quarta-feira, julho 28, 2010

UMA VIDA TRANSPARENTE



“E, PARA QUE SAIBAIS TAMBÉM A MEU RESPEITO E O QUE FAÇO, DE TUDO VOS INFORMARÁ TÍQUICO, O IRMÃO AMADO E FIEL MINISTRO DO SENHOR. FOI PARA ISSO QUE EU VO-LO ENVIEI, PARA QUE SAIBAIS A NOSSO RESPEITO, E ELE CONSOLE O VOSSO CORAÇÃO.” (Efésios 6.21.22)

Se há um personagem que merece a minha admiração no livro sagrado é, portanto, o apóstolo Paulo.
Como admiro este homem! Que vida digna de ser imitada como ele próprio escreveu aos coríntios:
“SEDE MEUS IMITADORES, COMO EU SOU DE CRISTO.” ( 1 Coríntios 11;1).
No final da carta aos efésios esse homem de Deus tem coragem de escrever as palavras do texto acima, demonstrando o quanto a sua vida era um livro aberto para todos, glória a Deus!
Quem sabe nos nossos dias esse tal Tíquico fosse cognominado de fofoqueiro, por informar aos irmãos em Éfeso a respeito do seu líder e não somente informar sobre ele, mas também acerca do que ele fazia e não com restrições, porém informar de tudo (TUDO) Imagine!
A diferença é que o próprio apostolo Paulo o enviou para tal propósito: dar informações sobre a sua vida pessoal.
Só Deus sabe quantos de nós temos coragem para nos expor a tal ponto. Todos sabemos perfeitamente que nossa inclinação carnal é totalmente contrária a essa atitude, portanto, queremos que as pessoas divulguem a nosso respeito, apenas as coisas que nos sejam favoráveis e nunca TUDO.
A atitude do apóstolo dos gentios mostra a sua humildade, pois somente os humildes são capazes de não tentar esconder nada de suas vidas, pelo contrário, fazem questão de que os irmãos os conheçam na vida privada, a fim de que entendam que todos carecemos da graça e da misericórdia de Deus.
Quando o vírus luciferiano domina a nossa vida o efeito é inverso, e, ao invés de sermos transparentes para com todos tentamos nos esconder atrás de uma falsa santidade, apresentada em nossas falas públicas.
Muitas vezes há pessoas cujas vidas apresentam um péssimo testemunho no lar, na comunidade onde vivem, na sociedade como um todo, porém têm uma fachada de santidade exposta com manifestações de dons espirituais para convencer os ouvintes.
De que adianta alguém fazer maravilhas em o Nome do Senhor sem que viva uma vida de transparência diante de Deus e dos homens? De que adianta um discurso eloqüente, conhecimento extraordinário nas verdades bíblicas se a sua palavra não for temperada com o sal de um testemunho que glorifique a Deus?
Por exemplo: de que serve um líder ensinar sobre a maneira como deve agir o marido e o pai na família, enquanto que os seus filhos adolescentes, sentados no banco, manifestam o desejo de se levantarem e o desmascarem publicamente, não o fazendo por temor a Deus?
Todos quantos proferem o Nome do Senhor devem viver uma vida sem máscaras; andando de cara descoberta; vivendo sem hipocrisia; sendo sinceros ao invés de usarem de engano e fingimento.
Mas como está escrito:
“O QUE USA DE ENGANO NÃO FICARÁ DENTRO DA MINHA CASA...” ( Salmo 101;7)
É bem melhor sofrer o dano da conseqüência por atitudes que não glorificam a Deus, pelo contrário, promovem escândalos, do que ser envergonhado, isto é, se Deus o trata como filho, enquanto na terra ou ser envergonhado na vinda do Senhor.
Será que temos tido a mesma atitude do apóstolo Paulo em viver uma vida sem nada às ocultas, ou tentamos mascarar as nossas falhas fazendo amigos que elevem o nosso ego e a nossa auto-estima?
Amados, sejamos transparentes em todas as coisas em nome de Jesus. Não nos deixemos enganar pelo maligno tentando passar uma imagem de super-santos, pois se somos santos é porque estamos em Cristo e ainda por graça e misericórdia, nada que venha de nós mesmos.
Jesus viveu de modo transparente neste mundo; Ele permitiu se desnudar diante dos apóstolos, quanto a não esconder suas emoções (Ele chorou, ficou indignado, foi duro com os fariseus e com Herodes; demonstrou fraqueza humana – sem pecado, porém, deixou-se ver cansado, triste, angustiado, enfim.
Há pessoas que sequer têm coragem de pedir oração quando estão doentes para não demonstrar fraqueza, tentam esconder as dificuldades que passam para não alterar a imagem de super que outros têm deles. Que tristeza!
O bonito é o testemunho que o apóstolo dá sobre o servo do Senhor chamado Tíquico. Paulo se refere a ele como o “irmão amado e fiel ministro do Senhor.”
É glorioso saber que nos nossos dias também temos pessoas acerca das quais podemos dar esse belo testemunho, aleluia!
Que Deus nos conserve em uma vida transparente diante de Deus e dos homens para que sejamos aprovados em toda a boa obra.
Maranata!

Um comentário:

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamada Lidia,
A paz

Em Éfeso, quando escreveu a primeira carta aos Corintios Paulo, em tom de súplica, disse-lhes: “Admoesto-vos, portanto a que sejais meus imitadores” (1Co 4:16).
O apóstolo dos gentios, ao advertir a igreja em Corinto, demonstrou não desconhecer que, se interpor entre os discípulos e Jesus, não seria correto.
A intenção do apóstolo era a de ser imitado na forma como seguia ao Mestre, prestando obediência irrestrita à Palavra de Deus.
Paulo era um ferrenho seguidor de Cristo e, por esta razão, pediu-lhes que o imitassem e não que o seguissem.
Na mesma carta, para que a mensagem fosse fixada dentro dos limites da liberdade cristã, em tom imperativo, repetiu “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1Co 11:1).
O mesmo Paulo escreveu aos Tessalonicenses em uma segunda carta, exortando-os à prática de vários deveres cristãos pessoais, sociais e coletivos: “Pois vós mesmos estais cientes do modo porque vos convém (como deveis) imitar-nos..........” (2 Ts 3:7)
Quando aprisionado em Roma, Paulo, referindo-se aos inimigos da cruz de Cristo: “Irmãos, sede meus imitadores e observais..................” (Fp 3:17)
Estou amiga, como você, buscando esta transparência, através da imitação de Cristo.
Brilhante mensagem.
Prossiga para o alto, para o alvo.
Alberto couto filho
Seu conservo