terça-feira, novembro 18, 2008

SOMENTE AS MULHERES SÁBIAS...

“TODAS AS MULHERES SÁBIAS DE CORAÇÃO FIAVAM COM AS SUAS MÃOES , E TRAZIAM O FIADO, O AZUL E A PÚRPURA, O CARMESIM E O LINHO FINO.” ( Êxodo 35.25).
Deus manda Moisés fazer o tabernáculo para que Ele se manifestasse no lugar santo dos santos, quando o Sumo Sacerdote apresentasse a oferta em favor do povo de Israel.
Quem olhava para o tabernáculo podia dizer: ali é o lugar onde está a presença de Deus, aliás, os pães colocados sobre a mesa na tenda do encontro, eram chamados pães da Presença;
“MOISÉS COLOCOU A MESA NA TENDO DO ENCONTRO, NO LADO NORTE DO TABERNÁCULO, DO LADO DE FORA DO VÉU, E SOBRE ELA COLOCOU OS PÃES DA PRESENÇA, DIANTE DO SENHOR, COMO O SENHOR TINHA ORDENADO.” ( Êxodo 40.22.23).
Em Israel havia muitas mulheres com toda certeza, porém, somente as que eram sábias de coração puderam contribuir com seu trabalho na elaboração das cortinas para o tabernáculo.
A bíblia diz em Provérbios 14.1:
“TODA A MULHER SÁBIA EDIFICA A SUA CASA...”
A mulher precisa ser sábia para edificar a casa espiritual do seu marido e dos seus filhos. Somos o tabernáculo espiritual de Deus. A presença de Deus é constante na vida daqueles que estão em Cristo Jesus, dos que são chamados pelo decreto do Pai celestial.
A sabedoria não mora sozinha, como está escrito:
“EU, A SABEDORIA, HABITO COM A PRUDÊNCIA...” (Provérbios 8.12).
Assim sendo, na vida onde a sabedoria está a prudência também está. Tanto precisamos de uma quanto de outra para lidarmos com a nossa família, principalmente nestes dias.
Quando estas virtudes não se encontram na vida de uma mulher ela se comporta como tola, insensata, imprudente, trazendo deste modo ruína e prejuízos irreparáveis.
Infelizmente muitas mulheres têm desprezado a sabedoria e o bom siso. Têm tomado caminhos de insensatez, de leviandade. Não procuram obedecer à Palavra de Deus, pautando sua vida nos princípios do Reino de Deus.
Lares sem número têm sido desfeitos por conta de atitudes tolas de mulheres néscias, que como está escrito, “aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” ( 2 Timóteo 3.7)
Cada dia devemos pedir a Deus a sabedoria que vem do alto que é:“... PURA, PACÍFICA, MODERADA, TRATÁVEL,, CHEIA DE MISERICÓRDIA E DE BONS FRUTOS, SEM PARCIALIDADE E SEM HIPOCRISIA.” ( Tiago 3.17).
Com tal sabedoria teremos condições de construir o tabernáculo espiritual do Deus vivo na vida de todos quantos estão sob a nossa responsabilidade familiar.
Agora, vejam bem, as mulheres sábias fiavam, teciam... Isso quer dizer que não podemos contribuir para a construção do lugar onde a Presença de Deus é real sem trabalho, sem investir tempo e paciência.
Nos nossos dias já não se usa o tear como antigamente. Agora temos tudo pronto, tudo à mão. Vivemos em um tempo em que a lei do mínimo esforço é praticada. Da mesma maneira como carregando em um botão podemos ter tantas coisas a funcionar, tentamos fazer com isso aconteça na formação de valores na vida dos nossos filhos, netos.
Faz-se necessário investimento pesado, abrir mão de comodidades, de si mesmo até, para que as vidas sejam moldadas e nelas implantadas o caráter de Cristo Jesus.
Todo esse processo requer tempo, dedicação, paciência e acima de tudo amor! Mas com toda segurança posso afirmar que vale a pena, porque todo investimento material é passageiro (veja o casa das bolsas no mundo, quantos perderam tudo quanto investiram!), entretanto aquilo que investimos em vidas perdurará pela eternidade.
Minhas amadas irmãs busquemos a verdadeira sabedoria. Que nossa família possa dar testemunho de que somos mulheres sábias, parceiras de Deus na edificação daqueles que Ele nos entregou para cuidar.
Aniversariantes PARABÉNS! Hebreus 13.10

Nenhum comentário: