quarta-feira, outubro 12, 2011

MENINOS, SIM. MENINOS, NÃO!



“... NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS... NÃO SEJAIS MENINOS NO JUÍZO...” ( Mateus 18.3; 1 Coríntios 14.20).
Dia das crianças! Afinal não seria mais uma das comemorações pagãs na qual os evangélicos embarcaram? O que isso tem a ver com Cosme e Damião, com Halloween? É bom pensar no assunto.
O que na verdade nos interessa é o que diz as sagradas escrituras, Jesus falou:
“E DISSE: EM VERDADE VOS DIGO QUE, SE NÃO VOS CONVERTERDES E NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS, DE MODO ALGUM ENTAREIS NO REINO DOS CÉUS. PORTANTO, AQUELE QUE SE HUMILHAR COMO ESTA CRIANÇA, ESSE É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS.” ( Mateus 18.3.4).
É interessante notar que a atitude de converter-se é nossa; não entendo porque tantos oram pedindo a Jesus que os converta; oração sem sentido e, naturalmente sem resposta; Deus como Juiz não atende a petições sem respaldo no Código e o Código diz que a atitude é do homem e não DELE. Como também o fato de tornarem-se como crianças é comportamento nosso e não de Deus em nossa vida. Cuidado, pois, quando orarmos para não termos as nossas petições arquivadas por; sejam indeferidas
O Art.267, inciso IX do Código de Processo Civil diz que uma petição será indeferida, ou melhor, poderá nem ser apreciada pelo Juiz:
“Inciso IX - Quando se verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válidos irregular do processo.”
Nesse caso, o Juiz é impedido de verificar se o peticionário tem ou não direito de pedir, por ser contrário à Lei; o Juiz nem discute o mérito. É sério amado!
Bem, voltando às crianças, precisamos nos converter e nos tornar como crianças (é diferente de tornar-se criança), nos humilharmos, isto é, nos despojarmos cada dia do orgulho (vírus luciferiano), e vivermos humildemente principalmente nos relacionamentos interpessoais.
E como escreveu o apóstolo Paulo, necessitamos ser meninos no juízo, na malícia devemos ser crianças, ou seja, nos despojar da malícia como manda a Palavra (1 Pedro 2.1).
Com a ajuda do Amigo Espírito Santo poderemos vivenciar a Palavra e viver como crianças sempre e nunca nos tornarmos velhos no sentido espiritual. Eu costumo orar e dizer que não quero ser uma crente velha, mas sim uma velha crente rsrsrs!
É caso sério o crente velho (Eclesiastes 12); todas as mazelas da idade ali descritas estão presentes na vida do crente velho, mesmo que ele tenha pouca idade cronológica, ou mesmo tempo de crente, misericórdia! Quero isso pra minha vida não!
Também tomemos cuidado para não sermos meninos como os crentes da igreja em Corinto.
“EU, PORÉM, IRMÃOS, NÃO VOS PUDE FALAR COMO A ESPIRITUAS, E SIM COMO A CARNAIS, COMO A CRIANÇAS EM CRISTO. LEITE VOS DEI A BEBER, NÃO VOS DEI ALIMENTO SÓLIDO; PORQUE AINDA NÃO PODIEIS SUPORTA-LO, NEM AINDA AGORA PODEIS, PORQUE AINDA SOIS CARNAIS. ( 1 Coríntios 3.1.2).
Crianças não se alimentam de alimento sólido por que:
“MAS O ALIMENTO SÓLIDO É PARA OS ADULTOS...” (Hebreus 5.14).
Os crentes “meninos” em Corinto viviam a contender uns com os outros, com ciúmes, vivendo em facções e dissensões, crentes carnais. Será diferente em nossos dias em muitas igrejas locais? Igrejas cheias de crentes meninos, carnais, que estão em ciúmes, em contendas; os tais querem alimentar-se só de leite, ou seja, quando um mensageiro traz uma mensagem forte onde o pecado é confrontado, a santificação é requerida, a renúncia é exigida daqueles que professam o Nome do Senhor, tal pregador não agrada. A preferência é por aqueles que fazem promessas em o Nome do Senhor, enganam os incautos, trazem palavras que massageiam o “ego” dos ouvintes.
Que o Amigo nos ajude a ser adultos no entendimento, alimentando-nos de alimento sólido para crescermos em Cristo, até chegarmos à estatura de varão perfeito, enquanto isso sejamos meninos na malícia e nos humilhando diante de Deus, para que possamos entrar no reino dos céus.
Maranata!

Um comentário:

Carol Alvim disse...

Ei Missionaria Lidia.
Estive no Simposio da Mulher Cristã e louvo a Deus pelas maravilhas que o amigo Espirito Santo ministrou atraves de voce.
Toda vez que vier em Ipatinga/MG quero ter a oportunidade de ouvi-la.
Que o Senhor Jesus continue dando saúde para sua vida!
Fique na paz do Senhor.
Ana Carolina Soares Alvim