domingo, fevereiro 03, 2019

IGREJA, SAL DA TERRA.

“TENDES SAL EM VÓS MESMOS...” (Marcos 9.49)

Todos sabemos que o sal é um mineral, encontrado na terra, o cloreto de sódio.
O homem que foi formado do pó da terra, tem em seu organismo todos os minerais que existem no solo, portanto, devido ao pecado que destrói o nosso corpo, precisamos repor tudo o que vamos perdendo ao longo dos anos.
Quando Deus mandou Moisés preparar o incenso para ser queimado antes do Secerdote se apresentar no LUGAR SANTÍSSIMO, a ordem foi para que se acrescentasse sal. Se faltasse sal ao incenso o mesmo não serviria para Deus. (Êxodo 30.35).
Ao dar instruções como seria a oferta de manjares oferecida pelo povo de Israel, novamente Deus ordena se colocar sal: “TODA OFERTA DOS TEUS MANJARES TEMPERARÁS COM SAL; À TUA OFERTA DE MANJARES NÃO DEIXARÁS FALTAR O SAL DA ALIANÇA DO TEU DEUS; EM TODAS AS TUAS OFERTAS APLICARÁS SAL.” (Levítico 2.13).
O poder sarador do sal foi demonstrado no evento em que o profeta Eliseu fora informado de que as águas de Jericó eram más, e por isso a terra era estéril, embora a cidade fosse bem situada.
A receita do profeta foi mandar trazer um prato novo e por nele sal. O sal foi colocado no manancial das águas, o Senhor tornou saudáveis aquelas águas e delas não mais procederam morte nem esterilidade. Que receita! Sómente o Deus da sabedoria poderia ensinar assim, glória a Deus!
Jó, se refere ao sal como necessário para dar sabor aos alimentos dizendo: COMER-SE-Á SEM SAL O QUE É INSÍPIDO? (Jó 6.6).
A Bíblia se refere ao sal como instrumento de purificação. Deus fala ao seu povo sobre o sua origem, figurativamente, ao fazer referência ao nascimento de Jerusalém: “ QUANTO AO TEU NASCIMENTO, NO DIA EM QUE NASCESTE, NÃO TE FOI CORTADO O UMBIGO, NEM

FOSTE LAVADA COM ÁGUA PARA TE LIMPAR, NEM ESFREGADA. OM SAL,NEM
ENVOLTA EM FAIXAS. “ (Ezequiel 16.4).
Deus fala ao seu povo pelo profeta Ezequiel, que os animais que lhe fossem oferecidos, os sacerdotes deveriam deitar sal sobre eles, para que depois fossem oferecidos em holocaustos. (Ezequiel 43.23,24).
Paulo escrevendo aos Colossenses 4.6, nos diz: A VOSSA PALAVRA SEJA SEMPRE AGRADÁVEL, TEMPERADA COM SAL...”
Como Igreja do Senhor Jesus Cristo, somos o sal da terra, como Ele mesmo afirmou quando falava aos seus discípulos no monte, Mateus 5.13).
Para nós, Igreja, o sal tem a ver com o nosso testemunho pessoal, nossa influência no mundo, nosso
comportamento como filhos da luz, cidadãos do Reino dos céus, aleluia!
Então vejamos:
Nossas orações (incenso) precisam do nosso bom testemunho para que sejam aceitas pelo Pai

celestial, bem como no nosso louvor (oferta de manjares), bem como os nossos holocaustos (nossa
entrega total ao Senhor).
Somente através do uso do sal na esfregação ao nascer a criança, o processo de limpeza era efetivado
 no meio do povo na antiga aliança.
O sal por seu efeito curador nas águas, transformou terras estéreis em fértil.
Do mesmo modo, através do nosso testemunho poderemos levar vidas que não frutificavam para o Reino de Deus (terras), a serem verdadeiros Ramos frutíferos da Videira Verdadeira!
A nossa palavra temperada com sal, tem sabor, não incomoda quem ouve, lê-lo contrário, as pessoas sentem prazer em nos escutar, quando falamos as eternas verdades da palavra, confirmadas com o
nosso bom testemunho, obras que glorifiquem o Pai que está nos céus.
A palavra de Jesus é enfática quando diz: TENDE SAL EM VÓS MESMOS, ou seja, o que
manifestamos em nosso viver diário deve ser brotado expontâneamente, o “sal do testemunho” o “sal
 da aliança “.
Só podemos ter sal se formos sal. Todo membro do Corpo de Cristo, é sal da terra, glória a Deus,
passamos pelo processo do sal: tirados do mar (lugar onde vivem os ímpios, pois a Bíblia diz que eles são como o mar bravio Isaias 57.20.21), colocados na salina (igreja local), dai, passamos pelo
processo de purificação em alta temperatura (provas, tribulações, aflições, tentações), para finalmente podermos ser usados beneficiando espiritualmente vidas.
O sal  nao se mistura, como se vê o evangelho em nossos dias. Mesmo sendo colocado com outros alimento não pega o sabor de nenhum outro, contudo, todos os que estão junto com ele, recebem a sua influência.
É desse modo que devemos viver como sal e tendo sal em nós , pois somente assim nossa
palavra será temperada para falar de Jesus.
E como consequência de termos sal em nós mesmos, teremos paz com todos, para glória de Deus
Quando o nível de sódio está baixo em nosso organismo sofremos de HIPONATREMIA.
Ha alguém hiponateêmico espiritual por aí.
MARANATA!


Nenhum comentário: