sexta-feira, dezembro 03, 2010

CUDADO COM ELA. ELA É DESTRUTIVA

“... SE TENDES EM VOSSO CORAÇÃO INVEJA AMARGURADA... ( Tiago 3.14).

Amados, tenhamos muito cuidado para não sermos dominados por ela – a dona inveja. Ela é terrível e não há quem possa resistir diante dela como está escrito:
“...MAS QUEM PODE RESISTIR À INVEJA?” ( Provérbios 27.4).
Esse sentimento (obra da carne) é característica do cidadão do reino das trevas, como está escrito:
“POIS NÓS TAMBÉM, OUTRORA, ÉRAMOS NÉSCIOS, DESOBEDIENTES, DESGARRADOS, ESCRAVOS DE TODA SORTE DE PAIXÕES E PRAZERES, VIVENDO EM MALÍCIA E INVEJA, ODIOSOS E ODIANDO-NOS UNS AOS OUTROS.” ( Tito 3.3.).
Infelizmente há pessoas que professam ser do Reino da luz, entretanto, vivem dominadas pela inveja. Sabemos que podemos ser tentados e até cair na tentação e invejar alguém, porém, ser dominados por ela é bem diferente.
Segundo o dicionário de língua portuguesa, inveja é desgosto pelo bem alheio; desejo de possuir o que é do outro.
Segundo Boyer, a inveja é um misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou a alegria de outrem.
Temos ciúme do que é nosso e inveja do que é do próximo.
O invejoso não quer uma casa igual a sua, quer a sua; não quer um carro igual ao seu; quer o seu; não quer uma posição igual a que você ocupa; quer o seu lugar, enfim...
Há ainda outra definição de inveja que diz ser antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.
Esse sentimento é altamente destrutivo e a Bíblia refere-se a ele (inveja) como “a podridão dos ossos”. ( Provérbios 14.30).
Os ossos são o arcabouço que sustenta o corpo. Ossos podres fazem com que todo o corpo adoeça. Ossos podres fazem com que o corpo perca a firmeza, a segurança, tal é a vida do invejoso, insegura, sem estabilidade.
Cuidado para não comprometermos os nossos ossos físicos por causa desse sentimento terrível!
A inveja é uma manifestação de orgulho e tem sua origem em satanás. Ele é quem quis tomar o lugar de Deus; ser semelhante ao Altíssimo. E esse tipo de orgulho provoca defeito no caráter do homem.
Os ímpios são invejosos (Romanos 1.29) e como está escrito:
“MAS OS ÍMPIOS SÃO COMO O MAR BRAVIO, QUE NÃO SE PODE AQUIETAR, CUJAS ÁGUAS LANÇAM DE SI LAMA E LOGO. PARA OS ÍMPIOS, DIZ O MEU DEUS, NÃO HÁ PAZ.” ( Isaias 57.20.21).
Mesmo aqueles que se dizem evangélicos, cristãos quando são dominados pela inveja vivem agitados como o mar e ainda só deixam sair de si lama e lodo contra a pessoa objeto da sua inveja. Quantos nas igrejas locais têm sido vítimas de calúnias (lama e lodo), difamação, por parte de pessoas invejosas que querem realmente o lugar do seu irmão.
Os invejosos não têm paz, vivem sempre agitadas, nervosas, sem tranqüilidade. A inveja agita a mente.
A Bíblia refere-se ao invejoso com alguém mau de olho ( Provérbios 23.6), enquanto que o generoso é bom de olho (Provérbios 22.9).
O crente invejoso serve a si mesmo e não a Cristo; trabalha na igreja por motivação egoísta e não por amor; é mesquinho.
Tal pessoa faz campanha, persegue suas vítimas que não têm culpa de despertar tal sentimento; para glorificar o seu “eu” procura enxovalhar o invejado; cria facções na igreja local para defender os seus próprios interesses.
Deus nos guarde de alimentarmos tal sentimento em nosso coração.

Continua na próxima postagem, se Deus quiser.

Maranata

Nenhum comentário: