quinta-feira, dezembro 11, 2008

VITORIOSOS COMO JESUS

“ AO QUE VENCER EU LHE CONCEDEREI QUE SE ASSENTE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU VENCI E ME ASSENTEI COM MEU PAI NO SEU TRONO.” ( Apocalipse 3.21.
Estamos vendo crescer a cada dia o número de cristão que falam sobre uma vida vitoriosa, aliás, esse é o tema favorito de muitos pregadores nos últimos tempos. Em meio a dificuldades do sofrimento de tantos e tantos temos a mensagem de que viver em vitória é viver sem sofrimento, sem passar necessidades, enfim, conseguir tudo quanto deseja, possuir bens materiais, ter saúde, não ter problemas na família, nem outras vicissitudes.
Partindo dessa premissa o meu Mestre e Senhor não foi um homem vitorioso. Embora sendo Deus e homem, sua vida terrena não foi nada fácil, segundo as escrituras. Teve problemas com a sua família ( João 7.5), não foi bem recebido no meio dos seus parentes (Lucas 4.28), nasceu como pobre, viveu como pobre ( Lucas 9.58), morreu como pobre e como pobre foi enterrado, embora enterrado com os ricos, em um túmulo emprestado.
O meu Senhor não deixou nada material por isso Ele ordenou que não ajuntássemos tesouro na terra ( Mateus 6.19). Ele deu o exemplo. Entretanto, Ele foi o homem mais vitorioso que pisou nesta terra!
Sua vitória final foi culminada no Calvário, naquele espetáculo de dor e sofrimento que jamais alguém pode suportar. Sofrimento físico, emocional, psicológico e espiritual. Aparentemente poderia parecer uma derrota o final da vida do meu Mestre. Dizem alguns pregadores que o inferno comemorou a sua derrota, celebrou, (não encontro respaldo bíblico para tal, até porque como iriam comemorar se os lideres deles foram despojados – Colossenses 2.15?)
Quando pensamos racionalmente sobre o assunto entendemos que a tal vida vitoriosa pregada nos nossos púlpitos, na verdade, é uma mensagem que poder trazer frustração para todos quantos vivem em lutas e dificuldades, sofrimentos e aflições. Tem até quem diga que se não vivemos em prosperidade material é porque estamos em pecado, ou não somos de verdade filhos de Deus.
A coisa está tão séria que as pessoas comemoram a compra de uma casa e de um bem material qualquer, mas quantos estão comemorando quando levam uma pessoa a Cristo? Quantos celebram quando um irmão é revestido de poder? Quantos celebram ao verem um pessoa cheia do Espírito Santo, ou fazendo milagres em nome do Senhor (não pelo espírito de engano, claro)? Até na hora do convite quando pessoas se decidem a entregarem suas vidas a Cristo, em muitos lugares, não há uma só manifestação de louvor e glorificação ao Senhor Jesus. Por que celebramos vitórias materiais e não vitórias espirituais?
Desde quando o Senhor nos prometeu viver uma vida sem aflições e sofrimento? Se Ele como Filho de Deus gerado “aprendeu obediência por aquilo que sofreu” ( Hebreus 5.8) e eu?
A vida vitoriosa de Jesus deve ser o nosso exemplo como seu Corpo. Ele disse:
“POIS SE FAZEM ISTO COM A ÁRVORE VERDE, O QUE ACONTECERÁ QUANDO ELA ESTIVER SECA?” ( Lucas 23.31).
Jesus foi vitorioso por viver uma vida de obediência e submissão total à vontade do Pai. Isso sim, é viver uma vida vitoriosa! Em nenhum momento Ele fez a sua própria vontade, em tudo procurou buscar o que o Pai tinha para Ele, e cumpriu fielmente todo o plano elaborado antes da fundação do mundo.
Se eu quiser um dia me assentar com Jesus no trono, preciso viver uma vida vitoriosa da maneira como Ele viveu e isso não significa viver de acordo com os padrões sociais de prosperidade em todas as áreas, absolutamente!
Muitos que se dizem cristão estão tão preocupados em mostrar que são vencedores, que vivem nababescamente como filhos do Rei ( o legítimo filho do Rei, filho gerado, viveu com os marginalizados deste mundo e não nos palácios), correm para as igrejas (templos), com a finalidade de buscar coisas materiais, esquecidos de buscar as coisas que são de cima, procurar com zelo os dons espirituais, buscar as virtudes que não nos deixam ociosos nem estéreis espiritualmente.
Todavia, eu glorifico a Deus pelas vidas humildes que, como o Senhor Jesus, a despeito de tudo procuram agradar-lhe e fazer a sua vontade. São pessoas que estão mais interessadas na face do Senhor do que no trabalho de suas mãos. São salvos que têm os corações inclinados para a verdadeira adoração, aquela que não é visível aos olhos dos homens, mas que o Pai recebe com alegria, porque é resultado de uma vida de submissão a Ele.
Está alguém a sofrer neste dia? Atravessando momentos difíceis de relacionamento? Problemas de saúde em si ou na família? Aflito por outra qualquer circunstância? Bem-vindo ao grupo dos vitoriosos em Cristo!
Não há vitória completa sem Calvário! A manhã da ressurreição cai chegar com certeza, mas enquanto ela não raia, vamos entregando cada dia nossas dores e dificuldade Àquele que, como um de nós sabe o que é viver como homem neste mundo.
Procuremos obedecer a sua palavra lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, indo a Ele quando estamos cansados e oprimidos, confiando no seu glorioso poder e na sua poderosa intercessão por nós a todo momento, diante do Pai.
Não nos deixemos levar pelo engano do maligno e entendamos de verdade o que seja viver uma vida de vitória no Reino de Deus, Jesus é o nosso maior exemplo. Sigamos, pois! Cada dia que vivemos dentro da vontade do Pai, em obediência (embora imperfeita) a sua Palavra é mesmo um dia de grande vitória. Ao examinarmos a nós mesmo e sentir o testemunnho do Amigo que estamos em Cristo, que grande vitória!
E naquele memorável dia (que está bem próximo!), veremos quem de nós venceu como Ele quando formos chamados por Ele para nos assentarmos no trono, aleluia!
Aniversariantes PARABÉNS! Romanos 8.1

Nenhum comentário: