quarta-feira, novembro 05, 2008

NÃO TENHA MEDO!


“... NÃO TENHA MEDO, AINDA QUE O CERQUE ESPINHEIROS E VOCÊ VIVA ENTRE ESCORPIÕES.” ( Ezequiel 2.6).
Com toda certeza o Amigo Espírito Santo tem interesse em falar conosco neste texto.
O profeta Ezequiel teve o seu chamado quando tinha trinta anos de idade, mesmo sendo filho de Buzi, um sacerdote. Mesmo sendo da linhagem sacerdotal ele precisou viver a sua experiência pessoal com Deus acerca da sua chamada.
É um grande erro quando pessoas se dizem “chamadas” por serem de linhagem ministerial, sem, contudo vivenciarem uma experiência sobrenatural com o Senhor da seara. Tal atitude tem trazido inúmeras dificuldades às igrejas locais.
Ezequiel teve a sua chamada específica para ser um profeta, mostrar ao povo de Israel a vontade de Deus, exortá-lo à obediência, ameaçar quando da desobediência, enfim.
A palavra do Senhor para ele foi encorajadora e ao mesmo tempo um aviso, quando se referia ao tipo de coisas que ele haveria de passar.
Ele ia falar para o seu povo, visto que ele era israelita, e estava também entre os que foram levados cativos, os exilados.
Glorifico a Deus porque mesmo em meio a circunstâncias de sofrimento Deus encontra alguém que possa usar para o seu propósito, aleluia!
De igual modo nos dias de hoje ainda que muitos estão vivendo em cativeiro, mesmo sendo evangélicos, (quantos estão presos por dogmas, tradições, vícios, dominados pelas obras da carne e outras coisas), no meio desse povo existem pessoas a quem Deus pode usar para transmitir a sua vontade, a sua Palavra! Sempre houve e haverá um remanescente no meio do povo de Deus!
Era povo de Deus, sim.
Era povo escolhido por Deus, sim.
Era descendência de Abraão, o amigo de Deus, sim.
Entretanto, Deus avisou ao profeta Ezequiel que ele poderia ser cercado de espinheiros!
Quando falamos de espinheiro, lembramos a história de Abimeleque, (Juízes 9). A Palavra de Deus se refere ao espinheiro como:
“... SAIA FOGO DO ESPINHEIRO E CONSUMA ATÉ OS CEDROS DO LÍBANO” (Juízes 9.15).
Com pesar reconhecemos que no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor, existem pessoas que são verdadeiros espinheiros. Ao abrirem sua boca as palavras são inflamadas, queimam a nossa alma, trazem sofrimento e dores, e, como está escrito, são capazes de consumir, acabar, destruir até aquelas árvores (pessoas), como os cedros do Líbano. Cedros do Líbano são árvores milenares, com raízes profundas, mostrando firmeza, segurança. Ainda assim, tais pessoas plantadas na casa de Deus, servindo de ajuda para muitos, poderão ser afetadas pelos espinheiros e até chegarem a ser destruídas.
Guarde-nos o Senhor de sermos espinheiros na casa de Deus!
O profeta foi advertido também quanto a viver entre escorpiões!
O escorpião é um animal terrestre e noturno que vive de insetos. Da classe das aranhas e dos ácaros. Sua picada é dolorosa e pode ser mortal. ( Enciclopédia O.Boyer).
Oh, Deus! Como é difícil conviver com escorpiões! Como carecemos da graça e da misericórdia de Deus para não morrer espiritualmente quando somos atingidos pela picada mortal de “escorpiões”, no sentido figurado.
São pessoas que destilam veneno através da sua língua, e quantos, com tristeza escrevemos, têm sido atingidos pelo veneno, vindo a morrer espiritualmente.
Às vezes somos tentados a dizer: como pode alguém que se diz filho de Deus, que diz ter Jesus em sua vida, deixar sair de si tanto veneno? Como pode um coração que diz está como morada do Espírito Santo acumular veneno capaz de assassinar friamente o seu irmão? O mais sério é que muitos sequer percebem o que fizeram!
O espírito de engano cega sua mente de tal forma a pensar que nada fez, o outro é que é muito sensível, o problema não é dele, mas sim do outro. São pessoas insensíveis, incapazes de reconhecer o mal que fazem.
Guarde-nos o Senhor de sermos escorpiões!
Contudo, não devemos esquecer de que mesmo estando cercado de espinheiros e vivendo no meio de escorpiões, quando estamos no centro da vontade de Deus estamos protegidos, aleluia!
Embora venhamos a sofrer mas Aquele que nos chamou nos garantiu estar conosco e cuidar de nós.
Em nome do Senhor Jesus não seremos consumidos pelos espinheiros e tão pouco envenenados pelos escorpiões. Além do mais temos o Poder!
“EIS QUE VOS DOU PODER PARA PISARDES SERPENTES E ESCORPIÕES...” ( Lucas 10.19)
Não sejamos covardes! Façamos a obra de Deus com coragem e sem medo, Ele se responsabiliza por cada um de nós!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 40.31

Nenhum comentário: