quinta-feira, maio 28, 2020

A MÃE E A TÚNICA

“SUA MÃE LHE FAZIA UMA TÚNICA PEQUENA...” (1 Samuel 2.19).

O mês das mães está terminando. Lendo este texto mais uma vez, chamou-me a atenção o comportamento dessa mãe, cuja história é tão conhecida no meio evangélico. Quantos Congressos, especialmente de mulheres têm como tema o relato bíblico dessa mãe; e porque não falar nas pregações que incentivam a pedir a Deus aquilo que nos parece impossível, sabendo que Ele pode nos atender como atendeu o pedido de ANA?
Ao observarmos os textos de 1 Samuel 1, 2, conhecemos um pouco do assunto. Sabemos que ANA era a esposa amada do seu marido, porém, não lhe dava filhos. Tinha, perissodáctilo, uma rival que a provocava.
Não se sabe por quanto tempo ela suportou a humilhação. Imagine, o sofrimento a cada filho que a rival dava à luz.  Muita dor...
Todavia, uma das vezes que foram sacrificar Ana resolveu clamar a Deus por um filho. O interessante é que a motivação do pedido não foi egoísmo , pois, apesar do sonho de ser mãe, ela pensou na situação que o povo de Deus estava vivendo. Desse modo, prometeu entregar o filho ao serviço do Senhor por todos os dias da sua vida (1 Samuel 1.11), mesmo sem saber que decisão aquele menino tomaria no futuro, agiu por fé!
Petição atendida, certamente era a vontade do Senhor (1 João 5.14). Agora, eis o filho desejado nos braços da mãe! Como ela poderia abrir mão da companhia daquele por quem tanto esperou? Não seria doloroso levá-lo e deixá-lo sob os cuidados de um senhor de idade, já com limitações? Como o pequeno Samuel seria criado? Mas ela foi firme no que havia prometido ao Senhor! Cumpriu a sua promessa, após o menino ser desmamado.
Deixando o seu primogênito na casa do Senhor, retorna para Ramataim-Zofim, nas montanhas e só voltaria a vê-lo no próximo ano quando fosse sacrificar com seu marido Elcana.
Elcana pertencia ao clã de Efraim, uma tribo da qual não havia sacerdotes, visto que a tribo de Levi fora elegida por Deus para exercer o sacerdócio. Assim, pela ordem natural, Samuel jamais seria sacerdote do Senhor.
Ana, uma mulher de fé, sabia que seu filho “...MINISTRAVA PERANTE O SENHOR, SENDO AINDA MENINO, VESTIDO DE UMA ESTOLA SACERDOTAL DE LINHO.” (1 Samuel 2.18).
Estola ou sobrepeliz era uma das peças do vestuário do sacerdote. Eli, já permitia o menino servir como um sacerdote, embora sem os atavios da roupa. A estola era colocada sobre a túnica, portanto, era necessário usar a túnica sacerdotal e sobre ela colocar a estola.
A atitude de ANA ao confeccionar a túnica para seu pequeno Samuel já antevia o tempo em que ele serviria na casa do Senhor como sacerdote! Cada ano Samuel crescia em estatura, a túnica anterior ficava pequena, mas o menino sabia que sua mãe estava tecendo sua nova túnica.
A túnica era uma peça colocada sobre a roupa, era importante na composição das vestes de um homem. Jesus tinha uma túnica especial, sem costura, sobre a qual lançaram sortes, não a rasgaram pois aquela túnica era de muito valor.
Pensemos por um pouco: como estamos cooperando para que nossos filhos sejam verdadeiros sacerdotes? Todos quantos estão em Cristo, foram por Ele feitos sacerdotes para Deus.
Estamos fazendo alguma coisa para que nossos filhos sejam revestidos?
Na Nova Aliança, os sacerdotes (IGREJA), precisam ser revestidos e principalmente, com prioridade,
do Senhor Jesus (Gálatas 3.27; Romanos 13.14).
Queridas mães, estamos usando nosso tempo para cooperar com nossos filhos no que diz respeito  serem revestidos de Jesus? Partindo da premissa de que Jesus é a Palavra de Deus estamos investindo a Palavra na vida deles para que eles sejam gerados em Cristo, como Paulo escreveu aos Coríntios que “...PELO EVANGELHO VOS GEREI EM CRISTO”. (1 Coríntios 4.15)?
Investimos para que nossos filhos sejam preparados para viver na sociedade, para serem profissionais competentes, famosos, úteis ao próximo, vivam bem financeiramente, tenham status elevado ...
Tudo isso é bom, porém, o investimento na “TÚNICA” , desde pequenos é investimento para a eternidade!
Invistamos na preparação do sacerdote com a Palavra ensinada, praticada no dia a dia, manifestando o fruto do Espírito no relacionamento familiar, na vida de oração (exemplo), orando por ele, com ele e sobre ele, exercitando amor, perdão, misericórdia, serviço no Reino, generosidade, enfim...
O que conseguimos neste mundo um dia vai ficar aqui. Entretanto, se mantivermos nossa túnica sacerdotal limpa, sobre nossas vestes limpas, estaremos preparados para encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor!
Que alegria encontrar nossos filhos como reis  e sacerdotes reinando com Cristo, aleluia! E tudo pela graça!
MARANATA!

Nenhum comentário: