sábado, outubro 10, 2020

EU SEI O PORQUÊ

“SE PELA TRANSGRESSÃO DE UM SÓ A MORTE REINOU POR MEIO DELE, MUITO MAIS AQUELES QUE RECEBEM DE DEUS A IMENSA PROVISÃO DA GRAÇA E A DÁDIVA DA JUSTIÇA REINARÃO EM VIDA POR MEIO DE UM ÚNICO HOMEM, JESUS CRISTO.” (Romanos 5.17).

Aleluia! Glória a Deus pela imensa provisão da graça! Ei, essa imensa provisão da graça recebemos de Deus meus amados! Não depende de nós mas dEle. 
Estive a pensar como no Antigo Testamento as pessoas não tinham o privilégio que temos como Igreja do Senhor Jesus Cristo. Elas não tinham Jesus, a graça que se manifestou, não tinham um Sumo sacerdote que se compadece das nossas fraquezas, não tinham o Amigo, o Paracleto, Aquele que se coloca em nosso lugar para ajudar nas nossas fraquezas, não tinham a Palavra escrita como a temos hoje, não tinham uma Igreja, um Corpo, para interceder por eles, enfim, coitados...
Vemos por exemplo, Caim, vencido pelo pecado (mesmo tendo sido avisado pelo próprio Deus),   matou o irmão e foi lançado da presença de Deus, sem a menor chance de arrependimento (Gênesis 4.14).
Nos nossos dias, a Palavra nos diz que aquele que odeia seu irmão é assassino (1 João 3.15), portanto é semelhante a Caim, porém, porque a graça se manifestou, tal pessoa tem oportunidade de se arrepender, pedir perdão, perdoar e ser restaurada na sua comunhão com Deus, aleluia! Glória a Jesus pela  Sua maravilhosa graça!
O primogênito de Isaque, Esau, vinha do campo faminto, sente o cheiro de um saboroso guisado  feito por seu irmão gêmeo Jacó. Fez o pedido mas Jacó aproveitou a oportunidade da necessidade do irmão e fez a proposta da troca: a comida pelo direito da primogenitura! Pegar ou largar. Esau foi vencido pelo Deus ventre. Não valorizou o direito que tinha como primogênito, pelo contrário, desprezou-o! A barganha foi feita com juramento. Deus considerou a atitude de Esau, e como está escrito mesmo tendo buscado com lágrimas, não achou lugar de arrependimento! Foi considerado fornicário (impuro) e profano. Não teve oportunidade de perdão! Perdeu, e perdeu para sempre!
Hoje há muitos que experimentam a salvação, a comunhão com Deus e depois são vencidos 
pelo mundo abandonando o primeiro amor. Contudo para os tais ainda  há esperança se houver arrependimento (Apocalipse 2.4.5). A graça pode alcançá-los e restaura-los para que um dia, se permanecerem fiéis, ocupem o lugar preparado por Jesus na casa do Pai, glória a Deus!
E por que não lembrar de um líder chamado Saul, o primeiro rei de Israel. Um homem que recebeu o Espírito de Deus confirmando a unção do profeta Samuel como rei, profetizou, experimentou vitórias dadas por Deus por seu intermédio, foi aprovado pelo povo, porém, foi vencido pelo orgulho e, precipitadamente, não obedeceu à ordem do Senhor, ofereceu sacrifícios e foi reprovado! O orgulhoso não sabe esperar! O orgulhoso não assume suas atitudes erradas e coloca a culpa nos outros como fez Saul ( 2 Samuel 13.8-12). 
O vírus luciferiano do orgulho se manifestou de tal maneira na vida daquele líder, a ponto de ele levantar um monumento para si! (1 Samuel 15.12). Mais uma vez reprovado! Não houve chance para Saul, porque o próprio Deus retirou dele a Sua misericórdia! (2 Samuel 7.15). Que desgraça! Um líder rejeitado, sem desfrutar da misericórdia de Deus, mesmo as Suas misericórdias não tendo fim e se renovando a cada manhã (Lamentações 3.22.23).
Saul não deixou herdeiro no trono de Israel, pois três dos seus filhos morreram no mesmo dia que ele, e o único filho que ficou e que por política foi colocado para reinar, em apenas dois anos foi morto de maneira violenta. Toda a família sofreu as consequências de um homem orgulhoso! Saul não conheceu Jesus, tampouco a Sua maravilhosa graça, não tinha como ser alcançado. 
Na dispensação da graça, há oportunidade para o orgulhoso, até para aqueles que fazem monumentos para perpetuar o seu nome. Basta tão somente se arrepender, se humilhar debaixo da potente mão de Deus, pois todos quantos se humilham, isto é, são humildes recebem a graça, pois ela é dada aos humildes (Tiago 4.6). Deus abate o soberbo, mas exalta aquele que se humilha, e não os que são humilhados como muitos apregoam (Mateus 23.12; Lucas 14.11; 18.14).
Meus queridos e amados irmãos, valorizemos a graça de Deus manifestada - JESUS! Procuremos praticar o que ela nos ensina (Tito 2.12), para que não sejamos envergonhados na vinda de Jesus.
Pense bem: se não fosse pela graça quem de nós escaparia da ira de Deus? Ninguém amados! Nós falhamos, pecamos, o pecado habita em nós, mas temos a liberdade de “ACHEGUEMO-NOS,  PORTANTO, CONFIADAMENTE, JUNTO AO TRONO DA GRAÇA, A FIM DE RECEBERMOS MISERICÓRDIA E ACHARMOS GRAÇA PARA SOCORRO EM OCASIÃO OPORTUNA.” (Hebreus 4.16).
Portanto, queridos, “COMO ESCAPAREMOS NÓS, SE NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO?” (Hebreus 2.3).
MARANATA!

Nenhum comentário: