quarta-feira, outubro 04, 2006

ELIAS, UMA ORAÇÃO NÃO ATENDIDA – 03
“...E PEDIU EM SEU ÃNIMO A MORTE, E DISSE: JÁ BASTA, Ó SENHOR; TOMA A MINHA VIDA, POIS NÃO SOU MELHOR DO QUE MEUS PAIS.” ( 1 Reis 19.4).

Um homem de Deus. Um homem de coragem. Enfrentou o rei Acabe e sua mulher Jezabel desafiando os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera. Homem de mensagem forte. Homem cujo cuidado de Deus para com ele era manifestado a olhos vistos.
Mas um dia...
Após um grande desgaste físico e emocional, ele estava mesmo fragilizado, e quando estamos fragilizados e esgotados ficamos sensíveis a sermos afetados na nossa estrutura. Foi assim que aconteceu com Elias. E como está escrito:
“ELIAS ERA HOMEM SUJEITO ÁS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS...” ( Tiago 5.17).
Ele não era super-homem. Não era deus. Era homem. E tanto quanto nós tinha fraquezas e era limitado, glória ao Senhor!
Agora, recebe uma ameaça da rainha. Ele sabia o quanto aquela mulher era má e cruel. Sem misericórdia. Na sua fraqueza esqueceu do Deus que cuidava dele em todos os momentos. E como está escrito, “em seu ânimo pediu a morte”.
Eu amo a Palavra de Deus. Eu amo o Amigo Espírito Santo, Ele é lindo! Deixou escrito estes fatos para nos ajudar em nossos momentos de fraqueza.
Elias vivia um quadro típico de depressão. Ele sentiu medo. E por causa do medo perde a motivação de viver.
Quantos de nós temos vivido momentos assim... Só Deus o sabe.
Entretanto, de verdade, Elias não queria morrer. Se o que ele expressou na oração a Deus fosse a realidade do que estava no seu coração, jamais teria fugido, muito pelo contrário, ficaria no seu lugar e esperaria o momento em que a rainha lhe mandaria tirar a vida, pronto. A atitude de fugir mostra claramente que ele não queria mesmo enfrentar a morte.
Conosco não é diferente. Em horas de grandes combates e lutas abrimos a nossa boca e exprimimos um desejo: queria que Jesus me levasse hoje; não dá mais para viver; as forças acabaram; para que me serve viver dessa maneira como estou vivendo... e assim por diante. Só que quando sentimos uma dor de cabeça mais forte imediatamente recorremos a qualquer medicamento para sermos curados, e se qualquer sintoma de enfermidade se nos aparece corremos em busca de cura. Na verdade, não queremos morrer.
O melhor de tudo é que Deus nos entende, pois...
“ELE CONHECE A NOSSA ESTRUTURA; LEMBRA-SE DE QUE SOMOS PÓ.”
(Salmo 103.14).
Ele conhecia o coração de Elias. Ele cuidou de Elias na sua fragilidade. Ele tinha um propósito muito melhor para Elias: ELIAS NÃO IRIA PROVAR A MORTE!
Confiemos, pois nesse Deus cujos pensamentos não são os nossos pensamentos e cujos caminhos não são os nossos caminhos. Ele pensa sempre melhor a nosso respeito.
Por maior que seja a dor que estejas a sofrer hoje, não morrerás! Jesus é a tua vida! A vida dele é abundante em nós! O mesmo Deus que tratou de Elias usando um anjo, ainda tem instrumentos na terra para usar e certamente usará em teu benefício. Tua caminhada será longa ainda. Subirás montes como Elias subiu e depois vitoriosamente serás guardado no celeiro dos que amam ao Senhor no tempo por Ele determinado.
Nem sempre Deus atende as nossas orações, e bendito seja o seu nome por isto!
Aniversariantes PARABÉNS! João 5.24

Nenhum comentário: