sábado, março 17, 2018

INSTRUMENTOS DE AMARGURA

"AMBAS SE TORNARAM AMARGURA DE ESPÍRITO PARA ISAQUE E PARA REBECA."
(Gênesis 26.35).

Lendo o livro Detalhes, do PR. Sóstenes Apolos da Silva, de saudosa memória, no qual fez menção das duas noras de Isaque e Rebeca, e de que, como está escrito, foram elas amargura de espírito para seus sogros, fiquei a meditar sobre pessoas que verdadeiramente são semeadores de sentimentos ruins nos outros.
Já imaginou uma família onde os filhos se casam com pessoas que quebram a harmonia da mesma?
Veja que as senhoras Judite e Basemate não só criaram problemas com a sogra, o que até certo ponto se entende, pois, infelizmente, nem toda nora se relaciona com a sogra como Rute com Noemi, e vice-versa.
Por uma série de fatores, onde a raiz é o vírus luciferiano do orgulho, os relacionamentos nora-sogra não são muito amigáveis, em um grande numéro de famílias. Mas na família de Isaque, até o próprio Isaque também sofria com as noras.
Muitas vezes há problemas de relacionamento entre sogra e nora, mas com o sogro as coisas andam diferente. Não foi assim na família de Isaque.
Segundo as escrituras, a causa principal do problema, é que Esau tomara para si aquelas moças pertencentes a outro povo, eram elas filhas de Hete, hetéias, e essa atitude dele foi tão grave, que fez com que Rebeca dissesse ao seu marido Isaque: " ABORRECIDA ESTOU DA MINHA VIDA, POR CAUSA DAS FILHAS DE HETE; SE JACÓ TOMAR ESPOSA DENTRE AS FILHAS DE HETE, TAIS COMO ESTAS, AS FILHAS DESTA TERRA, DE QUE ME SERVIRÁ A VIDA?" (Gênesis 27.46).
Veja até aonde chegam às consequências de um casamento misto!
Esau era o filho predileto de Isaque, mas nem por isso as suas mulheres lhe caíram na graça, pelo contrário, se tornaram amargura para ele.
Para e pense comigo: se fizermos uma auto análise da nossa vida honestamente, o que nosso comportamento está produzindo na vida dos que estão a nossa volta, especialmente da nossa família.
Nossa presença tem sido agradável aos familiares e amigos, ou em reuniões de família ou de amigos? Será que alguém dirá: se fulano(a) for eu não irei, pois tal pessoa é insuportável? O que temos passado para os nossos, amargura, ou doçura? Como são proferidas nossas palavras? Veja o que diz a Palavra de Deus: " PALAVRAS AGRADÁVEIS SÃO COMO FAVO DE MEL; DOCES PARA A ALMA E MEDICINA PARA O CORPO." (Provérbios 16.24).
Nossas palavras podem levar doçura ou amargura à alma de quem nos ouve.
Se enchermos o nosso coração da Palavra de Deus, tendo primeiramente nos esvaziado dos sentimentos ruins, tanto nossa linguagem quanto nossa atitude refletirão o que nos vai no interior.
Se temos amargura em nosso coração nos privamos da graça de Deus, ficamos contaminados, e ainda contaminamos outros (Hebreus 12.15).
A Palavra nos diz: " LONGE DE VÓS, TODA AMARGURA..." (Efesios 4.31).
Depende de cada um de nós sermos amargos ou doces, lembrando que o símbolo do Amigo Espírito Santo é a pomba, a única ave que não tem fel, portanto, não há amargo em si.
Cheios do Amigo e da Palavra não seremos amargos e nossas palavras servirão para edificação dos que nos ouvirem, porque serão palavras agradáveis, que trazem bem estar à alma.
MARANATA!

Nenhum comentário: