sexta-feira, março 25, 2011

IMPEDIDOS POR QUEM E POR QUÊ?



“... MAS O ESPÍRITO DE JESUS NÃO O PERMITIU... MUITAS VEZES ME SENTI IMPEDIDO DE VISITAR-VOS... CONTUDO, SATANÁS NOS IMPEDIU.” ( Atos 16.7; Romanos 15.22; 1 Tessalonicenses 2.18).

Paulo, o apóstolo dos gentios, um homem que teve a ousadia de dizer:
“SEDE MEUS IMITADORES COMO EU SOU DE CRISTO.” ( 1 Coríntios 11.1).
Esse homem viveu experiências fantásticas no Reino de Deus e nos deixou grandes e preciosas lições.
Nos dias em que vivemos na terra onde há vozes e vozes ao nosso redor, nunca foi tão necessário ter discernimento acerca da voz que conosco fala em nosso caminhar com Cristo.
Era a segunda viagem missionária do apóstolo e no seu coração ardia uma chama que o impulsionava a pregar o evangelho de Jesus Cristo, o evangelho que segundo suas palavras escritas aos romanos “É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ...” ( Romanos 1.16).
Posso imaginar o fervor que havia em seu coração e o desejo intenso de falar desse Jesus que havia transformado a sua vida de fariseu religioso, mas sem conhecer a Deus em alguém que podia, agora, ouvir a Sua maravilhosa voz!
Paulo era um homem cheio do Espírito Santo! E como todo filho de Deus, era ele guiado pelo mesmo Espírito.
Desse modo, ao percorrer a região frígio-gálata foi impedido pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia ( Atos 16.6).
Pode parecer absurdo o fato de o Amigo Espírito Santo impedir alguém de fazer a obra de Deus, especialmente de pregar o evangelho quando há um mandamento dado pelo Senhor Jesus sobre o assunto. Mas aconteceu.
Em seguida, Paulo e os seus companheiros intentavam ir para Bitínia, e mais uma vez o Espírito de Jesus não o permitiu. Que coisa!
Em todas as ocasiões o apóstolo Paulo soube discernir a origem do impedimento, ou seja, ele conhecia a maneira como o Amigo Espírito Santo se comunicava com ele, portanto, não havia dúvida da vontade de Deus diferente da sua, embora sendo por uma boa causa.
Escrevendo aos romanos, todavia, ele faz menção aos planos que tinha de visitar os irmãos naquela igreja, porém, segundo suas palavras se sentiu impedido de fazê-lo Aqui não há referência a quem ou o que foi que o impediu. Podemos fazer muitas conjecturas, contudo, o melhor mesmo é não ir além do que está escrito, como está escrito:
“E EU, IRMÃOS, APLIQUEI ESTAS COISAS POR SEMELHANÇA, A MIM E A APOLO, POR AMOR DE VÓS, PARA QUE EM NÓS APRENDAIS A NÃO IR ALÉM DO QUE ESTÁ ESCRITO...” ( 1 Coríntios 4.6).
E, finalmente, o mesmo apóstolo Paulo vive uma experiência quando desejou ir até àqueles irmãos, seus filhos na fé, e como está escrito, não somente uma vez, mas duas, sendo impedido por Satanás.
Escrevo esse assunto neste dia porque o Senhor tem interesse em ajudar alguém dentre os nossos leitores, tenho certeza disso.
Nem sempre quando somos impedidos de fazer alguma coisa a culpa é do maligno, principalmente se esta coisa diz respeito ao Reino de Deus. Portanto, é bom tomarmos cuidado para não atribuirmos ao nosso adversário algo que vem da parte de Deus para nós, e, teimosamente, entremos em caminhos fora da vontade do Pai celestial.
Ninguém neste mundo tem mais interesse em nos guiar em toda a verdade do que o Amigo Espírito Santo, para isso Ele foi enviado como disse o próprio Senhor Jesus (João 16.13).
Para não sermos enganados é prioridade absoluta termos intimidade com o Amigo a fim de que Ele possa ter total liberdade em nossa vida, e nós, por causa do relacionamento estreito com Ele podermos reconhecer a Sua voz, entendendo assim quando a mensagem tem origem em Deus, no nosso adversário, ou mesmo somos impedidos por situações ou circunstâncias da nossa natureza humana.
Estás tentando fazer alguma coisa e parece que tudo está dando errado? Busque a Deus que lhe informará sobre o assunto.
Ah, mas o que eu quero fazer é para glória de Deus, é para o bem do evangelho, não é nada que venha a comprometer a minha fé, por que não consigo? Por que tanto impedimento? Cuidado! Pare. Procure ouvir o Espírito Santo porque o propósito de Deus pode ser diferente no presente momento da sua vida.
No caso de Paulo, a urgência da mensagem do evangelho não era a região frígio-gálata, tão pouco a Bitínia, mas a Macedônia! Havia uma Lídia na cidade de Filipos precisando ser convertida a Cristo e na sua casa iniciar-se a Igreja na Europa, aleluia!
Não insista com Deus, pois pode ser perigoso; o melhor a fazer é saber os planos DELE para a sua vida. O tempo está no controle de Deus e em cada momento Ele usa a pessoa certa para fazer realizar a Sua obra.
Somente um Moisés com oitenta anos de idade poderia ter paciência com aquele povo; um homem de cajado e nunca um Josué, homem de lança, poderia guiar aquela multidão pelo deserto a fora!
Deus vai usar a sua idade para um trabalho que nenhuma pessoa mais jovem poderá fazer, somente alguém que já viveu, sofreu e experimentou o agir de Deus em diferentes momentos; alguém que sabe que Ele é Deus que age quando não sabemos para onde escapar, aleluia!
Firmados nesse Deus maravilhoso aguardemos a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Maranata!

Nenhum comentário: