE LHE DIREI? NÃO GASTE SUA ENERGIA NEM TODO O SEU DINHEIRO COM MULHERES, POIS ATÉ REIS JÁ SE DESTRUÍRAM ASSIM. ESCUTE, LEMUEL! OS REIS NÃO DEVEM BEBER VINHO, NEM OUTRAS BEBIDAS ALCÓOLICAS. QUANDO ELES BEBEM, NÃO LEMBRAM DAS LEIS E ESQUECEM DOS DIREITOS DOS QUE SÃO EXPLORADOS. FALE A FAVOR DAQUELES QUE NÃO PODEM SE DEFENDER. PROTEJA OS DIREITOS DE TODOS OS DESAMPARADOS. FALE POR ELES E SEJA UM JUIZ JUSTO. PROTEJA OS DIREITOS DOS POBRES E DOS NECESSITADOS.” 
Nas palavras de conselhos dessa mãe vemos princípios do Reino de Deus para nós.
  1. O filho é querido
  2. Ele é resposta de orações.
  3. Cuidado com a promiscuidade (muitas parceiras - haja energia!)
  4. O dinheiro se vai com as paixões da mocidade (pródigo).
  5. Esse comportamento leva à destruição.
  6. Prevenção contra o alcoolismo 
  7. O uso do álcool leva a desobedecer às leis e praticar injustiça.
  8. Instrução para o exercício do amor e prática da justiça.
Amadas, aproveitem o tempo que porventura têm com os filhos e ensinem esses princípios como regra do bom viver.
Eles precisam aprender desde cedo os perigos da imoralidade e da falta de temor a Deus, que os levará facilmente a se envolverem com companhias que o arrastem para a destruição.
Mãe que ensina...Mãe que instrui...Mãe que aconselha é comportamento de uma mãe que ama o filho, que simplesmente tem filho mas não quer ser mãe; é bem diferente da mãe que impõe, que grita para ser obedecida, que xinga, amaldiçoa, que rotula negativamente, que dá ordens sem contudo dar exemplo. (Ezequiel 16.44).
Pense comigo: quando um filho sai de casa para viver a vida que Deus planejou para ele, o que levará na mochila emocional como ensino recebido da mãe? 
Façamos a nossa parte como mestras do bem primeiramente dentro do nosso lar, no seio da nossa família, para que os nossos descendentes tenham recordações de nós como os descendentes de Loide e Eunice: recordações de uma fé não fingida, mães que ensinaram ao filho as sagradas letras (2 Timóteo 1.5; 3.15).
No dia da colação de grau estaremos vitoriosas diante do Senhor a dizer: “EIS AQUI A MIM, E OS FILHOS QUE DEUS. E DEU.”
MARANATA!

Nenhum comentário: