quinta-feira, novembro 27, 2008

ALEGRAI-VOS...


“ALEGRAI-VOS COM OS QUE SE ALEGRAM...” ( Romanos 12.15).
Às vezes observamos que é muito mais fácil chorar com os que choram do que alegrar-se com os que se alegram.
O sentimento de compaixão e de misericórdia é mais fácil se manifestar quando vemos o sofrimento do nosso próximo, do que quando vemos o seu sucesso.
A prioridade do Espírito Santo é para nos alegrar-mos e depois é que vem a ordem para chorar.
Todos somos tentados em nossa natureza carnal, tendo em vista que o velho homem volta de vez em quando com as obras da carne e uma delas é a inveja.
Quantos verdadeiramente alegram-se com os que recebem uma bênção seja ela de que ordem for? Quem sabe é mais fácil alegrar-se com a cura física do que com alguma coisa de ordem material, tal como um emprego com melhor salário, a aquisição de um bem material, a prosperidade visível do irmão...
Se não vigiarmos podemos ser tentados a murmurar contra Deus indagando dele o porquê de ser aquele e não eu o beneficiado. Nossa natureza deverasmente egoísta tende a impedir que nos alegremos com a alegria do outro, infelizmente.
E como se não bastasse a nossa própria natureza, ainda temos a ajuda do nosso adversário que não perde a oportunidade para nos incitar contra Deus, levando-nos a questionar como se nós tivessemos algum mérito diante dEle. Quantas vezes caímos no engano do malígno! Abrimos nossa boca a reclamar, queixar, e muitas vezes contaminar o ouvido e a mente dos que de nós se aproximam. Assim, o grupo dos invejosos vai ficando cada vez maior.
No corpo nenhum membro demonstra inveja do outro. Não é porque o cérebro comanda todos os movimentos do corpo que substima o pé. Não é porque o coração alimenta as células com seus movimentos que levam o sangue para todo o corpo, que menospreza o rim. Cada um membro do corpo trabalha em perfeita harmonia, em equilíbrio.
De igual modo precisamos agir como membros do Corpo de Cristo na terra – a Igreja. E como está escrito:
“QUANDO UM MEMBRO SOFRE, TODOS OS OUTROS SOFREM COM ELE; QUANDO UM MEMBRO É HONRADO, TODOS OS OUTROS SE ALEGRAM COM ELE.” ( 1 Coríntios 12.26).
Celebremos festa quando um dos nossos irmãos em Cristo é abençoado! Celebremos quando um dos nossos irmãos prospera! Celebremos com sinceridade e nunca com hipocrisia, o sorriso nos lábios, mas um coração ardendo em inveja e ciúme.
Guarde-nos o Senhor e agirmos em mentira seja de que maneira for.
É importante mencionar a nossa alegria quando o Espírito Santo escolhe alguém para o santo ministério. Não deixe que a inveja traga ao seu coração e mente coisa do tipo: bem que podia ser eu... Sou crente há mais tempo... Tenho mais maturidade... Tenho melhor condição intelectual, afinal, já frequentei o Seminário Teológico...
A escolha é de Deus. Ele sabe avaliar o crescimento espiritual de cada um de nós, e, posso afirma que a Sua avaliação geralmente é bem diferente da avaliação dos homens. Podemos simular um crescimento espiritual gigantesco, a partir das nossas atitudes em relação à organização. Todavia, pode acontecer demonstrar um crescimento aos olhos humanos, sem contudo crescer um milímetro sequer diante de Deus!
Quantos anões espirituais! Quantos deformados espiritualmente! Alguns cresceran apenas a cabeça, ou seja, encheram a mente de tanto conhecimento enquanto que o restante do corpo não desenvolveu. Outros os membros ficaram demasiadamente compridos, dessproporcional ao corpo. Bom e saudável é quando tudo em nós cresce em equilíbrio e naquele que é a Cabeça, Cristo!
Final de ano a chegar e com ele muitas novidades com certeza. Lembremo-nos de viver o que nos manda a Palavra do Senhor e nos alegremos com os que estão alegres, sim, com amor e gratidão. Enquanto comemoramos a vitória do nosso próximo, Deus está agindo em relação a nós e daqui a pouco nós estaremos também convidando os amigos para a festa da nossa vitória, porque Deus é fiel!
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 40.1

Nenhum comentário: