quarta-feira, março 02, 2016

O LUGAR DO SACERDOTE FIEL

"E TENDO-SE DEITADO TAMBÉM SAMUEL, NO TEMPLO DO SENHOR, EM QUE  ESTAVA A ARCA, ANTES QUE A LÂMPADA DE DEUS SE APAGASSE, " 1 Samuel 3.3.

O povo de Deus estava vivendo um tempo extremamente difícil, onde se encontrava praticamente acéfalo, isto é, sem cabeça, sem governo, sem liderança. Deus, entretanto, havia prometido que "...SUSCITAREI PARA MIM UM SACERDOTE FIEL..." (1 Samuel 2.35). Deus é bom e se importa com o Seu povo, jamais o abandonará, aleluia!
O sacerdote Eli era já bem idoso e, segundo as escrituras seus filhos que também eram sacerdotes eram filhos de Belial e não se importavam com o Senhor (1 Samuel 2.12). Que tragedia! Um sacerdote tendo os filhos avaliados pelo Senhor como filhos de Belial. Deus tenha de nós misericordia e guarde os nossos filhos e a nossa descendência em nome de Jesus.
Esses tais filhos de Eli, Hofini e Fineias, não temiam ao Senhor e conforme diz as escrituras se deitavam com as mulheres que serviam à porta da congregação.
Portanto, eles viviam do lado de fora do tabernáculo, do templo do Senhor e além da prática da imoralidade, eram também gananciosos ficando com aquilo é deveria ser entregue ao Senhor.
Quando Deus repreende a Eli uma das coisas a que se refere é o fato de Eli e seus filhos engordarem das melhore de todas as ofertas do povo de Israel (1 Samuel 2.29). Tais atitudes eram consideradas por Deus como grande pecado o desprezarem a oferta do Senhor (1 Samuel 2.17). Tenhamos cuidado amados! A profanação do sagrado agride a santidade de Deus.
Esse não deve ser o lugar do sacerdote fiel ficar. Onde estamos amados?
O sacerdote Eli deitava-se no lugar costumeiro, lugar do seu descanso confortável, com certeza. Seu lugar de comodidade. Esse também não é o lugar do sacerdote fiel, mas há muitos hoje que, como evangélicos, "sacerdotes" (Jesus nos fez sacerdotes para Deus - Apocalipse 1.6), vivem em sua zona de conforto somente a esperar o agir de Deus, sem compromisso de fidelidade com Ele. Tais pessoas jamais poderão ouvir a voz do Senhor. Elas precisam de que alguém escute o que Deus fala para retransmitir para elas. Isso ē muito sério.
O sacerdote fiel, Samuel, estava no templo mas em um lugar específico: no lugar onde a arca de Deus estava, o lugar da Presença, onde Deus se manifestava. O sacerdote fiel dos nossos dias igualmente, procura estar no templo espiritual em todo tempo e especialmente vivendo na presença de Deus! Quem está na presença de Deus não existe dia e hora para ouvir a voz de Deus. A qualquer hora e em qualquer lugar Deus poderá lhe chamar pelo nome.
Quando estamos em Cristo, o Amigo Espírito Santo está na "casa" e se damos a Ele a total liberdade Ele fala conosco até enquanto dormimos. O que importa de verdade é estar em Cristo, aleluia!
A última coisa que o sacerdote fiel tinha como imagem na sua mente, depois que a lâmpada de Deus se apagava era a imagem da arca. Qual é a última imagem que nós, como sacerdotes, ao adormecer temos em nosso cérebro? É claro que é o que vimos antes de deitar. Será que essa imagem nos permitirá ouvir a voz de Deus? Será uma imagem de coisas santas ou de coisas profanas? Das coisas do Reino de Deus ou das coisas do mundo?
Enquanto dormimos o nosso cérebro trabalha as últimas informações recebidas antes de adormecermos, isso é comprovado cientificamente. Assim, tanto o que vemos ou o que ouvimos antes de deitar permanece durante toda a noite alimentando a nossa mente. Reflitamos, pois!
Que nosso lugar não seja à porta do templo onde ficaram os sacerdotes profanos e irreverentes, nem tampouco em uma zona de conforto e de comodidade, mas escolhamos, antes,  estar no lugar da Presença, e na Presença. A Presença faz toda a diferença.
Queremos ouvir Deus nos chamar pelo nosso nome? Estejamos na Presença, no lugar certo, em Cristo Jesus, e desse modo o Senhor terá liberdade. Se porventura não reconhecermos a Sua voz à
primeira Ele pacientemente nos chamará até que possamos dizer como Samuel: FALA SENHOR, PORQUE O TEU SERVO OUVE.
M A R A N A T A ,

Nenhum comentário: