domingo, dezembro 13, 2020

A NOIVA E SEU RELACIONAMENTO COM AS ESCRITURAS (O NOIVO AMADO)

 “ RESPONDEU-LHES JESUS: ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS NEM O PODER DE DEUS. “ (Mateus 22.29).

O livro que mudou a minha história; a minha vida! Ele não é apenas um livro, é a Palavra de Deus! As escrituras testificam de Jesus, porque Ele é a Palavra escrita, glória a Jesus! Quem ama Jesus conhece as escrituras (tente para o detalhe: CONHECER).

Jesus disse: “SE ALGUÉM ME AMA GUARDARÁ A MINHA PALAVRA...AQUELE QUE TEM OS MEUS MANDAMENTOS E OS GUARDA, ESSE É O QUE ME AMA...” (João 14.23,21).

Quem não conhecer as escrituras jamais conhecerá o Noivo! Isso não depende de saber ler, mas de ouvir, e hoje até os surdos e cegos têm a oportunidade de conhecer a Palavra de Deus. Ninguém, absolutamente pode se considerar inescusável.

Bíblias em diferentes versões e estilos, guardadas em instantes sem serem abertas e lidas para conhecimento (intimidade) com o Noivo, é um dinheiro gasto inutilmente. De que adianta uma estante cheia de bíblias e a Palavra não encher o coração? De que adianta possuir e se gabar de ter cursos teológicos, conhecer os originais e simplesmente ler o quer lhe convém, sem relacionamento de intimidade com Ele, Jesus, a Palavra viva?

Em dez minutos de conversa é possível identificar quanto da Palavra de Deus há naquele coração, tendo em vista que disse Jesus: “...DA ABUNDÂNCIA DO CORAÇÃO FALA A BOCA.” (Lucas 6.45). A propósito, qual foi o nosso assunto na semana que passou? Repartimos a Palavra (o Pão- Jesus) com quantas pessoas?

A Noiva procura honrar a Palavra que professa crer e assim está honrando o Noivo, contudo há aqueles que se dizem conhecer a Palavra e até pregam-na, entretanto envergonham o Nome do Noivo com seu comportamento e atitudes. Misericórdia Pai!

Os dias que vivemos já não temos mais a farinha (Palavra) totalmente pura, mas como Jesus falou tudo ficaria levedado. Em todas as áreas da nossa vida para a qual necessitamos do Pão sem fermento, há contaminação. 

O fermento produz um crescimento rápido e isso é visível no evangelho pregado hoje. É uma mensagem sem cruz, sem renúncia, sem porta estreita, sem caminho apertado, sem o morrer diário, sem estar crucificado com Cristo, sem sofrimento, sem tribulação, sem aflições, sem humilhação, sem pobreza...

As pessoas buscam um evangelho que oferece o que nós queremos e não o que necessitamos; um evangelho do “ter” e não aquele de Mateus 10.25; um evangelho venha como está e fique como veio; um evangelho no qual podemos exigir de Deus direitos e coisas para nosso deleite carnal, satisfação do nosso “ego” contaminado pelo vírus luciferiano.

Amados, chegamos ao cúmulo de cantar uma música absurda, que ainda é chamada de louvor, na qual o Criador, o Senhor de tudo e de todos implora à criatura: deixa eu te usar para salvar, deixa eu te usar para curar... Agride a alma da Noiva. Deus não precisa de nós para salvar ninguém, tampouco para curar ou fazer outra qualquer coisa, Ele é Soberano, Onipotente, Todo Poderoso, aleluia!

Amados, nos enchamos da Palavra para não negarmos o nome de Jesus, (Apocalipse 3.8); O Noivo só tem compromisso de guardar da hora da tentação aqueles que guardarem a Sua Palavra (Apocalipse 3.10). Não nos deixemos enganar, meus queridos.

O apóstolo João escreve aos jovens dizendo que eles são fortes, e diz a receita para isso: “...A PALAVRA DE DEUS PERMANECE EM VÓS, E TENDES VENCIDO O MALIGNO.” (1 João 2.14). A receita para vencer o maligno: A PALAVRA. (tem gente querendo vencer com jejum).

Aqueles que são dedicados ao conhecimento da Palavra (intimidade), são naturalmente os que vivem vida de oração, pois a Palavra nos manda para 1 Tessalonicenses 5.17; Efésios 6.18), porém, nem todos que são conhecidos como pessoas de oração se dedicam à Palavra.

Quanto ao jejum, sugiro que leiam o texto de Mateus 9.14,15 e o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal que explica sobre o jejum da Noiva, que é diferente do jejum da antiga aliança.

Para encerrar quero compartilhar um testemunho: uma amiga me contou que na igreja que eles congregavam, o líder era um homem de muita oração, que incentivava as ovelhas a momentos de oração e jejum, com manifestações dos dons espirituais. Uma benção.

Um dia ela sonhou que todos os filhos daquele líder eram mancos, andavam claudicando. Ela não entendeu, falou com o marido e ele, por sua vez contou ao líder. O mesmo disse não entender mas que iria orar para saber o significado.

Dias depois, chamou o casal e lhes disse: Deus me revelou o significado. Eu tenho encorajado os crentes para a oração e não para a Palavra. Assim, eles estão mancos na caminhada espiritual, porque o que nos dá firmeza para caminhar com equilíbrio é a Palavra de Deus.

Amados, na sejamos diagnosticados como coxos espirituais, mas vivamos de modo equilibrado, pois o nosso barco tem dois remos: a Palavra que é Jesus e a oração. Precisamos orar a Palavra, pois uma petição se estar recheada de referências do Código que nos rege, o juiz sequer se dá ao trabalho de ler. Mas, como orar a Palavra sem conhecê-la, sem tê-la no coração?

Finalmente, eis a receita para ser felizes: FELIZES AQUELES QUE LEEM E OUVEM AS PALAVRAS DA PROFECIA E GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS, POIS O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.” (Apocalipse 1.3).

MARANATA!

Nenhum comentário: