domingo, outubro 25, 2020

A FATURA DA DESOBEDIÊNCIA

 “PORÉM JOSIAS NÃO TORNOU ATRÁS...NÃO DANDO OUVIDOS  ÀS PALAVRAS QUE NECO LHE FALARA DA PARTE DE DEUS...” (2 Crônicas 35.22).

Josias foi um dos reis de Judá que a Bíblia da testemunho de que ele “FEZ O QUE ERA RETO PERANTE O SENHOR...(2 Crônicas 34.2).

Seu nome é mencionado pela primeira vez no livro de 1 Reis, pelo profeta de Betel, quando Jeroboão era rei de Israel. O tal profeta falou do que Josias iria profanar o altar de Betel muitos anos antes do seu nascimento (1 Réis 13.2).

Filho de Amom, neto de Manassés, bisneto de Ezequias. Tinha oito anos quando começou a reinar. Seu reinado é digno de nota pelos grandes reavivamentos da adoração a Deus, sua humildade, seu desejo de obedecer e levar o povo a obedecer à lei de Deus.

Contudo, após ter restaurado o templo, tomou conhecimento de que NECO, rei do Egito, veio contra Carquemis (uma capital dos hititas a nordeste de Israel junto ao Eufrates), para guerrear contra ela. Josias, então, decide subir para defendê-la. A palavra não faz referência a Deus ter lhe ordenado fazer tal coisa.

O rei do Egito enviou mensageiro ao rei de Judá dizendo que o enfrentamento não era contra ele ,mas contra a casa que lhe lhe fazia guerra. Ainda afirma que Deus lhe tinha dado ordem para se apressar e que Josias tivesse cuidado para não se opor contra Deus, que poderia destruí-lo.

Josias não deu ouvidos aquelas palavras de NECO que, segundo está escrito, falara da parte de Deus! Pelo contrário tomou uma atitude de engano ao se disfarçar para não ser reconhecido e entrou na peleja. Orgulho? Obstinação, que é uma manifestação de orgulho? Descrédito nas palavras vindas de um homem ímpio? Deus não lhe havia mandado, e ainda por misericórdia lhe mandou avisar para não desobedecer! 

Ao entrar na batalha no vale de Megido, os flecheiros atiram contra ele apesar do disfarce. Ele solicita ajuda, reconhece que está ferido gravemente e, transportaram-no para Jerusalém onde morreu!

Josias não tinha o Amigo Espírito Santo para consultar se aquela mensagem era mesmo da parte de Deus e caiu em tentação e cilada, vindo a perder a vida ainda muito jovem. 

E nós, quantas vezes Deus nos avisa de que não devemos fazer isso ou aquilo e duvidamos de quem Ele usa para nos falar! Amados, não resistamos ao Espírito Santo quando nos fala, ou dentro de nós, ou através de uma criança, ou mesmo de um não convertido. Temos o Espírito Santo para provar se os espíritos são de Deus, para julgar as profecias e não ser o enganados tampouco desobedientes a Deus.

Paulo não deu ouvidos ao Espírito Santo quando falou pelos irmãos de Tiro (Atos 21) e nem à revelação do profeta Agabo, quando ele estava em Cesareia, que falou: “...ISTO DIZ O ESPÍRITO SANTO...” (Atos 21.11). O apóstolo dos gentios não obedeceu e foi para Jerusalém, onde caiu na cilada dos anciãos, ao provar aos judeus crentes que ele era zeloso da lei de Moisés! (Atos 21.24). As consequências foram imediatas. O retorno de Paulo ao judaísmo lhe custou caro, pagou uma fatura muito alta! 

O apóstolo para não ser açoitado teve que apelar para a sua cidadania romana; para não morrer na conspiração dos quarenta acionou o tribuno através do sobrinho; usou de astúcia ao criar uma celeuma entre fariseus e saduceu por causa da ressurreição dos mortos e por fim resolveu apelar para César.

O Senhor Jesus usou da graça para com ele e para não falhar com seu plano de alcançar os gentios através de Paulo, usou a situação para cumprir a sua palavra.

Amados, todos somos falhos, fracos, pecadores, como o próprio Paulo escreve aos Romanos que “...O PECADO HABITA EM MIM.” (Romanos 7); e ainda no final da sua carreira ao invés de se gloriar no trabalho que desenvolveu para o reino de Deus se considerando digno de elogios, se declara “O PIOR DOS PECADORES.” (1 Timóteo 1).

Gloria a Deus pela graça que nos completa e nos torna perfeitos em Cristo! Aleluia! Glória a Deus que temos um Sumo Sacerdorte que se compadece das nossas fraquezas! Glória a Deus que temos um Advogado para com o Pai, o juiz de toda a terra! Glória a Deus que nos deu o Espírito Santo para interceder por nós, se colocando em nosso lugar (o Paracleto), Aleluia!

Josias não teve o privilégio que o menor membro do Corpo de Cristo desfruta pela Sua graça. Amemos Jesus, provemos nosso amor por Ele amando e guardando a Sua Palavra e ao som da trombeta participaremos do banquete do perdão que será oferecidos aos vencedores pela graça!

MARANATA!



Nenhum comentário: