segunda-feira, março 12, 2007

ENOQUE E SUA FÉ

“PELA FÉ ENOQUE FOI ARREBATADO, DE MODO QUE NÃO EXPERIMENTOU A MORTE; “E JÁ NÃO FOI ENCONTRADO, POR QUE DEUS O HAVIA ARREBATADO” POIS ANTES DE SER ARREBATADO RECEBEU TESTEMUNHO DE QUE TINHA AGRADADO A DEUS”. (Hebreus 11.5).

Seu nome Enoque, no hebraico significa “iniciado”. Foi ele filho de Jarede, da descendência de Sete. É Enoque o pai do homem que mais viveu na terra: Matusalém.
Interessante notar a referência bíblica quando diz:
“AOS SESSENTA E CINCO ANOS, ENOQUE GEROU MATUSALÉM. DEPOIS QUE GEROU MATUSALÉM, ENOQUE ANDOU COM DEUS TREZENTOS ANOS E GEROU OUTROS FILHOS E FILHAS... ENOQUE ANDOU COM DEUS: E JÁ NÃO FOI ENCONTRADO, POIS DEUS O HAVIA ARREBATADO”. (Gênesis 5.22,24).
O detalhe é que Enoque começou a andar com Deus depois de sessenta e cinco anos, quando gerou a Matusalém. Alguma coisa deve ter acontecido na vida de Enoque para que ele passasse a viver uma vida de íntima comunhão com Deus.
Em qualquer fase da nossa vida podemos iniciar uma vida espiritual diferente. Não somente quando somos jovens. Em todas as idades podemos nos aproximar de Deus pela fé,
Enoque andou com Deus, porém, para isso ele não teve que se tornar um eremita, viver solitário, afastado de tudo e de todos. Ele continuou a viver sua vida familiar naturalmente, pois a escritura diz que andando com Deus Enoque gerou filhos e filhas.
Há muitos que pensam que para viver uma vida de santificação (separação do mundo e dedicação exclusiva a Deus), é necessário viver literalmente separado, isolado.
Com tristeza escrevo que tenho acompanhado casamentos quebrados, relacionamentos acabados em virtude de um dos cônjuges decidir afastar-se do outro na intimidade conjugal, alegando se santificar. Isso é imprudência, é expor o outro à tentação do maligno. O relacionamento íntimo é santo quando levado a efeito nos moldes divinos, ou seja, com pureza, sem mácula, sem imoralidade.
Enoque foi um profeta escatológico:
“ENOQUE, O SÉTIMO A PARTIR DE ADÃO, PREFETIZOU ACERCA DELES: “VEJAM, O SENHOR VEM COM MILHARES DOS SEUS SANTOS, PARA JULGAR A TODOS E CONVENCER TODOS OS ÍMPIOS A ARESPEIRO DE TODOS OS ATOS DE IMPIEDADE QUE ELÇES COMETERAM IMPIAMENTE E ACERCA DE TODAS AS PALAVRAS INSOLENTES QUE OS PECADORES ÍMPIOS FALARAM CONTRA ELE”. (Judas 14,15).
Ele fala sobre um futuro bem distante na sua época. Descreve o julgamento dos ímpios,
o dia do juízo final, quando todos terão que comparecer diante do Senhor Jesus e serem julgados pelos seus atos e palavras.
Enoque é um tipo da Igreja do arrebatamento. Os que andarem com Deus é que serão arrebatados e haverá aqueles que de igual modo não experimentarão a morte, visto que serão transformados em um abrir e fechar de olhos, como está escrito.
Somente através da fé podemos ter uma vida de intimidade com Deus, de comunhão profunda com Ele.
Que neste dia possamos viver por fé e andar com Deus verdadeiramente.
Aniversariantes PARABÉNS! 3 João 2

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi o estudo mais completo que já vi.
Que Deus continue a te abençõar.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Deus te abençoe anônimo
Obg por ler nossas postagens.
A Deus toda a glória!
Um abraço da conserva em Cristo
lidia