quarta-feira, agosto 10, 2011

FIDELIDADE APESAR DE


“... NÃO SERVIREMOS A TEUS DEUSES, NEM ADORAREMOS A IMAGEM DE OURO QUE LEVANTASTE.” (Daniel 3.18).
Quantas vezes temos lido ou ouvido sobre a história desses três jovens hebreus, servos do Deus Altíssimo que deram a maior demonstração de fidelidade a Deus de todos os tempos!
Quem eram estes homens?
A ordem do rei Nabucodonosor ao chefe dos seus eunucos, Aspenaz:
“... QUE TROUXESSE ALGUNS DOS FILHOS DE ISRAEL, TANTO DA LINHAGEM REAL COMO DOS NOBRES, JOVENS SEM NENHUM DEFEITO, DE BOA APARÊNCIA, INSTRUÍDOS EM TODA A SABEDORIA, DOUTOS EM CIÊNCIA, VERSADOS NO CONHECIMENTO E QUE FOSSEM COMPETENTES PARA ASSISTIREM NO PALÁCIO DO REI...” (Daniel 1.3.4).
Voltemos um pouco no tempo.
Certo rei chamado Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá, um homem idólatra que fez todo Israel prevaricar (2 Crônicas 28.22-25), assumiu o trono em lugar de seu pai e, apesar do pai ter sido um homem que não buscou a Deus ele “FEZ O QUE ERA RETO PERANTE O SENHOR...” (2Crônicas 29.2).
O relato da sua doença e sua cura maravilhosa tem sido motivo de muitas pregações e incentivo a buscar a Deus sabendo que o resultado será positivo. Entretanto, os dias anos de vida que lhe foram acrescentados, fez com que o seu coração se exaltasse e, quando da visita dos embaixadores da Babilônia, ele mostrou tudo quanto tinha em sua casa e tudo o que havia nos seus tesouros, e, como está escrito, ‘DEUS O DESAMPAROU PARA PROVÁ-LO... (2 Crônicas 32.31); ele foi reprovado.
O profeta Isaias lhe foi enviado por Deus e entregou-lhe a seguinte mensagem:
“EIS QUE VIRÃO DIAS EM QUE TUDO QUANTO0 HOUVER EM TUA CASA, COM O QUE ENTESOURARAM TEUS PAIS ATÉ AO DIA DE HOJE, SERÁ LEVADO PARA BABILÔNIA... DOS TEUS PRÓPRIOS FILHOS, QUE GERARES, TOMARÃO, PARA QUE SEJAM EUNUCOS NO PALÁCIO DO REI DA BABILÔNIA.” ( Isaias 39.6.7).
Deus falou; se cumpriu e, agora aqueles jovens de classe nobre em Judá são feitos eunucos e levados para servir no palácio do rei da Babilônia!
Já imaginou o drama que eles viveram? Como eunucos nunca mais poderiam constituir família; sua capacidade reprodutiva lhes fora roubada; jamais gerariam filhos!
Além do mais Deus havia falado acerca dos homens que passavam por aquele processo:
“AQUELE A QUEM FOREM TRILHADOS OS TESTIÍCULOS OU CORTADO O MEMBRO VIRIL NÃO ENTRARÁ NA ASSEMBLÉIA DO SENHOR.”
Eles poderiam pensar: O que foi que nós fizemos para pagar um preço tão alto a ponto de nos ter sido negado o direito de deixar descendência? Se observarmos o comportamento deles desde o princípio podemos descobrir que eles temiam a Deus, portanto, não estavam pagando pela sua própria desobediência, mas pagando a fatura de alguém que , talvez, eles nem sequer conheceram. A profecia se cumpriu integralmente; Deus é fiel!
Aqueles homens apesar de tudo isso, (além de escravos, feitos eunucos, desterrados do seu lugar amado – Jerusalém), mesmo assim se mantiveram fiéis; não abriram mão de sua fé e da sua convicção de que o Deus de seus pais era capaz de os livrar das mãos do rei! Deus honrou a fidelidade deles e foi glorificado em suas vidas, aleluia!
E quanto a nós, será que seremos capazes de ser fiéis ao Senhor apesar de? Eles foram fiéis ao um Deus que conheciam de longe; não tinham como nós o privilégio de ter Deus dentro de si; eles nunca experimentaram o amor de Jesus, a salvação gloriosa que nos foi dada pela fé, como nós temos experimentado; eles não foram cheios do Espírito Santo; não vivenciaram manifestações sobrenaturais dos dons espirituais; não tinham a Palavra escrita como nós a temos hoje para que pudessem saber que outros passaram por situações de dificuldade e Deus lhes dera vitória como nós temos; não faziam parte de uma comunidade Corpo de Cristo na terra, cujos membros intercedem uns pelos outros; não contavam com a intercessão de Cristo e muito menos com a ajuda do Espírito Santo nas suas fraquezas e, apesar de tudo foram fiéis. E nós? Até onde vai a nossa fidelidade a Deus? Que Ele tenha de nós misericórdia!
É bom repensar a nossa fidelidade; cuidado para não nos revoltarmos contra Deus por situações difíceis que passamos; cuidado para não abrirmos a nossa boca murmurando contra o Senhor quando em tribulação, quando em momentos de necessidade, quando somos tratados de modo diferente ao que esperamos ser, enfim, quando alguma coisa negativa nos acontece, quando o nosso ego é atingido de alguma maneira. Em tudo e por tudo devemos ser fiéis Àquele que nos amou antes que nós O amássemos! Aquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós em sacrifício agradável a Deus.
Não tens motivo justo para deixares os caminhos do Senhor; estás sendo provado na fidelidade e não tens alcançado a nota que lhe garante aprovação; cuidado! Volta atrás com as atitudes e palavras dirigidas ao Todo Poderoso! Lembra de que está escrito “PORQUE, PELAS TUAS PALAVRAS, SERÁS JUSTIFICADO E, PELAS TUAS PALAVRAS, SERÁS CONDENADO.” ( Mateus 12.37).
Amados, apesar de tudo o que passarmos sejamos fiéis ao Senhor, porque somente os que forem fiéis receberão a coroa da vida, como está escrito:
“... SÊ FIEL ATÉ A MORTE, E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA.” (Apocalipse 2.10).
Maranata!

Um comentário:

ALEXANDRE disse...

QUERIDA IRMÃ E AMIGA,COMO ME SINTO ENVERGONHADO AO LER ESTE TEXTO E SABER QUE PODERIA SER MUITO, MAIS MUITO MELHOR EM ATITUDES,AS VEZES ACHAMOS QUE SOMOS FIÉIS A DEUS,PORÉM PASSAMOS BEM LONGE DISSO; PRINCIPALMENTE SE ATENTARMOS PARA O EXEMPLO DAQUELES TRES JOVENS...QUE O SENHOR TENHA MESMO MISERICÓRDIA DE MIM E ME AJUDE A MELHORAR.CONTUDO,SEI DO SEU AMOR PARA COMIGO E DESFRUTO DA GRAÇA COM QUE TEM ME TRATADO!OBRIGADO SENHOR......