sábado, junho 20, 2020

UMA MENSAGEM A SER RESGATADA

“E QUE EM SEU NOME SE PREGASSE ARREPENDIMENTO...” (Lucas 24.47).

O Senhor Jesus um pouco antes de ser assunto aos céus se dirigiu aos discípulos e, relembrando as palavras que lhes havia dito antes da Sua morte, acrescentou enfatizou qual a mensagem que eles deveriam pregar, como prioridade - A R R E P E N D I M E N T O.
Segundo as escrituras, o último profeta antes da primeira vinda de Jesus, aquele que veio com o propósito de “...PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR...” , João Batista, iniciou o seu ministério com a mensagem de arrependimento (Mateus 3.1).
O batismo que ele fazia era chamado de “batismo para arrependimento “ (Mateus 3.11), não para salvação, como disse o apóstolo Paulo: “ ...JOÃO REALIZOU BATISMO DE ARREPENDIMENTO, DIZENDO AO POVO QUE CRESSE NAQUELE QUE VINHA DEPOIS DELE, A SABER, EM JESUS.” ( Atos 19.4). Portanto,  batismo em águas não da salvação.
Arrependimento também, foi a primeira mensagem do ministério de Jesus, segundo o evangelista Marcos: “ ... FOI JESUS PARA A GALILÉIA, PREGANDO O EVANGELHO DE DEUS, DIZENDO: O TEMPO ESTÁ CUMPRIDO, E O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO; ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO.” (Marcos 1.14-15).
No dia de Pentecostes, após o apóstolo Pedro pregar a Palavra, ele não fez apelo, contudo, os que ouviram foram compungidos em seus corações e perguntaram o que deviam fazer. A resposta imediata foi “ARREPENDEI-VOS...” (Atos 2.38).
O apóstolo Paulo discursando perante o rei Agripa, disse: “ ...ANUNCIEI PRIMEIRAMENTE AOS DE DAMASCO E EM JERUSALÉM, POR TODA A REGIÃO DA JUDEIA, E AOS GENTIOS, QUE SE ARREPENDESSEM E SE CONVERTESSEM A DEUS, PRATICANDO OBRAS DIGNAS DE ARREPENDIMENTO. (Atos 26.20).
Ao enviar as cartas às igrejas da Ásia, o Senho Jesus ordenou que houvesse arrependimento, especialmente a igreja de Éfeso, e a de Pérgamo.
A mensagem de arrependimento confronta o nosso pecado, nos mostra o quanto precisamos além de nos arrepender, também nos convertermos se quisermos termos os nossos pecados apagados e sentir a presença do Senhor (Atos 3.19).
Uma igreja local cuja mensagem principal não passa pelo arrependimento não está em sintonia com a mensagem do novo testamento. Se a mensagem da sua igreja é baseada em coisas materiais, em promessas da antiga aliança e os pecadores que frequentemente pecam (todos pecamos 1 João 1.10), não são despertados para se arrependerem, se torna uma congregação de interessados somente em receber o que Jesus tem para oferecer.
Na verdade, não é agradável para muitos que frequentam a igreja local apenas um dia por semana (e agora nem isso!), ouvir mensagem que os levam a refletir sobre seu homem interior, o homem espiritual, como ele se encontra: em trevas, ou luz? Com descanso pela presença do Senhor, ou perturbado, inquieto, sem paz? Cheio das coisas de Deus ou cheio das coisas do mundo? Alimentado pela MENSAGEM ou pelas mensagens? Frutificando no Espírito ou manifestando as obras da carne?
Preparado para se encontrar com Deus agora e ficar na casa do Pai, ou com medo desse momento pela insegurança da filiação?
Amados, o tempo é chegado, por isso estejamos vigilantes buscando aperfeiçoar nossa santidade no temor do Senhor (2 Coríntios 7.1).
MARANATA!



Nenhum comentário: