quarta-feira, dezembro 02, 2015

IMPROBABILIDADES X ADORADORES

"E ERA-LHE NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA." ( João 4.4).

Jesus é verdadeiramente o Mestre por excelencia, o Mestre dos mestres. Era necessário passar por Samaria naquele dia, hora e momento específico.
Jesus sempre andou guiado,pelo Espírito, e naquele dia em especial Ele precisava dar uma senhora aula sobre um assunto de altíssima importância para aqueles que O têm como Senhor: Adoração.
É a escolha do,lugar foi para Samaria, cidade de Sicar, junto a um poço,  em uma hora um tanto inconveniente é para uma só pessoa, e, por incrível que pareça, uma mulher, e que mulher!Samaritanos e judeus se odiavam. Conflito racial. Discordâncias religiosas. E de tal maneira que certa vez Jesus com seus discípulos entraram numa aldeia de samaritanos e eles não quiseram recebê-los simplesmente porque o aspecto de Jesus era de quem ia para Jerusalém (Lucas 9.51-56).
A atitude daqueles samaritanos instigou a ira aos irmãos Tiago e João, os Boanerges, que não se fizeram de rogado e consultaram a Jesus sobre a possibilidade de fazer cair fogo do céu sobre eles, ao que Jesux impediu.
Pois é, o lugar para aquela aula não era amistoso, portanto, tampouco o povo dali. E ainda à beira de um poço, ao meio dia. Por que não Jesus não conversou com seus discípulos sobre o assunto? Por que não com os religiosos e rabinos? Por que não em uma sinagoga, lugar próprio para se falar das coisas de Deus? Não. Era necessário passar por Samaria e parar em Sicar, no poço de Jacó.
Não era hora costumeira de se buscar água, mas chega ao poço uma mulher. É ela o público-alvo daquela maravilhosa lição espiritual. E que mulher? Uma mulher que tem condições de diálogo, e Ele inicia a conversação. Todos conhecem o assunto inicial.Mas o objetivo era que aquela mulher e seus patrícios aprendessem a adorar, e nós tambem
Uma mulher que, segundo a tradição judaica Ele sequer poderia falar com ela, mas Ele não respeita tradições de homens. Ela precisava aprender que apara adorar não está em foco o lugar da adoração, mas a quem adorar e como adorar.
Para que ela aprendesse a lição era necessário um confronto com o seu pecado, um desnudamento na sua vida e Jesus provocou isso. Ele queria buscar a verdade dela, sua sinceridade, transparência.
Jamais seremos adoradores enquanto não assumirmos nosso pecado, não nos desnudarmos diante de Deus! Deus não recebe adoração de fingidos, hipocritamente, mascarados. Temos que estar de cara descoberta diante Dele.
Não importa qual foi o nosso passado, qual a nossa história, isso não interessa para , tão somente precisamos ser honestos conosco mesmo é assumirmos as nossas fraquezas e  fracassos, confiando na Sua graça e misericordia
Nossa tendência è nos escondermos na religiosidade, na tradicão, no serviço, na obra, e não nos desnudarmos com um coração sincero diante Dele, para poder oferecer a verdadeira adoração.
Não importa a nossa história passada, Ele, Jesus, veio para pecadores e não para os justos, para bons, glória a Jesus!
Os adoradores estão não somente nos lugares considerados importantes, mas entre os miseráveis, os desqualificados, os marginalizados, os desprezados, rejeitados, como aquela mulher, uma meretriz. Por causa do seu estado social ela não foi preterida de se tornar uma adoradora, aleluia! Como está escrito "DEUS ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES DO MU DO, E AS DESPREZADAS, E AQUELAS QUE NÃO SÃO, PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO;" (1 Corintios 1.28).
Não se esconda com vergonha da sua história passada, uma vez em Cristo é nova criatura, um espírito,vivificado pelo Espírito Santo, e assim podemos adorar em espírito sem impedimentos ou constrangimento algum, glória a Deus!
Deus noa está à procura de trabalhadores, mas de adoradores. Trabalhar é muito mais fácil do que adorar.
Portanto, sejamos adoradores como o Pai procura. Que neste dia Ele nos encontre entre o grupo de remanescente fiel apesar de.
M A R A N A T A ,

Nenhum comentário: