segunda-feira, agosto 10, 2009

A NOSSA CIDADE

“PORQUE NÃO TEMOS AQUI CIDADE PERMANENTE, MAS BUSCAMOS A FUTURA.” ( Hebreus 13.14).
Há tantas pessoas envaidecidas com suas cidades! Muitas fazem questão de maximizar as coisas boas que existem na cidade onde vivem, enquanto que minimizam as coisas más que há.
Todavia, não há cidade onde não esteja reinando o príncipe deste mundo – o diabo. Em todas elas o seu reino está implantado e em plena atividade. Senão vejamos: em todas as cidades a imoralidade, a incredulidade, a idolatria, a corrupção e, por conseguinte, a violência domina.
Também, como não podia deixar de ser, todas as cidades têm em sua cerne o mal que havia no coração do fundador da primeira cidade da terra, segundo as escrituras.
“E CONHECEU CAIM A SUA MULHER, E ELA TEVE A ENOQUE; E ELE EDIFICOU UMA CIDADE E CHAMOU O NOME DA CIDADE PELO NOME DO SEU FILHO ENOQUE.” (Gênesis 4.17).
A primeira cidade da terra chamava-se Enoque em homenagem ao filho do primeiro homicida, aquele que matou o seu irmão Abel, tendo como causa o que diz as escrituras?
“NÃO COMO CAIM, QUE ERA DO MALÍGNO E MATOU A SEU IRMÃO. E POR QUE CAUSA O MATOU? PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS, E AS DE SEU IRMÃO, JUSTAS.” ( 1 João 3.12).
O homem que edificou a cidade Enoque era dominado pelo maligno e cheio das obras da carne, e, como era de se esperar, as cidades estão povoadas de pessoas que seguem o mesmo caminho de Caim, infelizmente.
Portanto, meus amados e queridos irmãos, não devemos nos apegar a cidade alguma neste mundo, afinal, somos estrangeiros na terra; somos peregrinos; estamos apenas de passagem, pois a qualquer momento poderemos ser chamados a nos apresentar diante de Deus e daí a cidade terrena ficará para trás com tudo o que nela há.
É uma pena ver-se tantos que se chamam pelo Nome do Senhor correndo atrás de bens materiais em cidades e cidades. Há aqueles que não contentes com as mansões que têm em cidades do seu país (casa na praia, casa na montanha), ainda mantêm patrimônios altíssimos em cidades de outros países, em muitos casos por pura ostentação (o vírus luciferiano em alta!).
O melhor, porém, que temos a fazer é procurar cada dia estar preparados para viver na cidade celestial – a Nova Jerusalém!
Abraão e sua família habitaram em cabanas, por que:
“... ESPERAVA A CIDADE QUE FUNDAMENTOS, DA QUAL O ARTÍFICE E CONSTRUTOR É DEUS.” ( Hebreus 11.10).
Esta cidade cujo construtor é Deus é bem diferente das cidades da terra. A descrição dela segundo as escrituras:
“E EU, JOÃO, VI A SANTA CIDADE, A NOVA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU, ADEREÇADA COMO UMA ESPOSA ATAVIADA PARA O SEU MARIDO.” ( Apocalipse 21.2).
E ainda diz a Palavra:
“E TINHA A GLÓRIA DE DEUS. A SUA LUZ ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA... E TINHA UM GRANDE E ALTO MURO, COM DOZE PORTAS, E NAS PORTAS DOZE ANJOS...E A CIDADE ESTAVA SITUADA EM QUADRADO...E A CIDADE DE OURO PURO...E OS FUNDAMENTOS DO MURO DA CIDADE ESTAVAM ADORNADOS DE TODA PEDRA PRECIOSA...AS DOZE PORTAS ERAM DOZE PÉROLAS...A PRAÇA DA CIDADE, DE OURO PURO...” ( Apocalipse 21. 11-21).
Agora, tem um detalhe:
“... NÃO ENTRARÁ NELA COISA ALGUMA QUE CONTAMINE E COMETA ABOMINAÇÃO E MENTIRA, MAS SÓ OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.” ( Apocalipse 21.27).
Os habitantes desta maravilhosa cidade não precisam de dinheiro para adquirir sua casa ali. Eles só necessitam estarem inscritos no livro da vida do Cordeiro!
Você já fez sua inscrição? Cada um tem que fazer a inscrição para, por exemplo, adquirir uma casa através da Caixa Econômica. Para morar naquela cidade santa, também temos que nos inscrever.
Preparemo-nos pois para viver eternamente nessa cidade e como o apóstolo Paulo afirma:
“... A NOSSA CIDADE ESTÁ NOS CÉUS, DONDE TAMBÉM ESPERAMOS O SALVADOR, OS ENHOR JESUS CRISTO,” ( Filipenses 3.20).
Não perca a esperança. Não fique ansioso com as coisas deste mundo. Tire a cabeça das coisas ruins das cidades terrenas. Lembre-se sempre de que a qualquer momento poderemos estar adentrando os lugares celestiais e daí, passaremos a habitar na gloriosa cidade onde está o trono de Deus e do Cordeiro.
Sejamos, pois, fieis!
Maranata!



Nenhum comentário: