quarta-feira, janeiro 06, 2010

CUIDANDO DOS SENTIMENTOS



“O SENTIMENTO SADIO É VIDA PARA O CORPO...” ( Provérbios 14.30).

Segundo alguns estudiosos da vida do homem, nós começamos a morrer na hora em que nascemos, portanto, a vida que há em nós é verdadeiramente efêmera, não sabemos ao certo quando nos será tirada. Enquanto isso, cada dia que passa a certeza que temos é que um dia o que é pó em pó se tornará.
Em assim sendo é muito bom observarmos o que nos diz a Santa Palavra de Deus, quanto a termos vida e saúde no nosso corpo.
De acordo com o texto de provérbios que tomamos por base para nossa meditação, a vida para o nosso corpo tem a ver com os nossos sentimentos.
O homem tem uma alma e nessa alma estão os sentimentos ou emoções, por isso, dependendo deles teremos ou não um corpo com vida (saúde, alegria).
Desde a nossa infância desenvolvemos sentimentos conforme aquilo que recebemos principalmente dos nossos pais. Pais que demonstram amor e carinho pelos filhos implantam no coração deles tais sentimentos. Pais que expressam sentimentos de gratidão, respeito, confiança, enfim, transmitem para os filhos estes sentimentos.
Todavia, há muitos casos em que o sentimento que recebemos na nossa fase de criança é um sentimento de rejeição, de abandono, de falta de amor e, desse modo, esses sentimentos vão sendo alimentados no coração da criança, tendo como conseqüências adolescentes, jovens e adultos problemáticos.
Mas chega a hora da nossa vida em que podemos escolher entre alimentar sentimentos doentios, negativos ou deitá-los fora e em lugar deles encher a nossa alma de sentimentos bons, sadios, positivos.
Como filhos do Pai celestial temos a co-participação na natureza divina, temos a nossa disposição os atributos comunicáveis do Pai, o Espírito Santo, que habita em nós deseja implantar em nós sentimentos que nos tragam vida, paz, alegria, satisfação, plenitude, e acima de tudo amor.
Por causa de sentimentos doentios ou ruins há muitas pessoas que, mesmo sendo crentes e confessando Jesus como Salvador vive sem vida, ou melhor, vivem a vida como se não a vivesse, sem alegria de viver.
O inimigo das nossas almas tem prazer em nos ver contristados, abatidos, desalentados e alimentando coisas ruins do nosso passado, bem como sentimentos maus por conta de situações que sofremos no nosso dia-a-dia. Ele é ladrão e usa as nossas emoções negativas para roubar a vida que Deus nos deu, como também a alegria de vivê-la na presença do Senhor.
Em nome do Senhor Jesus eu lhe peço: tenha coragem para lançar fora da sua vida estes sentimentos de raiva, amargura, frustração, desanimo, inferioridade, orgulho, vingança, autocomiseração ou auto-piedade, abandono, culpa e outros tantos da lista negativa de sentimentos.
Já está passando da hora de ficar livre de tudo quanto tem roubado a sua vida, o desejo de viver, o desejo de morrer por conta de tanta coisa ruim que lhe tem acontecido. Não é verdade que o mundo tem sido ingrato e cruel com você, Deus tem mostrado Seu amor, Sua graça, Sua misericórdia para consigo; o Seu cuidado tem sido diário; os Seus olhos estão sobre a sua vida em seu todo, nada escapa da Sua visão.
Em nome de Jesus pare de se ver como alguém que não é amado, pois o Senhor Jesus nos falou dizendo que o Pai nos ama como ama a Ele, o Seu Filho, aleluia!
À medida que os sentimentos doentios forem sendo expurgados da sua alma a vida reflorescerá! Há vida para sua vida! O espectro da morte terá que se retirar, enquanto que a vida que a Vida nos dá será abundante, glória a Deus!
A opção é de cada um de nós. O que vamos escolher hoje? Alimentar sentimentos negativos e doentios em relação a nós ou ao nosso próximo, ou cambiá-los e em lugar deles nutrir sentimento sadio, ânimo sereno para viver a vida que Deus quer que vivamos para Sua glória?
Qual é a sua escolha? Eu sei a minha.
Maranata!

2 comentários:

Julyane disse...

A Paz do Senhor minha querida!
Postei essa mensagem, na minha página inicial do orkut!, amei!
Posso sim?
Beijo no coração, te amo, saudades...

Lidia Fernandes Da Silva disse...

A paz do Senho amada July
Deus te abençoe
Pode publicar o material pois o "pão" tem que ser multiplicado.
Um bj com saudades>
a conserva em Cristo Jesus
lidia