sexta-feira, fevereiro 11, 2011

INFORMAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA SOBRE FONES DE OUVIDO


A paz do Senhor amados

Consultei por email o conceituado otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Souza Leão ( mestre - Recife - Pe), acerca do uso de fones de ouvido e sua relação com a perda auditiva e eis a resposta dada por ele na íntegra:


Cara Irmã Lidia,

É um prazer ajudá-la.

Olha, os ouvidos não aguentam barulhos altos e por períodos prolongados!. Os fones de ouvidos podem induzir o uso de intensidade sonoras altissimas e com o uso prolongado pode trazer sérios prejuízos para a saúde auditiva.
O ouvido humano "aguenta" cerca de 60 dB de intensidade sem acarretar nenhum dano. Algumas pessoas, dentre essas jovens, costumam escutar músicas durante períodos exarcebados do dia e com intensidade que pode chegar até a 85 dB. A principal complicação que pode ocasionar é a perda auditiva, zumbidos e em alguns casos tonturas. A perda auditiva induzida por ruido pode ser reversível ou não. E quando se fala em fones de ouvido pensamos logo em jovens e se esses jovens adquirem perdas auditivas precoces, provavelmente durante o envelhecimento natural as repercussões serão ainda maiores.

- Esse texto abaixo eu tirei de outro blog, mas achei interessante:

Entenda o que é um decibel

Na escala decibel (dB), o menor som audível tem uma intensidade de 0 dB. Como se trata de uma escala logarítmica, um som dez vezes mais forte do que o menor som audível tem intensidade igual a 10 dB; um som cem vezes mais forte, 20 dB; um som mil vezes mais forte, 30 dB, e assim por diante.
Para ficar mais claro, confira abaixo a intensidade de alguns sons mais corriqueiros.


Quase silêncio total - 0 dB.
Sussurro - 15 dB.
Conversa normal - 60 dB.
Buzina de automóvel - 110 dB.
Show de rock - 120 dB.
Tiro ou rojão - 140 dB.
==================================================================
Amados, vamos informar aos que fazem uso desse método para ouvir músicas o perigo a que estão expostos.
O ouvido foi planejado para captar sons à distância; veja que o sussurro já produz um som de 15 dB.
Preservemos o que o Criador nos deu enquanto podemos pois sabemos que, segundo as escrituras, na terceira idade, naturalmente a perda auditiva acontece.
Por que então acelerar o processo antes do tempo?

Nenhum comentário: