sexta-feira, dezembro 17, 2021

UM CONVITE E UMA PROMESSA

“E DISSE-LHES: VINDE APÓS MIM, E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS.” (Mateus 4.19).


Todos os que professam Jesus como Salvador são interessados em promessas. Há até aqueles que são mesmo movidos a promessas, principalmente às promessas registradas na Antiga Aliança. 
Interessante que tomam posse das promessas sem contudo, cumprir as exigências feitas por Deus ao povo de Israel.
Seria muito bom nos atermos às promessas da Nova Aliança, às promessas feitas à Igreja, a Noiva do Cordeiro.
O evangelista Mateus escreveu a primeira promessa que Jesus fez logo no princípio do Seu Ministério, quando chamou os primeiros discípulos, Simão Pedro e seu irmão André.
Ele fez o convite: “VINDE APÓS MIM...” ou seja sigam-me. Jesus disse simplesmente “S I G A M - M E”. Não lhes prometeu trabalho, saúde, problemas resolvidos, conceder o que eles queriam, prosperidade financeira, fama, poder material, enfim. Na verdade, aqueles pescadores O seguiram atraídos pelo convite sem absolutamente nada que lhes atraísse para isso.
Eles por sua vez, não O questionaram coisas do tipo: quem é o Senhor? Para onde iremos? Quem agora irá cuidar da nossa família? Como teremos provisão para as nossas necessidades básicas? Nada! Eles apenas ouviram a promessa: “VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS.” Promessa intrigante... 
Pescar peixes era algo natural para eles, pois entendiam bem da profissão, e com ela tinham sustento para si e para os seus. Mas pescar homens? Que significava aquela expressão? Onde estariam homens como peixes? 
“ELES DEIXARAM IMEDIATAMENTE AS REDES O O SEGUIRAM.” (Mateus 4.20). Poxa! Sequer consultaram alguém, Pedro não pediu para ir em casa falar com a esposa e a sogra, nada, mas nada mesmo; deixaram o que tinham para viver e se foram com uma promessa que não entendiam.
Para segui-lO tiveram que abrir mão de auto sustento e encarar dependência total dAquele Homem que os chamou, da família, dos amigos, da casa, enfim de tudo, mas tudo mesmo; apenas confiar em Alguém que não conheciam, porém falava com autoridade de Deus!
E Jesus cumpriu a Sua promessa! Ele é fiel! Suas palavras não passam, tudo o que Ele fala Ele cumpre, glória a Jesus!
Fez daqueles pescadores de peixes pescadores de homens, ensinando-os por quase três anos as coisas do reino de Deus.
A promessa feita não se cumpriu imediatamente. Houve um tempo para que aqueles homens estivessem prontos para dar continuidade à missão que Ele veio fazer na terra. Eles precisavam se converter, receber o Espírito Santo para terem vida espiritual, serem revestidos de poder e depois, em um só dia Pedro, cheio do Espírito Santo, pescou quase três mil homens, aleluia!
Ei, você que acredita ter uma chamada ministerial precisa cursar a Universidade de Jesus, preencher todos os requisitos exigidos para um discípulo, ver os sinais que o Mestre falou lhe seguirem, enfim, não é assim do dia para noite como muitos têm se tornado pescadores de homens, mas não veem o seu ministério confirmado pelo Espírito Santo.
Os discípulos seguiram a Jesus sem interesse algum materialmente, sem visar proveito próprio, status social, poder financeiro, simplesmente O seguiram e Ele cumpriu a promessa!
E nós? Aceitamos seguir a Jesus atraídos por que tipo de promessa? Qual foi a motivação que nos levou a segui-lO? Para que Ele nos fizesse pescadores de homens? Ele deixou todas as instruções para isso, mas será que somos de fato? A propósito, quantos peixes (homens) pescamos em 2021? Para quantos falamos da necessidade de se reconhecer pecador, se arrepender e crendo em Jesus segui-lO? O que estamos oferecendo quando convidamos alguém para seguir a Jesus? Problemas resolvidos, saúde, prosperidade financeira? Dizemos para as pessoas que elas se tornarão pescadores de homens?
Amados, reconheçamos que o evangelho oferecido nos nossos dias é bem diferente do evangelho que Jesus pregou! Misericórdia Pai!
Sejamos honestos conosco mesmo meus queridos: para que seguimos a Jesus? Será que verdadeiramente O seguimos como discípulos ou apenas como interessados no que Ele pode nos dar? 
O verdadeiro discípulo deve ser como o seu Mestre, desprovido de toda e qualquer ambição material, porque a sua prioridade é o reino de Deus e a sua justiça. Priorizando o Reino as demais coisas serão acrescentadas como disse Jesus (Mateus 6.33).
Ainda há tempo para mudar; caminhando como discípulo, servo, amigo, membro do Seu Corpo, Noiva de Cristo, até o grande dia das bodas, onde estaremos no grande banquete do perdão pela graça, aleluia!
MARANATA!

Nenhum comentário: