sexta-feira, abril 03, 2020

GRUPO DE RISCO PARA O VÍRUS

“...EMBORA EXTERIORMENTE ESTEJAMOS A DESGASTAR-NOS, INTERIORMENTE ESTAMOS SENDO RENOVADOS DIA APÓS DIA.” (2 Coríntios 4.16 - NVI).

O que mais ouvimos falar neste tempo é que há um certo grupo que está naturalmente mais predisposto a ser infectado pelo Covid 19 - os idosos.
Por uma série de comorbidades que já fazem parte da vida dessas pessoas, por conta do desgaste normal do avanço da idade. Mesmo que o idoso seja saudável, jamais terá a mesma saúde da juventude. É o ciclo biológico: nascer, crescer, reproduzir, morrer.
O sol é um exemplo da nossa trajetória neste mundo. Ao alvorecer, levanta-se e começa a percorrer os céus; ao pino do meio dia, encontra-se majestoso, reinando e aquecendo a terra com seu calor e brilhando em seu intenso fulgor! Mas, a hora do ocaso chega e ele conhece (Salmo 104.19).
Entretanto, quando se trata da nossa vida em Cristo, não há velhice, aleluia! Mesmo que o nosso homem exterior envelheça por consequência do pecado (“TU ÉS PÓ”), o nosso novo homem se renova dia após dia, glória a Jesus! Precisamos andar em novidade de vida, viver como nova criatura em Cristo.
Os que estão no grupo de risco do corona por causa da idade, e que se chamam pelo Nome do Senhor, precisam tomar precauções também, com relação a outro vírus extremamente letal: o vírus luciferiano do orgulho. Enquanto o corona pode levar a óbito físico, o luciferiano pode levar à morte espiritual.
O grupo de risco tem que se policiar quanto à manifestação do vírus como teimosia, dificuldade de se submeter aos mais novos alegando que temos mais experiências, que não vamos admitir que ninguém nos dê ordem,  que sabemos o que estamos fazendo, sem reconhecer que já não somos “ALFA” .
Além do que precisamos, também, de lembrar as palavras de Jesus dirigidas ao apóstolo Pedro: “ ...QUANDO VOCÊ ERA MAIS JOVEM, VESTIA-SE E IA PARA ONDE QUERIA; MAS QUANDO FOR VELHO ESTENDERÁ AS MÃOS, E OUTRA PESSOA O VESTIRÁ E O LEVARÁ PARA ONDE VOCÊ NÃO DESEJA IR.” (João 21.18 - NVI). E agora?
É prioridade nos revestirmos de humildade (Colossenses 3.12) e isso todos os dias, para que o vírus luciferiano que está em nós (Romanos 7.24),  não se transforme em virose.
Crente velho não significa ser idoso;  podemos ser jovens e mesmo assim já está vivendo velhice no homem interior. Eis alguns características do crente velho:
Vive de lembranças (eu fui assim quando me converti);
Avesso à mudanças (sempre foi assim para que mudar);
Fechado a aprender (eu já sei de tudo isso que vão falar);
Eu tenho muita experiência (vocês são meninos);
Não aceito meninice. Já sou maduro na fé, isso é para os novos
E ainda mais: nenhuma comida lhe apetece; reclama de tudo; discorda das ideias da liderança; a visão  espiritual está diminuída; a audição está comprometida (não ouve a voz de Deus); tem dificuldade para caminhar na fé, para trabalhar, os joelhos estão desconjuntados; se tornam maldizentes, queixosos, murmuradores, insatisfeitos, mau humorados, sem alegria, enfim, uma companhia que nem os familiares suportam com prazer. São dominados pelo vírus luciferiano do orgulho! Precisam se arrepender e voltar ao primeiro amor!
Já o velho crente é diferente! Jesus é a motivação do seu viver! A Palavra é o seu alimento, porque aproveitam o tempo para mergulhar na Palavra e se alimentar de Jesus (João 6.57). Oram sem cessar, independente do momento de reunião com Deus. Sua alma não está aprisionada a sentimentos ruins das coisas do passado, porque como Paulo “...UMA COISA FAÇO: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE, PROSSIGO PARA O ALVO, AFIM DE GANHAR O PRÊMIO DO CHAMADO CELESTIAL DE DEUS EM CRISTO JESUS.” (Filipenses 3.13,14). Sua alma livre pode louvar a Deus pelas coisas que Ele faz, adora-lO pelo que Ele é! Seu corpo, mesmo com as limitações naturais, é colocado a serviço do Reino, como sacerdote, na intercessão, como propagador das boas novas, na evangelização, ajudando outros e ensinando através da Palavra e das experiências espirituais vivenciadas na jornada.
Zacarias e Isabel, idosos, mas cheios do Espírito e frutificando; Simeão, Ana, Mnsom... e Paulo que escreve a Filemom se dizendo “o velho”, porém produzindo no Reino até morrer. João, o discípulo amado, bem idoso, porém em profunda comunhão com o seu Senhor, teve o privilégio de ver glorificado, o mesmo Jesus que no Calvário, viu moído, e, vencido pela morte, aparentemente. Teve a alegria de ver o seu Mestre ressurreto, comer com Ele antes de ser assunto ao céu.
Na velhice, isolado na ilha de Patmos para morrer não se entregou às lamúrias, mas mostrou humildade ao escrever: “...EU, JOÃO, IRMÃO E COMPANHEIRO DE VOCES NO SOFRIMENTO...” (Apocalipse 1.9). Ele não se jactou em dizer da sua intimidade com Jesus, porém, se comparou a nós!
Tenhamos cuidado com o vírus meus amados, tomemos vacina diariamente, e estejamos preparados para, conforme a necessidade, o Senhor colocar em nós um antivírus como o fez com Paulo (2 Coríntios 12.7).
”E COM AS ASAS DA HUMILHAÇÃO EU IREI PARA O REINO DE SIAO
COM AS ASAS DA HUMILHAÇÃO.”
MARANATA!

Nenhum comentário: