quarta-feira, agosto 08, 2007

O QUE É MELHOR SEGUNDO AS ESCRITURAS – 2


“É MELHOR IR A UMA CASA ONDE HÁ LUTO DO QUE A UMA CASA EM FESTA, POIS A MORTE É O DESTINO DE TODOS” (Eclesiastes 7.2).

Parece até um paradoxo a afirmação das sagradas escrituras. Normalmente se prefere ir a uma festa, um banquete do que ir a um velório, sem dúvida.
Aliás, nem todos estão preparados para visitar um defunto. Há mesmo os necrófobos, isto é, aqueles que têm fobia a ambiente de morte.
Mas a Bíblia diz que é melhor estar em um ambiente onde ocorreu uma perda humana do que onde há alegria, porque ali se vê o destino de todos os homens. Como está escrito:
“... O HOMEM ESTÁ ORDENADO A MORRER UMA SÓ VEZ E DEPOIS DISSO ENFRENTAR O JUÍZO”. (Hebreus 9.27).
Quando vamos à casa onde há luto podemos cumprir a ordem da Palavra:
“... CHOREM COM OS QUE CHORAM” (Romanos 9.15).
No lugar onde as pessoas sofrem com a perda de um ente querido podemos refletir que nós mesmos estamos sujeitos a passar pela mesma experiência.
Também refletimos sobre o nosso futuro, ou seja, que um dia teremos de experimentar a morte, se não ficarmos vivos até o arrebatamento. A idéia de morte na mente do salvo não deve trazer medo ou insegurança pois:
“AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE TU ESTÁS COMIGO...” (Salmo 23.4).
Meditar sobre o assunto para quem não tem o Senhor Jesus em sua vida deve ser apavorador! Imaginar uma eternidade longe de Deus sem a mínima chance de reverter a situação!
Entretanto, meditar sobre partir desta vida para o salvo é saber que será apenas transferido de um mundo de pecado e dor para o paraíso onde a presença de Deus nos fará descansar. É a certeza de quando a trombeta tocar:
“... AQUILO QUE É CORRUPTIVEL SE REVESTA DA INCORRUPTILIDADE, E AQUILO QUE É MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE” (1 Corintios 15.53).
Na casa onde há luto é o momento para avaliarmos o quanto as coisas desta vida são passageiras, pois se a pessoa que partir possuir muitos ou poucos bens está deixando tudo para trás, pois sequer teve o direito de escolher o seu ataúde. Vemos então a futilidade das riquezas e como disse Jesus:
“... INSENSATO! ESTA MESMA NOITE A SUA VIDA LHE SERÁ EXIGIDA. ENTÃO, QUEM FICARÁ COM O QUE VOCÊ PREPAROU? (Lucas 12.20).
A grande verdade em tudo isto é que não sabemos a hora em que haveremos de ser chamados desta vida. Contudo o mais importante não é como deixaremos este corpo físico mas como nos encontraremos com Deus. Se tivermos um bom advogado que nos justifique diante do Juiz de toda a terra, sim, estamos seguros. E esse Advogado é o Senhor Jesus Cristo.
Portanto, devemos constituir o Senhor Jesus como nosso Advogado enquanto temos vida, pois aqueles que viverem com Cristo neste mundo serão acompanhados por Ele na passagem desta vida para a outra e finalmente estarão com Ele para toda a eternidade!
“CONSOLEM-SE UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS” (1 Tessalinicenses 4.18).

Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 4.18

Nenhum comentário: