terça-feira, agosto 03, 2021

AS LIÇÕES QUE O PAI JESSÉ NOS DÁ

 


“ ...FILHO DE TEU SERVO JESSÉ...” (1 Samuel 17.58).

O nome deste pai é mencionado na Bíblia cerca de quarenta e quatro vezes, mais do que o nome do guerreiro Gideão!
O profeta Isaías fez referência a Jesus como sendo a raiz de Jessé, “ DO TRONCO DE JESSÉ SAIRÁ UM REBENTO...NAQUELE DIA , RECORRERÃO AS NAÇÕES À RAIZ DE JESSÉ QUE ESTÁ POSTA POR ESTANDARTE DOS POVOS...(Isaías 11.1,10). Lindo!
Deus destaca-o como o pai do único homem a quem Ele achou: “ ...ACHEI DAVI, FILHO DE JESSÉ, HOMEM SEGUNDO O MEU CORAÇÃO...” (Atos 13.22).
Era ele filho de Obede, cujo nome significa “servo”. Observe a herança: Jesse era servo!
Quando Saul perguntou a Davi depois que matara o gigante de quem ele era filho, sem hesitar respondeu: “FILHO DE TEU SERVO JESSÉ, BELEMITA.” ( Samuel 17.58).
O Espírito Santo deixou registrado várias vezes nas Escrituras a frase: “DAVI, FILHO DE JESSÉ” . 
Portanto, Jessé foi um pai honrado por Deus!
Ele nos ensina a ser submisso às autoridades constituídas por Deus (Romanos 13). Mesmo sendo Saul um líder orgulhoso e rejeitado por Deus, Davi aprendeu a honrá-lo, a respeitá-lo como ungido do Senhor, e mesmo sendo por ele perseguido a ponto de tentar matá-lo, Davi teme em tocar no ungido do Senhor (ungido, porém sem comunhão com Deus, 
PERIGO!).
Pais devem ser exemplo de sujeição às autoridades mesmo sem concordar com o comportamento delas, não falar mal, para que os filhos não sigam esse exemplo de insubmissão que vai acabar refletindo dentro da família (Atos 23.5).
Jessé foi um pai que enviou provisões aos seus filhos que estavam na guerra contra os filisteus (1 Samuel 17.17), e também para aqueles que estavam no comando da batalha (1 Sam17.18). Que grande lição!
Pais precisam saber como os filhos estão vivendo as batalhas diárias, na guerra contra as trevas deste mundo, e ter cuidado de prover o necessário para eles se alimentarem, não somente do ponto de vista físico (o que já é normal), mas e principalmente na vida espiritual deles.
Para isso o pai deve estar com o coração cheio do Pão Vivo - Jesus, a Palavra de Deus, para que dela possa falar assentado em sua casa, andando pelo caminho, deitando-se e levantando-se, visto que a boca fala daquilo que está cheio o coração (Deuteronômio 6.6.7; Lucas 6.45). Coração cheio de futebol o assunto é futebol; política, violência...
Pai que porventura leia esta postagem, que tipo de provisão tens preparado para os teus filhos que enfrentam na escola as diferentes doutrinas contrárias aos princípios da Palavra de Deus? Estão eles preparados para sofrer por amor a Cristo e não negar a fé? 
Filhos são flechas e como tais precisam ser trabalhadas para serem usadas na hora da necessidade. Aqueles que as sabem trabalhar não serão envergonhados quando pleitear com seus inimigos (Salmo 127.4.5).
Jessé é mencionado no texto das últimas palavras de Davi: “...PALAVRAS DE DAVI, FILHO DE JESSÉ, PALAVRA DO HOMEM QUE FOI EXALTADO, DO UNGIDO DO DEUS DE JACÓ, DO MAVIOSO SALMISTA DE ISRAEL.” (2 Samuel 23.1). Glória a Deus!
MARANATA!

Nenhum comentário: