segunda-feira, agosto 17, 2009

QUANDO O MESTRE CHAMA...

“VENDO-A JESUS, CHAMOU-A... (Lucas 13.12).
Como é lindo observar os detalhes da Santa Palavra de Deus! Como é admirável a atitude do Senhor Jesus em cada necessidade do homem, glória a Jesus!
Neste episódio vemos o Senhor Jesus, como era o seu costume, no dia de sábado, freqüentar a sinagoga. Neste dia ele ensinava, o que mostra que os fariseus e o chefe da sinagoga tinham lhe facultado a palavra no momento da explanação das escrituras.
O culto seguia normalmente quando o Senhor Jesus observa que no meio dos presentes havia uma mulher encurvada, tendo como causa daquela postura inconveniente, um espírito maligno que a aprisionava durante dezoito anos.
A Bíblia não refere a idade da mulher, mas dezoito anos andando encurvada é um tempo bastante significativo. Só Deus sabe o sofrimento que ela passava, a discriminação das pessoas, a dificuldade em cuidar de si mesmo e da sua casa e tantas outras coisas...
Mas ela era filha de Abraão, como o próprio Senhor Jesus afirma, e isto significa que ela era israelita, considerada povo de Deus, povo eleito por Ele. Contudo, Satanás a havia aprisionado, com aquele espírito de enfermidade.
Quantos que se chamam pelo Nome do Senhor vivem aprisionados por espíritos de enfermidades dentro das nossas igrejas locais! Muitas vezes não entendemos porque uma pessoa tão crente sofre de certas enfermidades crônicas, incuráveis. Não nos convém julgar quem quer que seja, mas há enfermidades que são mesmo colocadas pelo inimigo, é claro que com a permissão do nosso Dono, como uma forma de espinho na carne, tendo como finalidade evitar que o vírus luciferiano se propague em nossa vida. Também há aqueles casos em que o tal é entregue a Satanás para destruição do corpo, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor ( 1 Coríntios 5.5.).
Seja lá por que motivo for aquela mulher estava aprisionada há dezoito anos! Era uma mulher que freqüentava a sinagoga aos sábados e, todas as semanas, vinha ela apresentar o seu culto a Deus, mesmo não tendo a liberdade que os homens tinham, pois as mulheres sequer tinham o direito de cultuar no mesmo recinto com os homens. Entrava encurvada e saia encurvada, nada de diferente acontecia no culto.
Mas naquele dia estava ali o Senhor Jesus e onde Ele se encontra as coisas acontecem de modo diferente; a rotina é quebrada; o ritual muda de sentido. Ele é Deus! Ele é compassivo! Ele é benigno! Ele é misericordioso! Ele se incomoda com o sofrimento das pessoas! Ele nos quer livres de todo aprisionamento maligno. Ele se interessou pela mulher diferente! Ele se interessa por nós!
Chamando a mulher ao pé de si ordenou que ela ficasse livre da enfermidade impondo-lhe as mãos! Aleluia!
O toque das mãos de Jesus faz a diferença! Não há espírito maligno que resista quando as mãos do Senhor Jesus tocam uma vida; ele tem que sair e imediatamente. Foi assim com aquela mulher; ela se endireitou, voltou ao seu estado normal; sua coluna ficou ereta novamente; o milagre aconteceu! Jesus não questionou a causa pela qual a mulher ficara refém do inimigo de Deus. Ele simplesmente quis livrá-la da prisão, glória a Jesus!
Não há referência que a mulher se tenha dirigido a Ele antes, feito um pedido, implorado, rogado, nem tão pouco alguém se compadecera dela e procurara o Mestre intercedendo por ela. Nada. Nem sequer Ele fez menção se havia fé no coração dela.Tão somente o coração de Jesus foi tocado pela compaixão e o milagre aconteceu!
Quantas vezes vivemos situações em que nem podemos orar (não temos forças), ninguém intercede por nós, não há manifestação de fé de forma alguma, mas da mesma maneira como o Senhor Jesus se apiedou daquela mulher Ele continua a apiedar-se de nós apesar de todas as nossas fraquezas, aleluia!
Confiemos na compaixão do terno coração do nosso Senhor e tão somente nos apresentemos diante dEle, com confiança e quem sabe ainda hoje a nossa situação será resolvida. O milagre que esperamos vai acontecer ou em nós ou na vida de alguém por quem intercedemos e encontra-se aprisionado pelo maligno. O mesmo Jesus que libertou a mulher continua a libertar, pois como está escrito:
“JESUS CRISTO É O MESMO, ONTEM, E HOJE, E ETERNAMENTE.” ( Hebreus 13.8).
Como foi importante aquela mulher freqüentar a sinagoga, um lugar onde as pessoas se reuniam para estudar as escrituras. Milagres acontecem quando nos reunimos para estudar as escrituras, para cultuar a Deus na casa de oração. Mas, milagres podem acontecer em qualquer lugar onde Jesus está. A propósito, Jesus está na sua casa? Jesus está na sua vida? Se a resposta é afirmativa, milagre pode acontecer agora, para glória do Seu Nome! Em fração de segundos a situação da mulher foi transformada. Isso pode acontecer conosco hoje ainda, em nome de Jesus. Mudança vai acontecer, sim. Situações serão resolvidas. Liberdade chegará a vidas aprisionadas pelo diabo. Jesus é o mesmo libertador, aquele que nos ama e tem interesse em nós!
A mulher nada falou, mas Ele viu e agiu, aleluia! O que lhe aprisiona Ele está vendo. A única coisa que a mulher fez: obedeceu quando Ele a chamou! Façamos assim também neste dia. Ao chamado do Amigo Espírito Santo nos coloquemos diante de Jesus e aguardemos o milagre. Não endureçamos o coração quando Ele nos chamar. Atendamos imediatamente e a situação será resolvida, para glória de Deus. Estejamos atentos ao Seu chamado, pois!
Maranata!

Nenhum comentário: