segunda-feira, julho 06, 2009

A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM DOS REINOS


“... ESTÁ ALGUÉM ALEGRE ? CANTE LOUVORES. (Tiago 5.13).
O cidadão do reino de Deus vive alegre, visto que uma das características do reino é:
“... ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO.” ( Romanos 14.17).
Jesus orou ao Pai dizendo:
“... PARA QUE ELES TENHAM A MINHA ALEGRIA COMPLETA EM SI MESMOS.” ( João 17.13).
Mesmo quando vivemos momentos de tristeza, no nosso homem interior há alegria, por isso a nossa linguagem é diferente da linguagem do reino das trevas.
A linguagem do reino das trevas é de queixa, lamentação, lamúria, reclamação, insatisfação, revolta, vingança, enfim.
No reino da luz as coisas são completamente opostas.
O verdadeiro cidadão do reino de Deus tem uma linguagem de louvor e de ação de graças, mesmo atravessando dificuldades e dissabores.
A famosa história de Atos 16. Paulo e Silas estavam presos depois de terem sido açoitados, alem de presos estavam com os pés no tronco, uma coisa extremamente incômoda.
Aquela situação poderia sugerir uma linguagem de revolta, pois afinal eles tinham sido injustiçados, nada fizeram que merecesse tal castigo, aliás, Paulo, usando da autoridade do nome de Jesus, deixou liberta uma moça escravizada pelo diabo. Na verdade eles tinham feito o bem.
Todavia, o comportamento deles não foi de lamúria, queixa, ou qualquer sentimento de revolta, muito pelo contrário, aproveitaram aquele momento difícil para orar e cantar louvores a Deus ( Atos 16.25), o que significa dizer que estavam alegres.
Eles estavam fazendo aquilo que o Senhor Jesus dera exemplo quando, após celebrar a Páscoa com os discípulos, (a última), cantou um hino, como está escrito:
“E, TENDO CANTADO UM HINO, SAIRAM PARA O MONTE DAS OLIVEIRAS.”(Mateus 26.30).
Era um momento muito delicado na vida de Jesus. Ele sabia que daquele momento em diante as coisas iriam acontecer. Ele seria traído, preso, açoitado e por fim seria crucificado. Uma estrada de dores e de sofrimento estava a sua frente. Mesmo assim Ele teve forças para louvar!
Amados, o mundo precisa ver em nós a diferença. Não podemos afirmar que estamos no reino de Deus e nossa linguagem ser a mesma do reino das trevas.
Busquemos a ajuda do Amigo Espírito Santo para que possamos em todas as ocasiões deixar sair dos nossos lábios expressões de louvor a Deus e de ação de graças. A Bíblia diz:
“LOUVAREI AO SENHOR EM TODO TEMPO, O SEU LOUVOR ESTARÁ SEMPRE NA MINHA BOCA.” (Salmo 34.1).
Esse deve ser o propósito principal do cidadão do reino da luz: louvor e ação de graças.
O louvor do Senhor deve estar sempre na nossa boca.
O que está em nossa boca hoje? O trono de Deus tem se movido com os nossos louvores neste dia? O nosso adversário tem sido incomodado com as expressões de ação de graças proferidas por nossos lábios? Ou ele tem levado vantagem sobre nós quando nos faz abrir a boca para queixar, reclamar, lamentar, lamuriar, maldizer? Para qual dos reinos temos feito pontos com as nossas palavras, para o reino da luz ou para o reino das trevas?
Se o resultado do placar é de maior número de pontos para o reino das trevas é hora de arrependimento sincero, buscando a ajuda do Amigo para mudar de linguagem, usando o vocabulário do reino da luz. Ainda há tempo para virar o placar! Mas é necessário agir depressa.
Todos os dias devemos avaliar a nossa linguagem e qual o vocabulário que mais usamos no decorrer das horas no nosso dia-a-dia. Em nome de Jesus estejamos alertas para não darmos ocasião ao nosso adversário para nos acusar diante de Deus com propriedade.
“FALANDO ENTRE VÓS COM SALMOS, ENTOANDO E LOUVANDO DE CORAÇÃO AO SENHOR COM HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS.” (Efésios 5.19). E ainda:
“... LOUVANDO A DEUS, COM SALMOS, E HINOS, E CÂNTICOS ESPIRITUAIS, COM GRATIDÃO, EM VOSSO CORAÇÃO.” ( Colossenses 3.16).
Acorde com louvor e ação de graças; passe o dia com louvor e ação de graças; adormeça com louvor e ação de graças!
“AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA, NEM HAJA FRUTO NA VIDE; O PRODUTO DA OLIVEIRA MINTA, OS CAMPOS NÃO PRODUZAM MANTIMENTO; AS OVELHAS SEJAM ARREBATADAS DA MALHADA, E NOS CURRAIS NÃO HAJA VACAS, TODAVIA, EU ME ALEGRAREI NO SENHOR, EXULTAREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. O SENHOR É A MINHA FORTALEZA, E FAZ OS MEUS PÉS COMO OS DA CORÇA.” (Habacuque 3. 17-19).
Maranata!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela reflexão, infelizmente nossas palavras nem sempre expressam o reino ao qual acreditamos pertencer. É difícil alegrar-se e louvar em meio a grandes tribulações, mas a Palavra nos ensina assim para vencermos. Deus continue te usando!

Bia - Deus e a Menina

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querida irmã Bia Deus a abençoe ricamente
Agradeço por ler aquilo que escrevemos conforme o Amigo nos dá.
Em tudo e por tudo Deus seja louvado!
E lembre-se minha irmã: apesar das circunstâncias precisamos viver alegres, pois afinal é mandamento. Filipenses 4.4.
Um abraço da conserva
lidia