quarta-feira, novembro 15, 2017

QUEM EXERCE DOMÍNIO SOBRE NÓS?


" ... AQUELE QUE É VENCIDO FICA ESCRAVO DO VENCEDOR." 2 Pedro 2.19

Deus ao olhar para a humanidade contempla dois grupos de escravos:
1. Escravos do pecado, pois Jesus disse: " ... TODO O QUE COMETE PECADO É ESCRAVO DO PECADO." ( João 8.34).
O primeiro homem, Adão, foi vencido pelo pecado, desobedeceu e, portanto tornou-se seu escravo. Por conseguinte, todos os que descendem dele foram vendidos ao pecado, e o mundo ficou sendo um grande mercado de escravos do pecado e do Diabo.
Não havendo condições do homem adquirir sua liberdade, sua carta de alforria de modo nenhum, Deus estabeleceu o plano da salvação em Cristo, quando elegeu a Igreja nEle, antes da fundação do mundo (Efesios 1.4)
O plano da libertação do domínio do pecado na vida do ser humano passava pela aquisição, por compra, o que era bem diferente do método usado pelo inimigo no princípio. Ele usou o engano e por usurpação se tornou dominador do homem. Portanto, o homem perdeu o livre arbítrio que o Criador lhe havia dado, porque agora ele e todos os que dele vieram passaram a andar "...SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR... SEGUNDO AS INCLINAÇÕES DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTOS..." ( Efesios 2.1.2).
Como está escrito: "A LEI FOI DADA POR MOISÉS..." ( João 1.17). Mas, a lei de Moisés não libertou o homem do domínio do pecado, pois como está escrito: " PORQUE O PECADO NÃO TERÁ DOMÍNIO SOBRE VÓS, UMA VEZ QUE NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI..." Romanos 6.14. Fica claro que, enquanto sob a lei a escravidão ao pecado permanece.
Os legalistas e fariseus modernos continuam sob o domínio do pecado, misericordia!
2. Escravos comprados para Ele com o sangue do Cordeiro, Seu Filho (Apocalipse 5.9). Estes são
aqueles que têm a Jesus como seu Senhor, estão debaixo do domínio da graça que veio por Ele, como está escrito em João 1.17.

Somente os que se submetem ao senhorio de Cristo, ao Seu governo, dependência plena e total da Sua vontade, estão livres do jugo do pecado.
Isso não implica em dizer que os salvos, os que estão em Cristo não peçam, absolutamente! A diferença é que temos a graça a nosso favor, isto é, temos a Jesus como nosso Advogado para com o Pai, quando pecamos e recorremos a Ele. E Ele, que é a propiciação pelos nossos pecados, nos perdoa e nos purifica de toda injustiça ( 1 João 1.9; 2.1.2).
Precisamos da graça salvadora (Tito 2.11),mas precisamos também da graça especial cada dia a fim de que não nos tornemos dominados pelo pecado, mesmo depois de ser alcançados pela graça salvadora.
Para recebermos a graça especial precisamos cumprir as condições que a Palavra nos impõe, a saber:
1o. Ser humilde, porque a graça só é dada aos humildes (Tiago 4.6; 1 Pedro 5.5). O pecado de orgulho em suas diferentes manifestações, (tenho catalogado mais de oitenta manifestações de
orgulho no homem), impede de recebermos a graça e aí o pecado assume o domínio!
2o. Amar sinceramente o Senhor Jesus (Efesios 6.24). Como estamos amando a Jesus meus amados? Pelo que Ele é, pelo que Ele fez? Ou por interesse no que Ele tem e pode nos oferecer? Na avaliação dEle o nosso amor por Ele passa no crivo da sinceridade? Sem isso, sem o domínio D a graça o pecado encontra lugar para dominar.
3o. Vivenciar o fruto do Espírito (Provérbios 3.3,4). Para isso precisamos estar em Cristo, e, uma vez em Cristo, temos o Espírito em nós o que possibilita o viver no Espírito e andar no Espírito (Galatas 5.25,16).
Se procurarmos obedecer ao que está escrito, receberemos a graça necessária para evitar que o pecado nos domine, mesmo na nossa fraqueza, ela nos basta!
Afinal, pensemos bem: quem tem exercido domínio sobre nós, o pecado ou a graça?
MARANATA!

Nenhum comentário: