quinta-feira, dezembro 18, 2008

E DEUS ESCOLHEU BELÉM!

“MAS TU, BELÉM EFRATA... DE TI VIRÁ PARA MIM AQUELE QUE SERÁ GOVERNANTE SOBRE ISRAEL...” ( Miquéias 5.2).
Quem pode entender os pensamentos do Todo-Poderoso? Quem pode determinar o que Ele deve ou não deve fazer?
Pasmo com a petulância de muitos que se dizem cristão que têm a capacidade de pressionar a Deus para que suas vontades sejam satisfeitas, sendo que muitas vezes a tal vontade está diretamente contrária à vontade de Deus para eles.
Deus tem caminhos que não compreendemos; tem atitudes que não imaginamos; tem desígnios que sequer podemos conceber, mas Ele é DEUS!
Ele resolveu escolher Belém.
No tempo dos juízes a Bíblia faz referência à Belém. Seu nome quer dizer “casa de pão”. Lá viveram Elimeleque com sua esposa Noemi e seus filhos Malom e Quiliom. (Rute 1).
Após a morte do seu marido e de seus filhos foi para Belém que retornaram as viúvas Noemi e Rute, sua nora, esta uma moabita, porém fora escolhida por Deus para ser uma das mulheres que estariam na genealogia do Messias.
Um descendente de Judá, Jessé, tem a sua história também ligada à pequena cidade de Belém. Deus escolheu um dentre os seus filhos para ser o rei de Israel, Davi, aliás, um homem segundo o Seu coração.
Foi para a pequena cidade de Belém que Deus olhou e a escolheu para que nela nascesse o seu Filho Unigênito, o Primogênito dentre todos os irmãos, o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz!
Não escolheu Deus a cidade de Jerusalém já famosa em seu tempo. Era a capital, era grande em relação à pequena Belém. Mas foi Belém a escolhida, como está escrito:
“...EMBORA PEQUENA ENTRE OS GOVERNANTES DE JUDÁ... ( Miqueias 5.2).
Glória a Deus que suas escolhas não se prendem a critérios humanos!
Deus lhe escolheu, nos escolheu! Gentios, sem direito a coisa alguma, como está escrito:
“... SEPARADOS DA COMUNDIADE DE ISRAEL, SENDO ESTRANGEIROS QUANTO ÁS ALIANÇAS DA PROMESSA, SEM ESPERANÇA E SEM DEUS NO MUNDO.” ( Efésios 2.11).
Ele lhe escolheu, sim, Ele lhe escolheu.
Você sem sente pequeno (a), mas Ele lhe escolheu; considera-se ninguém no mundo, mas Ele lhe escolheu. E lhe escolheu para um propósito maravilhoso, aleluia!
Ele lhe escolheu da mesma maneira como escolheu Belém para que em sua vida, que parece insignificante aos olhos dos homens, nascesse o Bem maior – Jesus!
Que critério Deus usou para escolher Belém embora tão pequena? Só Ele sabe. Uma coisa é muito clara na palavra de Deus, que Ele nos escolheu porque nos amou primeiro e quis restaurar a nossa ligação com Ele, glória a Deus!
Ele nos escolheu para que Cristo Jesus fosse gerado em nós (Gálatas 4.19), e uma vez gerado viesse a nascer e nascer com uma finalidade: ser engrandecido através de nós neste mundo.
Belém era pequena, mas foi a escolhida. Os pais de Jesus eram de Nazaré da Galiléia. Pela ordem natural dos fatos era em Nazaré que Jesus deveria ter nascido. Porém, havia uma palavra de profecia quanto ao lugar do nascimento do Filho de Deus: na cidade de Davi.
Deus criou as circunstâncias para que José e Maria fossem até Belém para que lá se cumprisse tudo quanto fora falado pelo profeta Miquéias, aleluia!
Deus cria circunstâncias ainda hoje para que se cumpra todas as palavras que da parte dEle nos foram ditas, aleluia! Por mais difícil que seja para o cumprimento daquilo que o Senhor falou, creia, tão somente creia e espere, pois a hora está chegando para que o propósito do Senhor seja cumprido em sua vida.
Quando Jesus nasceu em Belém as coisas mudaram em relação àquela cidade. De igual modo, quando Jesus nasce em nossa vida, quando Ele se torna o Senhor de fato e de direito, as coisas também mudam.
Belém ficou conhecida desde o primeiro momento em que o Rei dos reis nasceu.
Os anjos falaram para os pastores:
“... NA CIDADE DE DAVI VOS NASCEU HOJE O SALVADOR...” (Lucas 2.11).
Os magos seguiram a estrela que os guiou até Belém (Mateus 2,9).
Até hoje a pequena cidade de Belém é referida com respeito por causa Deus-menino que nascera em seu território.
Aprouve a Deus que nos tornemos conhecidos apenas e tão somente por causa do Senhor Jesus reinando em nossa vida. Que jamais nos vangloriemos de coisa alguma, mas, como a cidade de Belém que até hoje permanece pequena, sem expressão política ou econômica, nem qualquer outra coisa que a torne destaque nos noticiários internacionais, sejamos humilde o suficiente para reconhecer que todo o reconhecimento que fazem de nós é por causa DELE – Jesus que vive em nós!
Aniversariantes PARABÉNS! Isaias 50.8



Nenhum comentário: