quarta-feira, setembro 09, 2009

CRESCENDO ESPIRITUALMENTE

“... CRESÇAMOS EM TUDO NAQUELE QUE É A CABEÇA, CRISTO.” ( Efésios 4.15).
Escutamos pessoas pedindo oração por sua vida espiritual, para que possam crescer espiritualmente, enfim, porém, não adianta os irmãos orarem dia e noite se tal pessoa não fizer a sua parte naquilo que depende somente dela para o seu crescimento espiritual.
Toda criança cresce normalmente, isto é, se receber os nutrientes necessários ao seu crescimento em cada fase da infância e adolescência, períodos onde o crescimento acontece.
A Palavra de Deus nos fala que quando meninos espirituais devemos nos alimentar do leite espiritual, porém, o detalhe é que tal leite seja genuíno, como está escrito:
“DESEJAI ARDENTEMDNETE. COMO CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS, O GENUÍNO LEITE ESPIRITUAL, PARA QUE POR ELE, VOS SEJA DADO CRESCIMENTO PARA SALVAÇÃO,” ( 1 Pedro 2.2.)
Que tipo de leite tem sido a sua alimentação? Na igreja local onde freqüenta é servido o leite genuíno ou o leite misturado?
Como ramos da videira também crescemos, pois somente os maduros é que podem frutificar.
Na nosa fase de bebês espirituais necessitamos de que alguém nos dê o alimento, mas chega um momento em que temos que providenciar o nosso sustento; buscar comida quanto carecemos.
Há fatores que são necessário ao bom crescimento espiritual, aliás, são indispensáveis a toda planta plantada pelo Pai, pois existem aquelas que não foram plantadas por Ele como está escrito:
“...TODA PLANTA QUE MEU PAI CELESTIAL NÃO PLANTOU SERÁ ARRANCADA.” ( Mateus 15.13). Isto disse Jesus se referindo aos fariseus, misericórdia! Guarda-me Senhor de ser um fariseu! Guarda-me de ser um religioso legalista que só vê os erros dos outros mas não percebe o vírus luciferiano que domina a vida.
Bem, a planta precisa crescer primeiro onde foi plantada. De igual modo todos quantos foram plantados em Cristo, a Rocha, estão prontos para crescer nEle de dia em dia. Esse crescimento não é do dia para a noite, pois aqueles que crescem rapidamente correm o risco de se tornarem anomalias espirituais.Temos que crescer com paciência, cada tempo no seu tempo, nada de precipitação nesta ou naquela área da vida espiritual. Crescer com equilíbrio.
Portanto, os que estão em Cristo devem alimentar-se dEle para crescer saudavelmente. Ele disse:
“... QUEM DE MIM SE ALIMENTA POR MIM VIVERÁ.” ( João 6.57).
Não se pode crescer espiritualmente se não alimentar-se , e bem, de Cristo que é a Palavra de Deus.
Infelizmente há crentes que querem crescer espiritualmente sem contudo, dispor um tempo para ler ou ouvir e meditar na Santa Palavra de Deus. Há outros também que só alimentam-se quando vão à casa de oração e apenas no domingo à noite. Tais cristãos ficam desnutridos e raquíticos espiritualmente e, portanto, não podem crescer com saúde espiritual.
Leia a Palavra. Medite na Palavra. Escute a Palavra. Viva a Palavra. Fale da Palavra.
Outro fator que ajuda no crescimento da planta é a água. Jesus é a fonte de água vida. Ele disse:
“... SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA.” ( João 7.37).
Só que para termos essa água precisamos nos aproximar de Jesus. Quanto mais distante da fonte de água, mais teremos dificuldade de tirar água. Ou seja, quanto mais nos aproximarmos de Jesus em uma vida de intimidade com Ele, a água que dele jorra para dentro de nós fará com que rios de água viva corram do nosso interior, e haja água para suprir a necessidade de crescimento da vida espiritual.
Que distância temos estado de Jesus? Temos vivido tempos com Ele? Temos deixado que Ele seja presente em tudo na nossa vida? Temos permitido que Ele freqüente os lugares que freqüentamos? Temos dado a Ele a prioridade nos nossos negócios: Enfim, temos estado em intimidade com Ele? Afinal, proximidade gera intimidade. Não se pode ser íntimo de alguém à distância, sem que antes não tenha vivido um tempo de proximidade estreita.
Muitos crentes estão sem crescimento espiritual por não se alimentarem corretamente e por não receberem a água viva que só quem recebe é quem vai à Fonte.
E outro fator para produzir crescimento na planta é o calor, o aquecimento. Cada um de nós como membros do Corpo de Cristo carecemos de manter a comunhão com o Corpo. É indispensável viver em comunhão com outros irmãos em Cristo. Compartilhar, admoestar, instruir, carregar as cargas, ajudar, interceder, estimular, edificar uns aos outros, e tudo isto feito em amor.
Jamais alguém crescerá espiritualmente longe do convívio dos irmãos em Cristo! Impossível. Não questiono aqui a salvação, mas estamos tratando de crescimento espiritual.
As experiências uns dos outros nos ajudam a fortalecer a fé, a encorajar nos momentos de dificuldades. Os testemunhos daquilo que o Senhor tem feito em nossa vida são verdadeiros torpedos de fé para os que nos escutam. O Amigo Espírito Santo nos fortalece trazendo mensagens de que da mesma maneira como Deus agiu na vida daquela pessoa também agirá na nossa, pois afinal, somos filhos do mesmo Pai.
Não deixe a sua congregação, em nome de Jesus! Não se afaste da comunhão dos santos, que é a comunhão do Corpo de Cristo. Isto não significa vir uma vez ao mês à casa de oração para participar da ceia, absolutamente! Precisamos do contato com os outros membros do Corpo através de um aperto de mão, uma saudação calorosa, um sorriso sincero, um abraço em amor. Somos ovelhas e precisamos estar juntas umas das outras.
É um grande perigo quando nos afastamos da comunhão dos irmãos.O mais interessado nisto é o inimigo das nossas almas, pois se encarrega de promover dissensão entre os irmãos para afastar do convívio espiritual. Quando ficamos magoados com alguém e não perdoamos imediatamente quebramos a comunhão do Corpo, e isso é extremamente perigoso. Comunhão quebrada, implica em deixar de andar na luz e, por conseguinte não temos a purificação do sangue de Jesus Cristo. Será que esse assunto é sério? É bom refrescar a mente com a Palavra:
“MAS, SE ANDARMOS NA LUZ, COMO ELE NA LUZ ESTÁ, TEMOS COMUNHÃO UNS COM OS OUTROS, E O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, NOS PURIFICA DE TODO PECADO.” (1 João 1.7).
Sem comunhão com os irmãos não há crescimento espiritual, visto que não anda na luz ( a Luz é Jesus, portanto, não está nEle), e não tem a purificação do sangue de Cristo. Que o Amigo Espírito Santo esteja convencendo a todos quantos têm alimentado raiz de amargura contra quem quer que seja, a fim de que se arrependam e com humildade, perdoem e peçam perdão para serem restaurados.
Façamos a nossa parte meus amados. O Amigo certamente fará a dEle e desse modo chegaremos à estatura de varão perfeito!
Maranata!

2 comentários:

Luizoficial. disse...

Ótimo texto, obrigado.

Pamella suellenn disse...

foi ótimo o comentari .....eu estava precisando ler ou q alguém me falasse ...estou muito distante de Jesus ...e peço Q OREM POR MIM..PARA Q EU TENHA UM CRESCIMENTO ESPIRITUAL.....