domingo, março 01, 2009

TERRA DE MONTES E DE VALES


“... A TERRA QUE PASSAIS A POSSUIR É TERRA DE MONTES E DE VALES...” ( Deuteronômio 11.11).
Quando Abrão e Ló se separaram por causa da contenda entre os pastores de ambos, Ló fez a sua escolha:
“LEVANTOU LÓ OS OLHOS E VIU TODA A CAMPINA DO JORDÃO... ENTÃO, LÓ ESCOLHEU PARA SI TODA A CAMPINA DO JORDÃO... ( Gênesis 13.10.11).
A terra que Ló escolheu era uma planície, uma campina bem regada.
Ló se foi para um lado e Abrão foi para o outro como ele mesmo dissera:
“... SE FORES PARA A ESQUERDA, IREI PARA A DIREITA; SE FORES PARA A DIREITA, IREI PARA A ESQUERDA.” ( Gênesis 13.9).
O lugar para onde Abrão se foi era a terra de Canaã. Terra de montes e de vales.
Deus mandou Abrão percorrer a terra no comprimento e largura prometendo que lha daria.
A descendência terrena de Abraão viveu em uma terra de montes e de vales. A descendência espiritual de Abraão – a Igreja, não poderia ser diferente.
Nossa caminhada espiritual é mesmo de altos e baixos. Ora estamos nos picos mais altos, onde a nossa fé está no auge, quase conseguimos tocar os céus de tanta confiança, ousadia, destemor. Deus honra a nossa atitude de fé e vemos milagres acontecerem, e tudo isso para que o Seu Nome seja glorificado através da nossa vida.
Nossa fé já não foi provada no monte Moriá, o lugar onde tivemos de entregar o nosso “Isaque”?
Quem dos que vivem em Cristo nunca viveu experiência profunda de estar na presença de Deus como o povo no monte Sinai?
Quem não experimentou ver o sobrenatural de Deus como Moisés no monte Horebe?
Quem não vivenciou desafios como Elias no monte Carmelo, esperando a chuva?
Quantos de nós não temos sido abençoados no monte Gerizim ao mesmo tempo em que sofremos maldição de alguém no monte Ebal?
Entretanto, quantas vezes descemos vales profundos... Vales onde a escuridão nos rodeia; vales onde o medo nos apavora; vales onde a morte nos espreita; vales da decisão; vales onde nos sentimos totalmente só e procuramos alguém que nos estenda a mão e não há absolutamente ninguém!
E, quando nos encontramos no vale parece que a nossa fé vai se esvaindo, se apagando, mas como está escrito sobre Jesus:
“... NÃO APAGARÁ O PAVIO QUE FUMEGA...” (Isaias 42.3), Ele, o nosso Salvador chega com a sua graça e a nossa fé é restabelecida, daí podemos começar a subida até chegar ao próximo monte que nos espera, onde nossa fé é exercitada, aleluia!
Sempre é bom lembrar que nossa vida nem sempre é no monte e também nem sempre é no vale. Passamos por um tanto quanto pelo outro; tanto o monte quanto o vale são necessário na nossa caminhada em fé, para que Deus seja glorificado em nós, para que tenhamos experiências a compartilhar com outros.
Enquanto no monte poderemos ajudar os que estão no vale, pois quando estivermos no vale alguém também estará disposto a nos ajudar.
Os siros (arameus) certa vez disseram:
“... O SENHOR É DEUS DOS MONTES E NÃO DOS VALES...” ( 1 Reis 20.28).
Mas o Senhor dos Exércitos é Deus tanto dos montes como dos vales! E foi Ele quem deu a vitória a Israel seu povo, pois como está escrito:
“... OS FILHOS DE ISRAEL, NUM SÓ DIA, FERIRAM DOS SIROS CEM MIL HOMENS DE PÉ.” ( 1 reis 20.29).
O nosso Deus está conosco nos montes e também nos vales, glória a Deus!
Quando estivermos nos montes não nos deixemos levar pelo orgulho ao ver o resultado da nossa atitude em fé. De igual modo quando estivermos nos vales não nos deixemos abater a ponto de não crer que o Senhor nos levará em seus braços e nos ajudará com sua destra fiel.
Não sei se os que me lêem neste dia encontram-se no monte ou no vale, todavia, tenho certeza que Aquele que lhes comprou está convosco todos os dias e em todos os lugares. Se estiver no monte glorifique a Deus; se estiver no vale glorifique a Deus, porque Ele merece toda a glória independente da circunstância que vivermos.
Quando Cristo Jesus vier buscar a Noiva tanto os que estão no monte quanto os que estão no vale poderão subir com Ele se tão somente forem fiéis!


Um comentário:

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Amada irmã Lídia, como vai?

Preciso do endereço de vosso e-mail para contato.

Abraços em todos de vossa família.

Paz do Senhor!

Pr. Altair Germano


altair.germano@gmail.com
(81) 9232 0617