sexta-feira, julho 24, 2009

O FERMENTO DE HERODES

“... VEDE, GUARDAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS E DO FERMENTO DE HERODES. (Marcos 8.15).
Esta palavra tem vindo muito forte ao meu coração: guardai-vos do fermento de Herodes.
Fermento, na Bíblia, fala de mistura, corrupção, mal; Deus não aceitava que nas ofertas para Ele fosse colocado fermento, porque aquela oferta deixava de ser pura. Fermento leveda e a massa onde ele é colocado deixa de ser pura.
Como Igreja de Cristo (Corpo(, precisamos ter muito cuidado com o fermento, embora sabendo que o Senhor Jesus disse:
“... O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE AO FERMENTO QUE UMA MULHER TOMOU E ESCONDEU EM TRÊS MEDIDAS DE FARINHA, ATÉ FICAR TUDO LEVEDADO.” ( Mateus 13.33).
Jesus fez uma afirmativa que tudo iria ficar levedado, ou seja, a mistura, a falta de pureza, a corrupção iria infiltrar-se, sorrateiramente, em todos os segmentos da Igreja na terra. É exatamente isso que estamos percebendo meus amados.
Entretanto, o fermento de Herodes passa também pela política conforme nos falou um estudioso da Palavra de Deus, homem muito respeitado no meio do nosso povo.
Herodes era um judeu a serviço de Roma; um político que fazia suas proezas a fim de manter-se no poder.
Meus amados, busquemos a orientação do Amigo Espírito Santo para que Ele nos ajude a vivermos uma vida irrepreensível para a vinda de Jesus, como está escrito:
“E O MESMO DEUS DA PAZ VOS SANTIFIQUE EM TUDO; E O VOSSO ESPÍRITO, E ALMA E CORPO SEJAM CONSERVADOS ÍNTEGROS E IRREPREENSÍVEIS NA VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.” ( 1 Tessalonicenses 5.23).
Temos tido cuidado com a “doutrina” no sentido de procurar salvaguardar os bons costumes, especialmente no que diz respeito ao uso do nosso corpo; tentamos mostrar ao mundo uma aparência de santos. Porém, muitas vezes, não tomamos o devido cuidado com o fermento de Herodes e permitimos que a corrupção nos contamine.
É lamentável ver o envolvimento do povo que se chama pelo nome do Senhor com a política tanto secular como eclesiástica. Todo tipo de política é misturada com o sistema maligno que domina o mundo. A política passa por mentira, falsidade, engano, corrupção, facção, divisão, dissensão, enfim, obras da carne, cuja Palavra afirma que os praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus ( Gálatas 5.21).
Nasci com uma mãe crente que me levou ao templo para apresentar-me ao Senhor; cresci na mesma igreja onde minha mãe me entregou a Deus; fui adolescente, jovem, adulta e nunca vi meus pastores envolvidos com algum tipo de politicagem nem no mundo e nem na igreja.
Louvo a Deus pela vida daqueles que mantiveram a sã doutrina, procurando viver o que diz a Palavra:
“... NA DOUTRINA, MOSTRA INCORRUPÇÃO...” ( Tito 2.7).
Para decidir as coisas da Igreja temos o Amigo Espírito Santo que está pronto a “ensinar todas as coisas”; “a guiar em toda a verdade”. E este mesmo Espírito Santo, que cuida da Noiva, tem capacidade de intervir em todos os segmentos da igreja local, como organização, usando quem Ele quer para beneficiar o povo de Deus. Creio dessa maneira.
Os argumentos usados tendo com exemplo José, Daniel e José de Arimatéia, não me convencem da necessidade de se fazer política para ajudar a igreja. Tanto José, quanto Daniel, jamais se envolveram em aliciamento para conseguir o cargo que ocuparam, muito pelo contrário. Eram eles os menos indicados para os tais, afinal, tanto um quanto o outro eram estrangeiros no lugar onde foram colocados por Deus como liderança secular. Por causa de José ou de Daniel não houve relações cortadas, comunhão quebrada entre irmãos, absolutamente. Infelizmente, isso é o que a política tem trazido no meio dos crentes.
Quanto a José de Arimatéia, alguém fez a seguinte colocação: Bem que foi grande a ajuda do senador Arimatéia quando Jesus morreu, para o seu sepultamento. Ao escutar essa colocação, imediatamente veio-me à mente o seguinte pensamento: O senador José cuidou do corpo morto de Jesus!
Creio que há um remanescente, aleluia! Aqueles que como os crentes de Sardes não se contaminaram e como disse Jesus:
“TENS, CONTUDO, EM SARDES, UMAS POUCAS PESSOAS QUE NÃO CONTAMINARAM AS SUAS VESTIDURAS E ANDARÃO DE BRANCO JUNTO COMIGO, POIS SÃO DIGNAS.” ( Apocalipse 3.7).
É nesse grupo que eu quero estar amados e nunca, jamais, no grupo daqueles que se contaminaram com o fermento de Herodes!
Sei com todas as letras que o Noivo é puro e todos quantos quiserem estar na Noiva têm que ser puros, procurando de todas as formas manter a integridade, para que não venham a corromper-se.Na cidade celestial não entra nada contaminado, como está escrito:
"NELA, NUNCA JAMAIS PENETRARÁ COISA ALGUMA CONTAMINADA..." ( Apocalíse 22.27).
Guarda-nos Senhor, em nome de Jesus!
Maranata!

Nenhum comentário: