terça-feira, fevereiro 01, 2011

VENCEDORES OU VENCIDOS?


“... SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, POR MEIO DAQUELE QUE NOS AMOU.” ( Romanos 8.37).

O texto no qual está inserido este versículo nos fala com muita certeza de que não seremos vencidos pela tribulação, pela angústia, pela perseguição, pela fome, pela nudez, pelo perigo ou mesmo pela espada e afirma que “EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES”, aleluia!
Na verdade estas coisas ali referidas não devem ser motivo de preocupação pois a palavra nos dá segurança que não seremos vencidos por elas.
Todavia, precisamos tomar muito cuidado com outras coisas que muita das vezes não atentamos para elas e que são uma ameaça para a nossa vida espiritual.
A Palavra de Deus afirma:
“... AQUELE QUE É VENCIDO FICA ESCRAVO DO VENCEDOR.” ( 2 Pedro 2.19).
Cuidado para não sermos vencidos pelas contaminações do mundo; vencidos pelas obras da carne ( Gálatas 5.19 a 21).
Aquele que é vencido é dominado não tem liberdade, está escravo mesmo.
Quando um rei um líder de um exercito ganhava uma guerra o povo que foi derrotado era conduzido como escravos por ele.
E quanto a nós meus amados? Somos vencedores ou estamos sendo vencidos pelo nosso inimigo?
Quando as obras da carne dominam a nossa vida estamos na categoria de vencidos. O que temos visto no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor é que a manifestação da obra da carne inimizades está vencendo muita gente boa e o mais grave sem que tais pessoas se apercebam disto.
Envolvidos pelas inimizades, intrigas, contendas, mexericos as pessoas acabam desenvolvendo sentimentos ruins de mágoa, ressentimento, e até ódio. É perceptível quando alguém aborrece o outro pois quando se refere ao tal nota-se um certo amargor nas palavras, por mais que tente esconder, prova nítida de que o perdão não foi liberado na presença de Cristo.
Amados, quando não perdoamos alguém na presença de Cristo, ou seja, na presença dAquele que conhece os corações e vê se o perdão é verdadeiramente sincero, somos vencidos por Satanás
“A QUEM PERDOAIS ALGUMA COISA, TAMBÉM EU PERDOO; PORQUE DE FATO O QUE TENHO PERDOADO (SE ALGUMA COISA TENHO PERDOADO), POR CASUA DE VÓS O FIZ NA PRESENÇA DE CRISTO; PARA QUE NÃO SEJAMOS VENCIDOS POR SATANÁS, POIS NÃO IGNORAMOS OS SEUS DESIGNIOS.” ( 2 Corintios 2.10.11).
Infelizmente o que mais se nota no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor são pessoas feridas, magoadas, ressentidas, que não conseguem perdoar quem lhes magoou quem lhes ofendeu e isso mesmo entre lideranças.
Quando não perdoamos não conseguimos ver nada de bom naqueles que nos feriram e só falamos sobre tais pessoas maximizando os seus defeitos; não encontramos nada de positivo para referir para outros. E assim cumpre-se a escritura que diz:
“... NEM HAJA ALGUMA RAIZ DE AMARGURA QUE, BROTANDO, VOS PERTURBE, E, POR MEIO DELA, MUITOS SEJAM CONTAMINADOS.” (Hebreus 12.15).
Quantos grupos contaminados dentro de igrejas locais! Quantos vencidos pelo maligno!
A Palavra de Deus é clara: somos mais que vencedores por meio de Cristo, ou seja, em Cristo, se permanecermos nEle, e, quando a comunhão com os irmãos é quebrada deixamos de estar em Cristo, de estar na luz.
Mas, pode dizer alguém: minha consciência não me acusa. Quem está dominado não tem voz. Precisamos é nos examinar a nós mesmo independente de nossa consciência acusar ou não e repensar a nossa vida para não sermos envergonhadas na vinda de Jesus.
“VENCERÃO TAMBÉM OS CHAMADOS, ELEITOS E FIÉIS QUE SE ACHAM COM ELE.” ( Apocalipse 17.14).
Para ser vencedor não basta ser chamado, ser eleito, mas temos que ser fiéis e estamos em Cristo, glória a Deus!
Contudo, há esperança para quem que se encontra vencido, sob o domínio de alguém ou de alguma coisa. O Amigo Espírito Santo está pronto para ajudar a sair dessa situação, basta tão somente arrepender-se sinceramente, pedir perdão e se dispor a obedecer a Palavra de Deus independente de qualquer coisa.
Precisamos vencer, pois os prêmios são estão preparados para aquele que vencer.
Que o Senhor nos ajude a vencer a carne (Gálatas 5.16), a vencer o mundo (1 João 5.4), a vencer o diabo (Apocalipse 12;11) e vencer a nós mesmos cada dia e para isso observemos o que diz a Palavra:
“... EMPENHAI-VOS POR SERDES ACHADOS POR ELE EM PAZ, SEM MÁCULA E IRREPREENSÍVEIS,” ( 2 Pedro 3.14). E ainda:
“VIGIAI, POIS, A TODO TEMPO, ORANDO, PARA QUE POSSAIS ESCAPAR DE TODAS ESTAS COISAS QUE TÊM DE SUCEDER E ESTAR EM PÉ NA PRESENÇA DO FILHO DO HOMEM.” ( Lucas 21.36).
Temos que ser achados em pé (vencedores) e não deitados (vencidos).
Maranata!

Nenhum comentário: