sexta-feira, agosto 07, 2009

GUARDAI-VOS...

“GUARDAI-VOS DE EXERCER A VOSSA JUSITÇA DIANTE DOS HOMENS, COM O FIM DE SERDES VISTOS POR ELES; DOUTRA SORTE, NÃO TEREIS GALARDÃO JUNTO DE VOSSO PAI CELESTE.” ( Mateus 6.1).
Lembro-me bem daquela irmã que ao perceber que o seu nome não estava escrito na programação do evento da sua igreja, teve um acesso de ira e exigiu que fossem feitos novos panfletos nos quais o seu nome fosse incluído, pois afinal ela era uma das pessoas que estavam preparando aquele evento. E a igreja teve que deitar no lixo mais de quinhentas programações e mandar fazer novas para serem distribuídas com aqueles que vinham participar das festividades. Crise aguda de virose luciferiana!
Amados, tenhamos cuidado com o nosso procedimento na obra de Deus na terra. Jesus disse que devermos nos guardar de exercer a nossa justiça diante dos homens. Isso quer dizer que de modo nenhum podemos ou devemos alardear os nossos feitos ou mesmo as nossas boas obras, se assim as fizermos.
Aliás, o Senhor Jesus ensinou que:
“QUANDO, POIS, DERES ESMOLAS, NÃO TOQUES TROMBETA DIANTE DE TI, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM GLORIFICADOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE ELES JÁ RECEBERAM A RECOMPENSA.” ( Mateus 6.2).
Se não vigiarmos somos tentados a propagar o que fazemos de bem no reino de Deus; parece uma coisa que nada representa contar para outro o que semeamos em amor para como os irmãos. Mas Jesus disse que não fizéssemos assim.
O perigo é muito grande de atrairmos para nós as atenções como se nós fossemos melhores que os outros; traz uma certa satisfação ao “ego”; estimula o culto a si mesmo; faz com que corramos o risco de nos julgarmos melhores que os demais; pode nos levar a criticar os que não fazem o que fazemos, enfim, entrarmos em caminho que nos levará certamente a nos afastarmos de Deus. Jamais o soberbo, orgulhoso estará perto de Deus, pois como está escrito:
“O SENHOR É EXCELSO, CONTUDO, ATENTA PARA OS HUMILDES; OS SOBERBOS, ELE OS CONHECE DE LONGE.” ( Salmo 138.6).
A Bíblia diz que os outros é que devem falar das nossas atitudes boas e não nós mesmos.
Há pessoas que demonstram uma grande satisfação em dar relatório do seu trabalho de caridade na casa de Deus; propagam quantas cestas básicas distribuem com os necessitados; quanto contribuem para a obra de missão; o que fazem em favor dos enfermos...
Há uma religião que leva em consideração a lista dos feitos em caridade de alguém, e, depois da morte desta pessoa, a tal passa a ser considerada no rol dos santos, canonizados, ou seja, instrumento de idolatria.
Guarde-nos o Senhor de nos tornarmos instrumentos de idolatria para outros, pois tanto o que idolatra quanto o ídolo estão correndo o risco de, se não se converterem a Deus, ficarem fora da cidade santa.
O melhor mesmo é que os homens sequer saibam o que fazemos em atos de generosidade e amor, mas somente o Pai celestial registre no Seu livro.
Assim, quando nos apresentarmos diante do Senhor no tribunal de Cristo, poderemos ver nossas obras serem queimadas e aquilo que fizemos por meio do corpo, ser transformado em ouro, prata ou pedras preciosas, ou seja, permanecerem.
Avaliemos as nossas atitudes amados, e obedeçamos à ordem do Senhor Jesus.
Maranata!

Nenhum comentário: