terça-feira, fevereiro 01, 2022

UM SERVO APROVADO

 “...EIS QUE VEJO OS CÉUS ABERTOS E O FILHO DO HOMEM, EM PÉ À DESTRA DE DEUS.” (Atos 7.56).


Estevão, o primeiro mártir da igreja primitiva! 
Ele não foi contado entre aqueles que Jesus escolhera como apóstolos, aliás, não há referência bíblica de que conhecera a Jesus enquanto este esteve na terra.
Contudo, creu ele em Cristo e sua vida como discípulo foi marcada como um homem cheio do Espírito Santo, de sabedoria e de boa reputação, por isso foi o primeiro citado para servir como diácono, quando da escolha.
“ESTEVÃO, CHEIO DE GRAÇA E PODER, FAZIA PRODÍGIOS E GRANDES SINAIS ENTRE O POVO.” (Atos 6.8).
Aquele homem cheio do Espírito Santo provocou a inveja dos religiosos, que criará, uma situação para matá-lo.
Estevão não fugiu! Uma pessoa cheia do Espírito não se acovarda, afinal, o Amigo da ousadia, glória a Deus! Com esse discípulo não foi diferente.
Ao ser questionado sobre sua fé ele fez um discurso permeado com as escrituras que ele conhecia, mostrando o quanto a Palavra de Deus enchia o seu coração! Cheio do Espírito; cheio da Palavra! Não podemos ser cheios do Espírito sem estar cheios de Jesus, a Palavra, estar nEle!
A morte iminente não alterou sua comunhão com o seu Senhor. Ele sabia que sua sorte estava lançada: tinha que morrer e sob o pretexto do zelo pela religião.
E como está escrito : “FITOU OS OLHOS NO CEU E VIU A GLÓRIA DE DEUS E JESUS...” (Atos 7.55). Que privilégio! Não são todos que à beira da morte podem ver a glória de Deus e a Jesus. E mais ainda: Jesus estava de pé!
Se colocar de pé após ouvir um discurso significa que aquelas palavras agradaram a quem as ouviu e o orador fora aprovado. 
O Senhor de Estevão aprovou e se agradou do que ele falou para aqueles seus inimigos.
Para pensar, principalmente os que entregamos a mensagem do Senhor ao povo: será que nossas mensagens têm sido aprovadas pelo Senhor das nossas vidas? A mensagem de Estevão foi recheada com a Palavra e a nossa? Falamos enfocando a Palavra(Jesus) ou nos pautamos em escritores para embasar nossa mensagem? 
A mensagem de Estevão foi inspirado pelo Espírito Santo, bem assim, todos quantos quiserem falar de maneira a agradar a Jesus.
A semente daquele episódio foi lançada no coração de um jovem chamado Saulo. Ele ouviu também a atitude de Estevão ao entregar o seu espírito Àquele que lhe tinha dado a vida eterna, chamando-O de Senhor! 
Arrancando de si as últimas forças clamou pedindo que não lhes fosse imputado aquele pecado! Liberou perdão! Somente cheios da Palavra e do Espírito Santo poderemos perdoar e interceder pelos que nos querem matar!
Mais um vez Estevão se dirige a Jesus chamando-O Senhor! Mais uma semente no coração do orgulhoso Saulo, o doutor.
Quando Jesus encontrou Saulo no caminho de Damasco, imediatamente este se dirige Àquele que lhe falava dizendo: QUEM ÉS SENHOR?
Confessar Jesus como Senhor tendo-O verdadeiramente como Senhor, isto é, tendo tomado o Seu jugo, submisso ao Seu senhorio, faz a diferença diante daqueles que nos ouvem.
Não adianta chama-lO Senhor e não fazer o que Ele manda (Lucas 6.46). E ainda: “NEM TODO QUE ME DIZ : SENHOR, SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS...” (Mateus 7.21).
“PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO... QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.” (2 Timóteo 2.15).
MARANATA!

Nenhum comentário: