segunda-feira, dezembro 15, 2008

SENHOR, E QUANTO A ELE?

“QUANDO PEDRO O VIU, PERGUNTOU: SENHOR, E QUANTO A ELE?” ( João 21.21).
As atitudes do discípulo Pedro nos trazem grandes lições.
Neste episódio onde o texto está inserido, o Senhor Jesus após ressuscitar, vai à praia onde estavam os discípulos a pescar. Pedro era o líder deles, pois a atitude de ir pescar fora dele. Os outros o seguiram. A pescaria foi infrutífera, e de manhã cedo, o Senhor Jesus estava na praia, porém os discípulos não O reconheceram.
A primeira pergunta do Senhor para eles foi:“FILHOS, VOCÊS TÊM ALGO PARA COMER? ELES RESPONDERAM QUE NÃO.” ( João 21.5).
Observemos o cuidado do Senhor Jesus com as nossas necessidades básicas. Em seguida, Ele ordena que lancem a rede do lado direito do barco, afirmando que encontrarão peixes, aleluia!
A obediência à ordem de Jesus teve como resultado uma grande pescaria! Eles nem podiam recolher a rede de tão grande quantidade de peixes.
Obedeçamos ao que o Senhor nos mandou neste dia e com certeza o milagre vai acontecer. Qual é a nossa necessidade básica hoje? Vejamos o que diz o Senhor sobre o assunto e obedeçamos ao que Ele determinou e o milagre acontecerá. A provisão chegará, sim, não importa se, como diz o ditado popular, “a maré não está para peixe”. Quando Jesus manda tudo lhe obedece, glória a Jesus!
Pedro não reconheceu o Senhor, mas o discípulo amado sim. Pudera, para que reconheçamos alguém é necessário ter intimidade com esse alguém. Era assim com João. As suas mãos tocaram a Palavra da vida ( 1 João 1.1).
O Senhor trata com Pedro quanto ao seu comportamento quando Ele fora preso, a sua atitude de negá-lo por três vezes. Mas, segundo as escrituras, Pedro arrependido chorou amargamente. O Senhor atenta para um coração sincero e quebrantado diante dele. Isso é muito bom! Ele está sempre pronto a nos perdoar e nos restaurar como o fez com Pedro. Agora, o importante é o nível do nosso amor para com Ele.
Jesus fala uma profecia quanto ao futuro de Pedro ( João 21.18). Era algo que tinha a ver com morte do discípulo.
Pedro então, voltando-se, ver o seu companheiro João e dirige ao Senhor a pergunta:
“SENHOR, E QUANTO A ELE?”
Como nós somos carnais. Como a nossa natureza é mesquinha. Como está no cerne do homem (mulher) a preocupação com a vida dos outros. Como estamos interessados no que irá acontecer aos que vivem conosco. Os tempos passam, mas a nossa índole permanece a mesma desde Adão.
Ainda hoje não as coisas continuam a acontecer de igual modo. Ao invés de nos limitarmos a viver o que Deus tem determinado para a nossa vida, começamos a nos preocupar quanto às coisas relacionadas com o nosso próximo.
Quantos problemas poderiam ser evitados se olhássemos para nossa vida ao invés de enfocarmos mais a vida dos nossos semelhantes. E uma coisa terrível chamada fofoca seria extinta do nosso meio, dos nossos relacionamentos.
A resposta do Senhor Jesus á pergunta de Pedro foi dura e repreensiva, acompanhada de uma ordem:
“SE EU QUISER QUE ELE PERMANEÇA VIVO ATÉ QUE EU VOLTE, O QUE LHE IMPORTA? QUANTO A VOCÊ, SIGA-ME!” ( João 21.22).
Precisamos tomar mais cuidado conosco e com as nossas atitudes do que com os outros. Precisamos estar atento para o que Deus nos tem falado acerca dos planos que Ele estabeleceu para nós, ao invés de ficar procurando saber o que Deus tem para os nossos irmãos. Deus é Deus e faz tudo quanto lhe apraz. Se Ele quiser fazer prosperar tanto espiritualmente quanto materialmente alguém na minha comunidade, amem. Se Ele sabe que eu preciso ser trabalhada na paciência, Ele me vai fazer esperar até o tempo determinado por Ele.
O que nós não devemos fazer é ficar nos preocupando com o que o Senhor promete a A, B, ou C. Nossa atitude deve ser de seguir a Jesus independente de qualquer coisa que aconteça.
O melhor de tudo é que esse mesmo Pedro até certo ponto desequilibrado em seu comportamento, não é excluído do plano de Jesus para os seus discípulos, aleluia! Pedro teve a sua chance de obedecer ao que o Senhor ordenou e tendo ido para Jerusalém, juntamente com os outros irmãos, foi cheio do Espírito Santo, sendo usado por Deus para o estabelecimento da primeira igreja local neste mundo, glória a Deus!
Que bom que Deus sabe tratar com as nossas imperfeições! Que maravilhoso é saber que Ele está sempre pronto a nos dar uma nova oportunidade, aleluia!
Todavia, que fique a mensagem: Devemos tomar cuidado com a nossa vida e deixar que a vida do nosso irmão o Senhor, tanto nosso quanto dele, sabe muito bem como tratar. Isso também diz respeito a nós como pais que muitas vezes ficamos desesperados para saber o que irá acontecer aos nossos filhos. Descansemos na promessa do Senhor, confiemos nEle, porque Ele é suficientemente capaz de fazer o melhor pelos nossos filhos, para glorificar o Seu santo Nome. Cabe a nós apenas segui-lO.
Aniversariantes PARABÉNS! João 14.27

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom irmã, que Deus continue a lhe abençoar e lhe dêr um futuro brilhante...