segunda-feira, março 30, 2009

O PERIGO DAS PREOCUPAÇÕES COM AS COISAS TERRENAS

“... VISTO QUE SÓ SE PREOCUPAM COM AS COISAS TERRENAS.” ( Filipenses 3.19).
Ao ler o texto onde está inserido a escritura acima, fui mesmo impactada com as palavras do Senhor ali escritas, e, como vivemos em dias onde as preocupações com as coisas terrenas têm se tornado quase que uma prioridade, é bom voltarmos para a Palavra e tomar cuidado com a nossa vida, meus amados.
Quem não se preocupa? Esta é a pergunta mais óbvia possível. Enquanto estamos neste tabernáculo, sujeito às paixões carnais quer queira quer não, temos preocupações. O problema é até aonde essas preocupações estão assomando de tal maneira, a ponto de dominar a nossa mente e não conseguirmos pensar nas coisas que são de cima, quando a Palavra ordena:
“PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA, NÃO NAS QUE SÃO AQUI DA TERRA.” ( Colossenses 3.2).
O contexto do tema em apreço menciona alguns tipos de pessoas, crentes, que vivem nas igrejas locais, sim, senão vejamos:
1. O apóstolo escreve: “POIS MUITOS ANDAM ENTRE NÓS...” (Filipenses 3.18).
2. Estes tais que estão no meio do povo de Deus, segundo o apóstolo, inspirado pelo Amigo Espírito Santo, “SÃO INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.” ( Filipenses 3.18).
3. A vida destes tem como prioridade os alimentos, só pensam no estômago, vivem para comer e não comem para viver. Praticam mesmo a glutonaria, (obra da carne), e como está escrito: “... O DEUS DELES É O VENTRE...) Filipenses 3.19).
4. Ainda diz o texto: “... A GLÓRIA DELES ESTÁ NA SUA INFÂMIA...” ( Filipenses 3.19), e a Palavra de Deus é categórica quando afirma: “O DESTINO DELES É A PERDIÇÃO.” (Filipenses 3.19).
Estas coisas terríveis não estão relacionadas com pessoas que vivem no mundo, praticando a imoralidade, vivendo nos prazeres da carne, roubando, matando, enfim, cometendo atitudes aceitas ou não pela sociedade de modo geral. São contudo, pessoas que mesmo no meio da igreja local, vivem todo tempo preocupadas com as coisas terrenas, meu Deus!
Irmãos amados, já imaginaram quando a trombeta tocar, o arrebatamento acontecer, de repente, alguém que vive fora da igreja afastado dos caminhos do Senhor, encontra-se com um crente que vivia na igreja, até trabalhando no reino, talvez muito ocupado com as coisas da organização, e não subiu com a Noiva?
Ao ser indagado o porquê de ter ficado o tal responderá que a causa foi o excesso de preocupação com as coisas terrenas.
O Senhor Jesus também nos advertiu sobre o caso quando assim se expressou:
“ACAUTELAI-VOS POR VÓS MESMOS, PARA QUE NUNCA VOS SUCEDA QUE O VOSSO CORAÇÃO FIQUE SOBRECARREGADO COM AS CONSEQUENCIAS DA ORGIA, DA EMBRIAGUÊS E DAS PREOCUPAÇÕES DESTE MUNDO, E PARA QUE AQUELE DIA NÃO VENHA SOBRE VÓS REPENTINAMENTE, COMO UM LAÇO.” ( Lucas 21.34).
Vede bem que entre as coisas que normalmente o salvo em Cristo está afastado delas (orgias, embriaguês), estão as preocupações com as coisas deste mundo, e o Senhor Jesus nos manda ter cuidado para não sermos pegos de surpresa no Dia do Senhor.
O que fazer com as preocupações? Entregar o motivo delas ao Pai celestial, porque Ele cuida muito bem dos seus filhos e garante suprir todas as nossas necessidades.
E se a preocupação não for com coisas necessárias e sim supérfluas? Pior ainda. Pense em alguém que perde o sono, fica estressado porque não consegue trocar de carro, ou mesmo fazer uma roupa nova para tal festa na igreja, por não adquirir as coisas que seus amigos têm adquirido, enfim...
A Igreja Noiva do Cordeiro está interessada nos valores espirituais e não em valores terrenos. Os valores terrenos são passageiros, os valores espirituais são para a eternidade.
A Igreja Noiva está preocupada em ganhar almas, levar a Palavra aos que não conhecem o Senhor Jesus, visitar os enfermos levando-lhes uma palavra de conforto, dá o ombro para apoiar o fraco, estender as mãos para o aflito e necessitado, enfim, ela está no mesmo propósito do Noivo quando aqui viveu. Ela não está interessada em coisas que lhe promovam diante dos homens mas o seu interesse é agrada em tudo o Noivo amado, aleluia!
Pouco importa a maneira como seja avaliada pelos homens deste mundo, a sua preocupação é tão somente: Como o meu Noivo está me avaliando neste dia?
Amados meus, tomemos cuidado com a nossa posição nesta terra, o melhor mesmo é assumirmos, e bem depressa, nosso lugar na verdadeira Igreja, cujo interesse está nas coisas que são de cima, e isso é o que ela procura buscar, como está escrito:
“PORTANTO, SE JÁ RESSUSCITASTES COM CRISTO, BUSCAI AS COISAS QUE SÃO DE CIMA, ONDE CIRSTO VIVE, ASSENTADO Á DIREITA DE DEUS.” (Colossenses 3.1)

4 comentários:

tony disse...

Querida Irmã em Cristo, está mensagem valou muito ao meu coração. Que o Senhor Jesus continue usando a irmã.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querido irmão Deus continue a lhe abençoar
Em tudo e por tudo Deus seja louvado.
O Amigo Espírito Santo tem interesse em nos despertar para o encntro com o Noivo amado - Jesus.
Um abraço
a conserva no amor de Cristo.
lidia

Josafá Lima disse...

Prezada irmã realmente O Santo Espírito tem me feito meditar nestas palavras e principalmente naquelas "...cujo fim é a perdição." Filip. 3:19. Boa sua reflexão. Lembrei de uma passagem de um livro que li que diz :A crise aproxima-se furtiva e gradualmente de nós. O Sol brilha no firmamento, fazendo seu ordinário percurso, e os céus declaram ainda a glória de Deus. Os homens ainda comem, bebem, plantam e edificam, casam e dão-se em casamento. Os comerciantes continuam a vender e comprar. Os homens se empurram uns aos outros, contendem pelas mais altas posições. Os amantes de prazer aglomeram-se ainda nos teatros, nas corridas de cavalo, nos antros de jogo. São dominados pelo maior excitamento, todavia o tempo de graça aproxima-se rapidamente do fim, e todo caso está para ser eternamente decidido. Satanás vê que seu tempo é curto. Tem posto em operação todas as suas forças a fim de os homens serem enganados, seduzidos, ocupados e enlaçados até que o dia da graça se haja findado, e a porta da misericórdia esteja para sempre fechada.DTN 636." Irmã é tempo de preparação para o reino de Deus.Deus abençõe a irmã.

Josafá Lima disse...

A crise aproxima-se furtiva e gradualmente de nós. O Sol brilha no firmamento, fazendo seu ordinário percurso, e os céus declaram ainda a glória de Deus. Os amantes de prazer aglomeram-se ainda nos teatros, nas corridas de cavalo, nos antros de jogo. São dominados pelo maior excitamento, todavia o tempo de graça aproxima-se rapidamente do fim, e todo caso está para ser eternamente decidido. Satanás vê que seu tempo é curto. Tem posto em operação todas as suas forças a fim de os homens serem enganados, seduzidos, ocupados e enlaçados até que o dia da graça se haja findado, e a porta da misericórdia esteja para sempre fechada.DTN 636