terça-feira, outubro 12, 2010

SOU MESMO UM SERVO?

“EM VERDADE, ME VERDADE VOS DIGO QUE O SERVO NÃO É MAIOR DO QUE SEU SENHOR...” ( João 13.16).

Servo. O que a Bíblia quer dizer com a palavra “servo?”
Dizem os estudiosos da Bíblia que esta palavra significa escravo, ou seja, aquele que é comprado por alguém que é o seu senhor.
Em um contexto mundial onde há muitos cristãos, especialmente no Brasil que, conforme ouvi estes dias, os evangélicos já somam cerca de vinte e cinco milhões, será que todos estes se enquadram ou assumem a sua condição de servo de Cristo? Será que temos mesmo consciência de que fomos comprados por Ele? E como está escrito:
“... FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO...” (1 Coríntios 6.20).
Não consigo entender uma pessoa se dizer serva de Cristo, entretanto se arvorar do direito de exigir dEle isso ou aquilo, questioná-lO acerca de situações que passam, e até mesmo querendo saber porque é do jeito que é, ignorando o que está escrito:
“QUEM ÉS TU QUE A DEUS REPLICAS? PODERÁ A COISA FORMADA DIZER AO QUE A FORMOU: POR QUE ME FIZESTE ASSIM?” ( Romanos 9.20).
Para que eu me enquadre na categoria de servo de Cristo primeiro do que tudo é necessário que reconheça o Senhoria dEle na minha vida. E a pergunta é: quem manda em mim? Eu faço o que quero ou me submeto à vontade dEle? Os meus desejos estão debaixo do Seu querer? Até aonde Ele é quem governa a minha vida?
Você pode pensar com seus botões: mas eu tenho livre arbítrio para escolher, porém eu lhe afirmo que o verdadeiro servo, aquele servo que ama o seu Senhor não faz uso disso, simplesmente entrega-se totalmente à vontade do Senhor, que aliás, é também o melhor Amigo, aleluia!
Como servo jamais deverei tomar qualquer tipo de honra para mim mesmo, mas dá toda honra e toda glória ao meu Senhor! Cabe ao servo se gloriar sim, mas como está escrito:
“... AQUELE QUE SE GLORIA, GLORIE-SE NO SENHOR.” ( 1 Coríntios 1.31).
A dependência do servo deve ser total do seu Senhor e nunca buscar coisa alguma que venha a lhe auto-promover; Ele é o nosso TUDO e como Ele mesmo disse:
“... SEM MIM, NADA PODEIS FAZER.” ( João 15.5).
È um perigo muito grande quando achamos que as coisas estão acontecendo porque somos inteligentes, temos cultura, temos capacidade de administrar, temos carisma, enfim.
Há pessoas que demonstram uma submissão a Cristo por medo de ser castigado, de ir para o inferno. Isso não é a verdadeira submissão do servo. O servo de Cristo deve estar submisso a Ele por amor, da mesma maneira como Ele se submeteu ao Pai.
Nos dias em que estamos vivendo há muitos que se dizem servos mas com a finalidade de tão somente desfrutar do que o Senhor Jesus tem para oferecer, sem contudo assumir qualquer compromisso com Ele e com o Seu Reino.
É maravilhoso saber como o Senhor Jesus adquiriu direitos para todos quantos O recebem como Senhor e Salvador, porém, não devemos esquecer que direitos também geram deveres e todo o bom servo está disposto a cumprir a sua obrigação como cidadão do Reino de Deus.
O Senhor Jesus nos deu mandamentos que devem ser obedecido independente da nossa situação física, emocional, financeira...
Sinceramente eu escrevo com temor pedindo ao Pai, em nome do Senhor Jesus, que pelo Seu Espírito me ajude a viver como serva neste mundo, não uma serva de fachada, de aparência, mas uma serva de coração entregue totalmente a Ele, ao meu Senhor, Aquele que me comprou e pagou um preço tão alto por mim que nada mereço!
Quero ser uma serva, Senhor! Uma serva disponível para atender a Tua voz; uma serva pronta para sofrer por Tua causa; uma serva disposta e tomar cada dia a crus para Te seguir; uma serva que tenha prazer em passar tempo com o Senhor, dizendo para Ele o quanto O amo, o quanto Ele é precioso para mim!
Quero ser uma serva que espera contando os dias pelo retorno do seu Senhor, se regozijando antecipadamente com o momento em que O encontrar!
Reconheço que se não for a graça e a misericórdia de Deus jamais chegarei na casa do Pai; todo esforço próprio será inútil; tão somente quero me entregar com um coração sincero e quebrantado diante da Sua gloriosa presença!
E como o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios, que eu possa receber do Senhor a misericórdia de ser fiel (1 Coríntios 7.25), sabendo que só vai entrar no gozo do seu Senhor aquele servo que for achado fiel!
Maranata!


Nenhum comentário: