segunda-feira, setembro 15, 2008

UM DISCÍPULO CHAMADO ANANIAS


“EM DAMASCO HAVIA UM DISCÍPULO CHAMADO ANANIAS.” ( Atos 9.10).
Não são muitas as pessoas a quem a Bíblia refere individualmente como discípulo. Este homem Ananias é uma delas.
Vivia ele na cidade de Damasco e como se entende do seu diálogo com Jesus, estava bem informado acerca das coisas que aconteciam desde Jerusalém.
Mas ele era um discípulo!
O verdadeiro discípulo de Cristo conhece o seu Mestre e é por Ele conhecido. O Senhor chamou a Ananias pelo nome! Como é bom ser chamado por Jesus pelo nosso nome. É uma experiência maravilhosa!
O Amigo que habita em nós nos chama também pelo nome, e, particularmente, ninguém neste mundo chama o meu nome como Ele, Aleluia!
Ananias ao ouvir a voz do Senhor a chamá-lo imediatamente respondeu:
__ Eis-me aqui, Senhor!
Essa é uma característica do verdadeiro discípulo: prontidão. Ele também reconhece o senhorio de Jesus sobre a sua vida, afinal ele já tomou o jugo de Jesus. Todos quantos tomam o jugo de Jesus não têm dificuldade em deixa-lO ser Senhor em tudo e em todas as coisas na sua vida.
Volto a bater na mesma tecla. Quem me lê sabe bem o quanto me refiro a tantos evangélicos, crentes, cristãos neste mundo, porém, onde estão os discípulos?
Onde estão aqueles que estão prontos todas as vezes que o Senhor os chama e respondem como Ananias: eis-me aqui?
Não são poucos os que entendem que o Senhor os chama porém dão sempre uma desculpa, têm sempre alguma coisa mais importante para fazer, há prioridades a ser mantidas, enfim, nunca estão prontos, mesmo assim ainda são capazes de se considerarem discípulos de Cristo. Quanto engano!
O Senhor Jesus incumbiu Ananias de uma missão:
“... VÁ Á CASA DE JUDAS, NA RUA CHAMADA DIREITA, E PERGUNTE POR UM HOMEM DE TARSO CHAMADO SAULO. ELE ESTÁ ORANDO, NUMA VISÃO VIU UM HOMEM CHAMADO ANANIAS CHEGAR E IMPOR-LHE AS MÃOS PARA QUE VOLTASSE A VER.” ( Atos 9.11.12).
Quanta intimidade do Senhor com Ananias! Mas isso é algo normal na vida do verdadeiro discípulo. O Senhor lhe dá uma ordem e ainda com detalhes específicos. Isso é que é Deus!
O maravilhoso é que o Saulo estava orando e já tinha visto o irmão Ananias chegar e fazer o trabalho como instrumento do Senhor Jesus. Saulo já estava esperando por aquele discípulo. Como o Senhor Jesus conhecia Ananias! Ele sabia que o seu discípulo era obediente, pronto para o serviço que lhe fosse ordenado, bem como o irmão Ananias não iria confundir a voz do seu Mestre como alguma outra.
Ananias argumenta com o seu Mestre:
__ “SENHOR. TENHO OUVIDO MUITA COSA A RESPEITO DESSE HOMEM E DE TODO O MAL QUE ELE TEM FEITO AOS TEUS SANTOS EM JERUSALÉM. ELE CHEGOU AQUEI COM AUTORIZAÇÃO DOS CHEFES DOS SACERDOTES PARA PRENDER TODOS OS QUE INVOCAM O TEU NOME.” ( Atos 9.13.14).
Lembro-me de Moisés que de igual modo argumentava com Deus, por causa da grande intimidade que tinha com Ele.
O Senhor entendeu Ananias, contudo a ordem foi repetida:
“VÁ! ESTE HOMEM É MEU INSTRUMENTO ESCOLHIDO PARA LEVAR O MEU NOME PERANTE OS GENTIOS E SEUS REIS, E PERANTE O POVO DE ISRAEL. MOSTRAREI A ELE O QUANTO DEVE SOFRER PELO MEU NOME.” ( Atos 9.15.16).
Ananias estava convencido. Nada mais tinha a dizer a não ser obedecer imediatamente ao mandado do seu Mestre querido.
Assim age um verdadeiro discípulo. Como é diferente nos dias de hoje na vida dos crentes! Submissão ao Senhor Jesus é matéria descartada no currículo de muitos que se dizem chamados pelo Senhor. Aliás, essa palavra “submissão” está tanto quanto antiquada, ultrapassada, ou mesmo obsoleta. Falar em submissão hoje em dia é ir de encontro a toda uma sociedade (mesmo na igreja local), que defende direitos iguais, relativismo, bom senso.
Onde anda a submissão das esposas para com os maridos? Onde anda a submissão dos filhos para com os pais? Onde anda a submissão dos mais novos para com os mais idosos? Onde anda a submissão dos liderados para com a sua liderança? Onde anda a submissão de lideranças a outra liderança, pois a Bíblia diz :
“TODA A ALMA ESTEJA SUJEITA Á AUTORIDADE.” ( Romanos 13.1).
Toda e qualquer liderança que não tem a quem prestar contas dos seus atos que lidera de maneira absoluta não está de acordo com a Palavra de Deus.
O verdadeiro discípulo do Senhor Jesus é como o Mestre. O Mestre viveu neste mundo uma vida de completa submissão ao Pai e também às leis do seu povo.
Só mesmo o Amigo Espírito Santo conhece no meio da multidão de crentes, evangélicos, onde estão os verdadeiros discípulos. Para estes o Senhor Jesus sempre tem uma missão no seu reino.
Ó Senhor, ajuda-me a despojar-me cada dia de todo e qualquer sentimento egoísta e orgulhoso, pois não quero viver uma vida de faz-de-conta no meio do povo que se chama pelo Teu Nome. Escolho o sofrimento do discipulado às benesses e facilidades que vivem os que não estão dispostos a tomar cada dia sua cruz para ser verdadeiramente Te u discípulo!
Aniversariantes, PARABÉNS! Jó 8.21

Nenhum comentário: