quarta-feira, abril 16, 2014

EM MEMÓRIA ETERNA







 

“...O JUSTO FICARÁ EM MEMÓRIA ETERNA.” (Salmo 112.6).

 

Como a palavra de Deus é maravilhosa! Que grandes lições aprendemos com ela. Eu amo a palavra de Deus e quero ama-la cada dia mais, em nome de Jesus. Ela é o meu maior tesouro neste mundo; ela é o meu Jesus, Ele é a Palavra!

Bem, quando lemos o último capítulo do livro da revelação – o Apocalipse, especificamente os últimos versículos, vemos Jesus, o Filho do Deus vivo, o Primogênito da criação, o Unigênito do Pai, o Emanuel, não como homem vivendo neste mundo, mas um Jesus glorificado como o descreve João evangelista. Um Jesus Todo Poderoso; o vencedor do mundo, da morte e do diabo! Jesus, o vitorioso na batalha em favor das almas dos homens; Aquele que está sentado à direita de Deus, cheio de glória e majestade. Esse, esse mesmo Jesus se apresenta nos finalmente do Apocalipse e se identifica como “... EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVI...” (Apocalipse 22.16).

Jesus jamais esqueceu a sua origem, a sua genealogia. E dentre tantos homens e mulheres que constaram da genealogia de Jesus, Ele destaca, apenas, o homem chamado Davi!

Embora Davi tenha vivido como um homem sujeito a paixões e não sendo irrepreensível diante de Deus, da família e do povo de Deus, mesmo assim ele continua em memória eterna – um justo.

Davi, um homem segundo o coração de Deus! Que grande privilégio! Não há outra pessoa a quem a Bíblia registre com tal conceito. Davi em toda a sua vida demonstrou humildade, reconhecimento dos seus erros, zelo pela arca de Deus (assim que assumiu o reino procurou traze-la para Jerusalém); ele tinha empatia pelos que eram injustiçados (haja visto os homens com quem andava); tinha um coração quebrantado e contrito, o que moveu o coração de Deus para perdoa-lo.

Davi foi um homem que não exerceu vingança contra o seu arqui-inimigo – Saul, pelo contrário, demonstrou um sentimento incrível quando soube da notícia da sua morte, e assim se expressou: “A TUA GLÓRIA, Ó ISRAEL, FOI MORTA SOBRE OS TEUS ALTOS... SAUL E JÔNATAS, QUERIDOS E AMÁVEIS...” ( 2 Samuel 1.19.23). É tremendo! Somente um adorador sincero, alguém que ama de verdade a Deus, poderia agir dessa maneira lamentando a morte de alguém que o fez viver por desertos e cavernas da terra; alguém que o pressionou a se tornar um desertor do seu povo e aliar-se aos inimigos dele. A história de Saul em relação a Davi foi tanto quanto perversa, mas o coração de um adorador humilde é capaz de lamentar por quem tanto o magoou, que tanto o fez chorar!

Davi, o único personagem da Antiga Aliança referido por Jesus glorificado e com uma menção tão honrosa: “SOU A GERAÇÃO DE DAVI.” Aleluia!

Aprendemos com Jesus uma lição admirável: não esquecer de onde viemos; não descartar a família na qual Deus nos colocou, mesmo que coisas negativas nela exista, jamais devemos nos envergonhar dela, afinal, o Criador a escolheu paa que nela nós fossemos inseridos. Nela está nossa raiz!

Meus queridos valorizemos aqueles que foram nossos antepassados; lembremo-nos deles com carinho e gratidão a Deus por terem sido eles participantes da nossa história de vida. Não os esqueçamos, mas recordemos os seus feitos positivos e não busquemos memórias negativas para menciona-las, maculando assim, a memória deles.

Será que todos nós podemos agradecer a Deus por sermos a geração dos nossos pais e avós, pelo menos, já que a grande maioria desconhece as gerações mais antigas? Será que podemos agradecer a Deus pelo temperamento que temos, herdado dos nossos pais, avós, bisavós e trisavós? Será que nos sentimos honrados pelo sobrenome que levamos como herança da nossa família, ou nos envergonhamos dele?

Aproveitemos a oportunidade para agradecer a Deus por todos quantos formam a nossa árvore genealógica e que deixaram de alguma maneira um legado para nós. Também devemos procurar viver de modo a deixar pegadas que possam ser seguidas pela próxima geração. Pegadas de fé, de compromisso com o Reino de Deus; pegadas de sinceridade, honestidade, amor a Deus e ao próximo; pegadas de alguém que viveu um bom relacionamento em família e na sociedade na sua época e que nunca escandalizou o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Meu desejo e oração é para que os que nos sucederem na terra possam se expressar com alegria dizendo: EU SOU A GERAÇÃO DE ...........(eu e você querido leitor).

Davi, um homem em memória eterna!

MARANATA!

                                             

Nenhum comentário: