quinta-feira, novembro 21, 2013

A ALMA ESTÀ INQUIETA? A RECEITA.

"...FIZ CALAR E SOSSEGAR A MINHA ALMA..." (Salmo 131.2).

Sei que neste dia alguém em especial precisa dessa meditação; não tenho dúvida disso. Alguém que não consegue dormir de tanta preocupação com a situação que esta passando nos últimos tempos; até parece uma noite sem fim, um pesadelo em que não se acorda nunca...
A alma está perturbada, aflita, cansada de tantos questionamentos e conflitos: tantas indagacoes para entender o porquê da situacao, mas parece que cada dia os gritos da alma aumentam e não tem quem lhe acalme.
O salmista nos dá uma bela receita: fiz calar e sossegar a minha alma. Ele nao se refere a pedir a Deus que o faca, mas a atitude era dele, era de quem estava com a alma aos gritos de angustia, sem sossego, sem tranquilidade.
Podemos, sim, calar e sossegar a nossa alma partindo da premissa que não somos órfãos, temos um Pai!
E porque temos um Pai e que Pai podemos conversar baixinho com nossa alma e trazer para ela as coisas que a Palavra de Deus nos fala sobre a maneira como o Pai celestial cuida dos seus filhos.
Ele jamais nos deixará e tampouco nos abandonará ( Hebreus 13.5.b);
Ele cuida das aves e seus filhos valem mais que as aves ( Mateus 6.26);
Ele prepara para os corvos o seu alimento (Salmo 147.9);
Ele é Jeová-Rafa, aquele que sara as nossas enfermidades (Salmo 103.3);
Quando pecamos nao devemos ser consumidos pela culpa, temos um Advogado de defesa (1 Joao 2.1);
Se tentados temos Alguém, que como nós foi tentado em tudo e pode nos socorrer (Hebreus 4.15;2.18);
E mesmo que as circunstancias nos sejam adversas em todas as direções e tudo nos pareça impossível de solucionar lembrar que para o nosso Pai não há impossível! (Lucas 1.37).
Temos todos os motivos para fazer calar e sossegar a nossa alma; muito mais que o salmista na sua época, porque ele não tinha Deus como seu Pai, não tinha Jesus como Sumo Sacerdote, não tinha o Espírito Santo para interceder por ele até com gemidos como o faz por nós, quando de tao angustiados sequer sabemos orar como convém (Romanos 8.26); ele também não pertencia ao Corpo de Cristo - a Igreja como nós, os nascidos de novo, e como Igreja somos membros uns dos outros e todos oram uns pelos outros mesmo em diferentes lugares do globo terrestre, em algum lugar alguém está orando pelos servos de Cristo no mundo, aleluia!
Louvemos a Deus que nos escolheu para um privilégio maior e melhor que o salmista, glória a Deus!
Portanto, meus amados, devemos fazer calar e sossegar a nossa alma firmados na promessas de um Deus que não pode mentir, cuja fidelidade é grande e vela pelos seus filhos com muito amor, visto que nos ama e está interessado que vivamos em paz confiando em Sua Palavra.
MARANATA!

Nenhum comentário: