segunda-feira, março 23, 2009

INGRATIDÁO, UMA CARACTERÍSTICA DO HOMEM

“… ONDE ESTÁO OS NOVE?” (Lucas 17.17).
Como é bom receber uma palavra de agradecimento e gratidão por alguma coisa que fazemos em favor de alguém. Isto não significa, necessariamente, ser massageado no ego, absolutamente! Mas sentir alegria como recompensa pelo benefício feito.
Entretanto, como somos afetados pela ingratidão! Parece que sofremos mais ingratidão daqueles a quem amamos, dos que estão mais perto de nós.
Mas, será que plantamos gratidão na vida dos nossos filhos desde pequeninos? Ensinamos-lhes a agradecer por tudo quanto recebem no seu dia-a-dia? Será que eles escutam na vida doméstica, palavras que expressam a gratidão do marido em relação ä esposa e vice-versa?
Como é o ambiente que oferecemos aos nossos familiares? Há nele manifestações de apreço e agradecimento por pequeninas coisas que, muitas das vezes passam despercebidas?
Não podemos esquecer de que é plantando que conseguiremos colher e como está escrito:
“TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ.”( Gálatas 6.7).
Jesus fizera o bem a doze homens que tinham lepra. Eram eles pessoas excluídas da sociedade, da família, enfim. Ao encontrar-se com Jesus, mesmo de longe, clamaram pela Sua compaixão. Jesus não se fez de rogado, e, imediatamente deu a ordem abençoadora para aquelas vidas:
“AO VE-LOS, DISSE-LHES JESUS: IDE E MOSTRAI-VOS AOS SACERDOTES.”( Lucas 17.14).
Eles não questionaram, mas obedeceram. A atitude de obediência sem questionamento, fez com que o milagre acontecesse. Antes mesmo de apresentarem-se aos sacerdotes percebem que já não havia mais lepra em seus corpos, aleluia!
Quantas vezes deixamos de receber milagre em nossas necessidades por não sermos obedientes ao que o Senhor nos ordena. Ao invés de obedecermos, ainda temos a coragem de ficar questionando o por que da ordem, o para que, agindo com incredulidade, indagando como é que tal coisa acontecerá. Que o Senhor tenha de nós misericórdia para que não pereçamos neste deserto por causa da nossa incredulidade.
Ordem de Deus é inquestionável! Ele manda e os seus filhos devem obedecer sem medir as conseqüências. Agora é necessário saber com segurança se tal ordem vem mesmo do Senhor, pois estamos vivendo dias em que há muitos falando em Nome do Senhor, sem que o Senhor os tenha mandado falar. Quanto prejuízo tem causado ao povo de Deus esse tipo de mensagem!
Aqueles, porém, que têm intimidade com o Senhor das suas vidas conhecem a Sua voz! A Sua voz é inconfundível e não pode trazer dúvida quando O escutamos falar conosco, aleluia! A obediência é a melhor opção.
Ao notarem que o milagre aconteceu, nove deles seguiram o seu caminho, com toda certeza cheios de júbilo, de alegria! A maravilha de poder voltar ao convívio da família, ao meio da sociedade, tornar a freqüentar as reuniões na sinagoga, enfim, viver uma vida normal assomou de tal maneira que se esqueceu de voltar para agradecer a Jesus, o instrumento do milagre.
Quando o samaritano se aproxima de Jesus dando glória a Deus em alta voz, prostrando-se com o rosto em terra agradecendo-lhe, o Mestre faz a observação, com a pergunta:
“NÁO ERAM DEZ OS QUE FORAM CURADOS? ONDE ESTÁO OS NOVE?”l
O único que voltou para dar glória a Deus foi o estrangeiro. Os que eram filhos de Israel não atentaram para a importância da gratidão. Jesus não deixou de valorizar a atitude do samaritano, ao mesmo tempo em que mostra o seu desapontamento em relação ao nove israelitas.
Como disse o próprio Senhor Jesus: OS FILHOS DAS TREVAS SÁO MAIS PRUDENTES DO QUE OS FILHOS DA LUZ...
Há situações em que os filhos de Deus se esquecem de que há uma ordem na Palavra dizendo
“... SEDE AGRADECIDOS.” (Colossenses 3.15).
Neste dia será que já agradecemos ao Pai celestial por cada detalhe que Ele nos proporcionou até este momento? Será que nos lembramos de agradecer pela nossa salvação e por todas as bênçãos espirituais com que já somos abençoados em Cristo Jesus ( Efésios 1.3)?
Ou será que até agora só abrimos a nossa boca para reclamar, queixar, murmurar, questionar a Deus o porquê da nossa oração ainda não ter sido respondida? Será que estamos (como muitos) exigindo os nossos direitos (que direitos?), alegando nossa fidelidade, tempo de serviço no reino, e todas as coisas que, na verdade, acontecem na nossa vida por causa DELE?
Estimulemos nossa família a viver com gratidão não somente a Deus, mas também uns aos outros, pois isso certamente agradará o coração do Pai!

Nenhum comentário: